E-mail Marketing

Como usar os insights de comportamento de usuários para tomar decisões

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Para entender o comportamento dos usuários, o primeiro passo é entender de uma vez por todas que a internet tornou-se uma ferramenta imprescindível para o nosso dia a dia. Grande parte das pessoas utiliza a web como meio de comunicação e de mídia para realizar inúmeras tarefas e atividades, seja para entreter, trabalhar, estudar, realizar compras ou simplesmente para navegar entre sites e adquirir novos conhecimentos. 

Você se sentiu contemplado com essa afirmação? Hoje os usuários estão sempre conectados, as barreiras entre países e continentes já não são grandes problemas. Isso significa que, para atrair a atenção desse usuário é necessário fazer o uso de planejamento e organização, deve ser criado um plano de marketing que esteja engatilhado ao engajamento, à presença e, certamente, à fidelização. 

Outro dado certeiro é que é cada vez mais comum observar negócios migrarem para o universo digital, uma vez que grande parte do público-alvo se concentra online. Por isso a importância de sempre atualizar e adaptar o seu negócio para as necessidades e expectativas desses usuários.

Neste conteúdo você vai aprender como os insights de comportamento de usuários pode te ajudar muito!

Leia também: Testes A/B para conversão

Como o comportamento de usuários vai ajudar em sua estratégia de marketing

1 - Comportamento de Usuário: Buscam em sites de pesquisa

Os sites de busca dão liberdade para que tudo o que há no mundo seja conhecido. É possível acessar sites governamentais, redes sociais, descobrir o clima de cada região e realizar pesquisas acadêmicas com artigos científicos excelentes, independentemente de onde você estiver. Pode-se dizer que os sites de pesquisa, como o Google, têm muitas possibilidades, basta o usuário digitar e tudo está encaminhado.

Como usar os insights de comportamento de usuários para tomar as suas decisões de marketing digital

No geral, todo usuário utiliza a internet para fazer pesquisa, acessar sites ou simplesmente buscar uma solução para o seu problema. Quando estamos em busca de uma informação específica digitamos no site de pesquisas e, a depender do que for apresentado, o Google realiza recomendações com base em originalidade, qualidade e relevância dos conteúdos dos sites.

Essa ação é responsável por levar o tráfego orgânico para o resultado de busca, afinal, de forma “natural”, o usuário acaba clicando nos links que se colocam entre os primeiros resultados expostos.

E é justamente por esse motivo que é tão importante fazer investimento em conteúdo de qualidade para melhorar o ranqueamento do seu site nos motores de busca. Em resumo, quando o seu negócio não está bem ranqueado nos motores de busca, a chance de que os usuários encontrem o seu site é muito pequena. Nesse sentido, é necessário investir nesse tipo de estratégia para obtenção de tráfego.

2 - Comportamento de Usuário: Acessam redes sociais

O segundo comportamento de usuário que podemos chamar de universal na internet é o acesso às redes sociais. O crescimento dos sites de relacionamento tem sido expressivo, pois o usuário se manifesta com desejo de comunicação com outras pessoas, além de ter como pretensão o fazer amizades e que inspiram e os deixam mais animados e motivados, seja no trabalho ou na vida.

A batalha por atenção nos conteúdos e nas redes sociais está cada vez mais acirrada. Diante disso, não basta apenas estar presente nesses canais: é preciso otimizar sua presença.

Como usar os insights de comportamento de usuários para tomar as suas decisões de marketing digital

Essa ideia já vem sendo discutida há algum tempo, porém foi ganhar mesmo popularidade quando o Google lançou o Hummingbird, uma nova versão do algoritmo da empresa.

O Google utiliza esse algoritmo para rankear as páginas de acordo com sua relevância para a pesquisa de cada usuário.

Sabemos muito bem também que um dos fatores mais importantes para que sua página tenha destaque é o link building, links de outros sites para suas páginas. Entretanto, com o lançamento desse novo algoritmo, o Google passou a dar um valor ainda maior para as tão utilizadas redes sociais.

Esse acontecimento não é surpresa para ninguém, mas com isso encontramos a preocupação em torno da otimização nas redes sociais. Afinal, o uso das redes sociais tem crescido cada vez mais e empresas de todos os segmentos encontram benefícios em investir em uma boa estratégia de marketing para contemplar os novos desafios.

Não deixe de ler: Como operar o método GTD

3 - Comportamento de Usuário: Consomem conteúdo

Aqui não pode faltar o conteúdo como muito importante. Apesar de ter comentado um pouco sobre a importância do conteúdo acima, todo usuário consome conteúdo, isso é um fato. E melhor dizendo, não qualquer conteúdo, entretanto o fato é que os usuários estão cada vez mais seletivos, buscando conteúdo relevante, útil, e que vá aumentar o seu conhecimento e/ou resolver seu problema. Este é um objetivo de um conteúdo, contemplar os usuários. 

Como usar os insights de comportamento de usuários para tomar as suas decisões de marketing digital


Portanto, quando se fala em conteúdo, estamos certamente na área do marketing de conteúdo, e de nada adianta escrever qualquer coisa ou ter um juízo de valor muito forte se não se pesquisa sobre o comportamento do público-alvo. Grande parte dos negócios que migram para o digital está realizando e cumprindo bem essa tarefa,afinal, sabemos hoje que tudo é sobre como você engaja, conquista, desperta uma atenção. 

Não se esqueça: estude seu público-alvo para escrever conteúdos que serão lidos. De nada adianta ter conteúdos em seu blog se ele não irá alcançar ninguém. 

4 - Comportamento do Usuário: Checam e-mails

Estamos em nosso último expressante comportamento de usuário, mas não menos importante, que é checar e-mails.
Eles podem ser promocionais, profissionais ou até pessoais, os e-mails fazem parte das nossas vidas porque são práticos, ágeis e prontos. Claro, existem aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, que proporcionam essa comunicação direta. Entretanto, o e-mail é um componente essencial para qualquer negócio, além de expor uma praticidade com seriedade difícil de explicar 😋 

Como usar os insights de comportamento de usuários para tomar as suas decisões de marketing digital

O grande sucesso do e-mail marketing se deve ao seguinte fato: para conquistar novos clientes e se conectar com os usuários, o e-mail pode ser a opção mais rentável. Para começar, o envio em si é de graça. Em segundo lugar, você pode usar softwares que automatizam os envios, conseguindo descobrir quem abriu, quem recebeu, entre outros.

O e-mail permite que você construa uma relação de confiança, guiando o usuário por entre o funil de vendas ou a jornada do cliente para que, no final, se torne um cliente fiel, leal. Porém, convém destacar que somente o e-mail não é suficiente, e é por isso que estamos falando dos 4 comportamentos de usuário para que você reflita suas melhores ações na internet.

O e-mail trata-se da cartada final (ou o início) de qualquer campanha de marketing. Se você é daqueles que pensam que o e-mail está fora de moda, saiba que está enganado. Dependendo do segmento do seu negócio, o e-mail é um canal de comunicação para que o usuário tire suas dúvidas ou forneça feedback para você. Garanto que isso é algo de extrema importância para se pensar. 

Leia mais: E-mail Marketing: Saiba a importância dele para seu negócio


Além do e-mail ser íntimo, ajuda no engajamento, fideliza uma relação, sobretudo se você já estiver online nas mídias sociais, por exemplo. Não se esqueça de que o e-mail também deve ter um conteúdo valioso e informativo, caso contrário, você pode perder tempo e dinheiro. 


Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio! 

Até a próxima! :)  

Últimas Postagens WebPeak

Marketing

Somos GPTW: uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil

SEO

Você pode aprender SEO com Certificado no LinkedIn

SEO

Atualização Google 2021 de Title Tag: impactos

Google

Guia prático para fazer a Auditoria de SEO no seu site