Como usar o Whatsapp Business

15/8/2018

Como usar o Whatsapp Business

O babado do momento ficou para o WhatsApp Business. Isso mesmo! O aplicativo que estava em fase de teste, finalmente virou realidade e já está disponível! Assim como o WhatsApp comum revolucionou nossa forma de comunicação, o Business promete revolucionar a maneira como a sua empresa se comunica com o seu cliente.

Essa foi uma sacada muito inteligente do aplicativo na tentativa de se tornar cada vez mais presente no mundo corporativo, cá entre nós, essa ideia não surgiu do nada não é mesmo? Essa nova funcionalidade é uma espécie de extensão do aplicativo na versão que nós já conhecemos, a única diferença é que sua atenção voltada apenas para contas comerciais. 

Essa é uma excelente forma para os empreendedores separarem um contato profissional dos contatos pessoais, além de permitir outras funcionalidades específicas que podem ajudar a se destacar. 

Para identificar a diferença entre os apps o ícone de gancho de telefone agora foi substituído pela letra “B”, mas à construção visual do aplicativo original continua firme e forte se assemelhando a versão que nós usamos atualmente. 

Leia também: Empresas que dão um show de engajamento em redes sociais

Novas funcionalidades do WhatsApp Business

Quem melhor para explicar a novidade do que  o próprio WhatsApp não é mesmo? Pegamos as informações cruciais do no app preferido para explicar quais são as principais mudanças:

Como usar o Whatsapp Business

WhatsApp Web

Assim como na versão já conhecida, também será possível usar o aplicativo na tela do seu computador, o que facilita o gerenciamento do perfil da sua empresa no WhatsApp. Você poderá ter várias janelas abertas no seu momento de trabalho, inclusive o whatsapp sem que isso atrapalhe suas funções.

Tipo de conta

Você será listado como um perfil comercial, então todos os usuários que você entrar em contato saberão que estão conversando com uma empresa. Mais para frente, como já consta nos planos do app, algumas empresas também irão conseguir o selo de verificação, o que vai ser muito importante para a confiabilidade dos seus clientes.  

Saiba mais: O poder mobile para aumentar as vendas de ecommerce

Análise de Informações

Com o WhatsApp Business a empresa terá acesso a informações sobre o uso do aplicativo – bem parecido com a forma que funciona atualmente-, como por exemplo a quantidade de mensagens que foram enviadas, quantas foram entregues e até mesmo lidas na sua conta corporativa. Agora ninguém escapa!

Perfil da empresa

Como todo usuário, uma conta comercial também terá um perfil no aplicativo, a diferença é que agora será possível acrescentar diversas informações específicas do seu negócio como por exemplo: a localização, qual é o tipo de empresa, uma descrição breve, qual é o site e endereço de email. Tudo para facilitar o contato com aquela carinha profissional que todo mundo gosta.

Não deixe de ler: Redes sociais alternativas para sua necessidade

Migrar as suas conversas

Como usar o Whatsapp Business

Se você já tinha contatos via Whatsapp enquanto o recurso ainda não era liberado, como ferramenta de atendimento ao cliente, será possível migrar a sua conta antiga e todas as suas conversas para o novo aplicativo. Ou seja, não terá desculpas para começar a utilizar a nova ferramenta.

Respostas Automáticas

Essa talvez seja uma das maiores ideias revolucionárias do novo aplicativo! Agora, temos a possibilidade de deixar programado mensagens automáticas caso recebam alguma mensagem fora do expediente. Maravilhoso isso! Sem neuras, sem sentimento de culpa, e sem clientes se sentindo rejeitados.

Para deixar ainda melhor é possível incluir nossos queridos emojis e todas as outras funcionalidades de edição que já conhecemos. Para os organizados de plantão, será possível fazer o agendamento de dia e horário que a mensagem será disparada.

Leia mais: O poder do mobile para aumentar as vendas e-commerce

Celulares diferentes?

Com certeza você deve estar pensando sobre como isso vai impactar no seus aplicativos, afinal não dá para ter dois Whatsapp num único aparelho. Aí que está o pulo do gato! Será possível ter os dois aplicativos no mesmo aparelho, apenas terão de ser números diferentes cadastrados para que funcione normalmente. 

Considerações Finais 

Como usar o Whatsapp Business

O WhatsApp tem sido um excelente meio de comunicação entre as pessoas, algumas empresas começaram a investir no uso do aplicativo para ter um contato mais próximo com seus clientes. Agora isso é possível! 

Com o WhatsApp Business você terá uma conta comercial em um dos aplicativos mais usados no mundo. Responda você mesmo, nos dias atuais quem é que não possui uma conta no app? Provavelmente você deve estar pensando naquele tio avô que faz piadas sem graça e te dá aulas gratuitas de história, mas se você for entrar no grupo do família ao invés de silenciar provavelmente vai encontrá-lo por lá. 

Os tempos mudaram e empresas que se destacam são as empresas que se adaptam as novidades e fazem a diferença. Seu cliente quer contato para saber sobre seus produtos e serviços, fazer reclamações ou dar uma opinião para melhoria dos seus serviços? O WhatsApp Business é a chave para que você já resolva essas questões de imediato. 

Não deixe de ler: 4 ações de mobile marketing para você destacar sua empresa

Segundo o blog oficial do WhatsApp: “Mais de 80% das pequenas empresas na Índia e no Brasil afirmam que o WhatsApp hoje, os ajuda na comunicação com seus clientes e com o crescimento de seus negócios - (fonte: estudo Morning Consult) - e com o WhatsApp Business, as pessoas poderão entrar em contato com as empresas facilmente, de forma rápida e simples.” 

Faça o teste agora mesmo! O aplicativo já está disponível para ser baixado na Google Play. 

Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas. Para mais conteúdos como este, basta continuar nos acompanhando. 

Até breve!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak