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Comparativo de plataformas de ecommerce: Tray, Xtech, Loja Integrada

Comparativo de plataformas de ecommerce: Tray Commerce, Xtech Commerce, Loja Integrada, Ecomclub e Nuvem Shop. Acompanhe o nosso blog!
Comparativo de plataformas de ecommerce: Tray, Xtech, Loja Integrada
Escrito por
Mônica De Paula
Publicação
26/12/2023

Olá, tudo bem?

Desenvolvemos este conteúdo sobre as principais plataformas de e-commerce do mercado global para que você escolha a plataforma ideal para seu negócio. Nossa meta é auxiliar você no processo de desenvolvimento do seu ecommerce.  

O artigo foi desenvolvido por profissionais com experiência em diversos projetos de marketing digital, então vamos abordar o que é relacionado a ações que realmente convertem.

Vamos nessa!

Qual a plataforma de ecommerce ideal para seu negócio?

Nós criamos uma metodologia para definir quais as principais funcionalidades nativas, e não nativas, sobre as principais integrações que flexibilizam a conexão do e-commerce com softwares de terceiros. Você já sabe como funciona uma loja virtual? Vamos detalhar os principais pontos que você deve ter atenção.

Nossos parâmetros que dão norte a metodologia que criamos perpassa pelos seguintes pontos:

  • Vendas
  • Catálogo
  • Cliente
  • Relatórios
  • Promoções
  • Transportadores
  • Marketplaces
  • Pagamentos
  • Integrações
  • Loja de temas
  • Loja de aplicativos
  • Suporte
  • Latência
  • Dificuldade de configuração

Os pontos apresentados são importantes pois resultam no bom desempenho da plataforma. Agora que apresentamos nossas ações, vamos ao comparativo de plataformas que lhe trouxe até aqui.

Dica: A WebPeak acompanha o desempenho das principais plataformas para ecommerce. Não à toa que queremos ajudar lojistas a encontrarem a melhor plataforma de ecommerce para as melhores práticas. Os gráficos de monitoramento que estão anexados neste artigo foram extraídos do campo Status Page de nosso site. Não deixe de acompanhar também! :)

Confira o Comparativo de Plataformas de E-commerce, e escolha a sua!

Comparativo de plataformas de ecommerce - tray

Tray Commerce

A Tray Commerce é empresa do grupo Locaweb e sem dúvida nenhuma é uma das melhores plataformas do mercado. São funcionalidades muito bem elaboradas, com qualidade garantida em cada serviço prestado.

Não à toa que em 2017 a Tray foi eleita a melhor plataforma de e-commerce do Brasil pela ABComm.

Motivos para escolher a plataforma

  • Integração nativa com os principais marketplaces, diretamente no painel;
  • Integração com diversos meios de pagamento;
  • Loja de aplicativos completa;
  • Gateway de transportadora;
  • Hospedagem no Brasil (única plataforma Saas hospedada no Brasil);
  • Loja de Temas com diversos temas com preços acessíveis;
  • Estabilidade (a plataforma não cai).

São mais de 200 recursos disponíveis na plataforma para que você possa garantir o sucesso do seu e-commerce. Então não precisa se preocupar com a parte burocrática, todo sistema é projetado e executado para o seu sucesso.

Funcionalidade e Integrações disponíveis na Tray Commerce:

A Tray Commerce conta com integrações de sistemas para meios de pagamento, gerenciadores de risco, comparadores de preços, marketplaces, ERP e muito mais.

  • Vendas/pedidos: a Tray disponibiliza inúmeros tipos relatórios para que você consiga melhorar o planejamento de seu ecommerce, apresentando painéis completos para controle de pedidos e usuários, identificados por origem da venda (loja ou Marketplace). Alguns relatórios em que lojista Tray possui acesso: Relatório Produtos Por Cliente, Recebimentos do dia, Produtos Vendidos, Comissões de Vendas, Pedidos excluídos e outros.  Um ponto relevante de destacar é que o painel não apresenta as imagens dos produtos e não é possível abrir mais de um pedido por vez.
  • Catálogo: o processo para cadastro de produtos é bastante intuitivo, que torna fácil o processo de cadastramento. O cadastro por planilha é uma das vantagens desse processo pela Tray, afinal, evita o gasto de tempo e facilita o trabalho de quem é responsável pelo processo de cadastramento de produto na loja. Além dos dois tipos de cadastro mencionados acima, você também consegue importar seus produtos através do Mercado Livre. Para os planos iniciais há limitação para cadastro de produtos e também de pageviews, porém no plano Tray Corporativo ambas as funcionalidades são ilimitadas.
  • Cliente: o lojista pode realizar a comunicação com os clientes a partir das integrações com ferramentas de email, marketing digital e chat online.
  • Relatórios: na Tray você tem acesso à relatórios completos acerca do desempenho de seu negócio, como relatórios de Produtos não finalizados, Estatísticas de produtos comprados por cliente, Recebimento do dia, Resultado econômico mensal, Estatísticas de acessos da loja, Vendas por local, Projeção de vendas com base em dados históricos, Produtos cadastrados e Cupons de desconto.
  • Promoções: As promoções são feitas dentro do próprio painel administrativo da plataforma, o que facilita o processo de campanhas de vendas. As promoções poderão ser editadas e excluídas a qualquer momento, sem nenhum tipo de dificuldade. Não é possível filtrar na página da loja somente os produtos em que estão em promoção.
  • Frete e Transportadoras: a Tray possui diversos recursos para que o lojista possua as melhores questões relacionadas ao frete. Além do Correios, a plataforma permite com que você cadastre sua própria tabela de frete a partir do contrato com a transportadora ou utilizando veículo próprio. A Tray também possui integração com transportadoras como Enviou, Frete fácil, Mandaê, Correios, JadLog, Frenet, entre outras.
  • Marketplaces: a plataforma possui integração nativa com os marketplaces: Amazon, Americanas, Buscapé, Casa Bahia, Extra, Magazine Luiza, Mercado Livre, Ponto Frio, Shoptime, Submarino e Walmart. Caso queira vender em outros marketplaces, a plataforma precisa homologá-los previamente.
  • Pagamentos: sistema possui integração com diversos meios de pagamento, dentre eles: Yapay, Cielo, Mercado pago, PayPal, Rede, Moip, Getnet e PagSeguro. É possível também realizar pagamento recorrente (através do modelo de assinaturas). Não é possível utilizar outros meios de pagamento.
  • Integrações: vasta gama de integrações com ERP, avaliadores de compra, gerenciadores de risco, comparadores de preço, personalização de produtos, pós vendas e segurança.
  • Loja de temas: a loja de temas da Tray possui seu reconhecimento devido ao grande número de layouts disponíveis, e que atendem as expectativas de lojistas que prezam por lojas bem apresentadas para melhor experiência de seus clientes. O lojista deve realizar a instalação do tema dentro da loja, no caso de temas pagos, a agência que desenvolveu poderá dar suporte.  
  • Loja de aplicativos: são diversas categorias dentro da loja de aplicativos da Tray que garantem melhor desempenho para e-commerces, assim como controle do negócio, logo, uma melhor gestão. Alguns aplicativos com ótimos desempenhos são pagos.
  • Suporte: a Tray disponibiliza suporte para contemplar todos os passos dos lojistas, desde o primeiro momento de hospedagem do e-commerce na plataforma. O suporte está para além do contato através de formulário, telefone, são oferecidos conteúdos relevantes separados por categoria acerca do que precisa ser esclarecido, atuando como uma base de conhecimento para facilitar para os lojistas.
  • Latência: levando em consideração que a Tray está hospedada no Brasil, a latência é rápida e esta é uma excelente vantagem característica da plataforma.
  • Dificuldade de configuração: baixa. A plataforma é para iniciantes com recursos avançados, entretanto, possui configurações mais avançadas para outros nichos de negócios, nesse sentido a dificuldade de configuração pode ser um fator.
Comparativo de plataformas de ecommerce - nuvem shop

Nuvem Shop

É uma plataforma de lojas virtuais que engloba diversas referências de SEO com uma eminente e sublime capacidade de atender as exigências de seus clientes. Com sua excelente desenvoltura, a Nuvem Shop está inserida na lista das mais fundamentais plataformas de e-commerce do momento.

Leve, prática e simples, é perfeita para quem deseja obter independência nas vendas on-line.

Funcionalidade e Integrações disponíveis na Nuvem Shop:

  • Vendas/pedidos: Bom controle de vendas e pedidos devido ao painel simples e dados estatísticos para o melhor acompanhamento deste quesito.
  • Catálogo: Cadastro de produtos de modo simples devido ao painel intuitivo. É possível cadastrar produtos via planilha de excel (CSV).
  • Cliente: possibilidade de envios de emails para clientes através da operação em próprio painel da loja, como opção para boas vindas de clientes, confirmação de envio, confirmação de pagamento, entre outros. Este recurso é importante para passar confiança aos clientes e maximizarem as boas experiências.
  • Relatórios: relatórios disponíveis no campo de ‘Estatísticas’ para melhor gestão e acompanhamento da loja, dados acerca de Quantidade de pedidos, Faturamento, Ticket médio e Número de pedidos pagos.
  • Promoções: as promoções podem ser feitas no próprio painel da plataforma, todo processo é rápido e prático.  
  • Frete e Transportadoras: a Nuvem Shop tem integração com os Correios, Jadlog e Loggi. O processo para adicionar campo de frete é bastante intuitivo e simples no painel.
  • Marketplaces: integração disponível com Mercado Livre, Buscapé, Google Shopping e Instagram Shop. Não há opções de integração com outros marketplaces.
  • Pagamentos: é possível receber com facilidade devido às integrações com Mercado Pago, PayU, Moip, PayPal, entre outros. Possibilidades diversas de pagamento, boleto, cartão de crédito e débito para que os clientes tenham boa experiência de compras.
  • Integrações: na loja de aplicativos da Nuvem Shop é possível encontrar inúmeros recursos que irão auxiliar o lojista, como o TinyERP.
  • Loja de temas: a Nuvem Shop oferece mais de 10 opções de layouts para ecommerce. Todos os layouts foram desenvolvidos para serem vistos em perfeito estado em qualquer dispositivo, como tablets, smartphones e computadores, sendo também prontos para usar, basta que você pode escolha o que mais combina com você. Outro ponto positivo é que você pode personalizar seu layout com seu logo.
  • Loja de aplicativos: diversos aplicativos para você maximizar seus resultados em vendas e melhorar a experiência de compra de seu público.
  • Suporte: email, comunidade, universidade do ecommerce (comparável a uma base de conhecimento), webinars, CAN (Central de Atendimento na Nuvem).
  • Latência: rápida.
Comparativo de plataformas de ecommerce
  • Dificuldade de configuração: Baixa.

Comparativo de plataformas de ecommerce - xtech commerce

Xtech Commerce

Infelizmente, a plataforma foi descontinuada. O anúncio do fechamento da empresa foi feito através de e-mail no dia 14 de janeiro de 2021 deixando seus clientes e comunidade em alarme. A paralisação ocorreu devido a venda da plataforma para Vtex.

A Xtech Commerce foi uma das grandes plataformas para evitar gastos extras no negócio. A não contratação de profissionais qualificados de áreas específicas para tratar de segmentos que são necessários para que seu negócio evoluísse e, consequentemente, seja notório, é possível, pois não ter conhecimento técnico ou não ser um web designer de alto nível não são empecilhos para criação de uma loja profissional.

As funcionalidades se destacavam:

  • Vendas/pedidos: acompanhamento de vendas e pedidos de forma simples no painel da plataforma, assim como controle de estoque.
  • Catálogo: fácil cadastro de produtos, opção para adicionar produtos no modo kit,  possibilidade de cadastro em massa via planilha do excel em formato CSV. Quantidade de produtos possíveis para cadastro de acordo com o plano adquirido. Não há opção de plano com cadastro de produtos ilimitados.
  • Cliente: contato com cliente via email, e excelente possibilidade de acompanhamento via painel.
  • Relatórios: A Xtech possibilita os relatórios referentes à Gestão de clientes, Produtos mais vendidos, Gestão de pedidos, Gestão de vendas, Comparações e Google Analytics.
  • Promoções: fácil preenchimento de produtos promocionais no campo de cadastro de produtos.
  • Frete e Transportadoras: A Xtech disponibiliza opção de configurar seu contrato com os Correios e oferecer benefícios para seus clientes, outro fator importante é o frete personalizado para configurar o frete para retirada em pontos físicos, destacando neste ponto o frete fixo ou sem cobrança para produtos digitais. Também há a opção Gerador de Pedido, que é um módulo para geração de pedidos em vendas presenciais (PDV) ou até mesmo pelo televendas de forma mais rápida. Além disso, o sistema de integração offline com os Correios permite que a loja funcione a todo momento.
  • Marketplaces: integração com os principais marketplaces do mercado: Mercado Livre, Shoptime, Submarino, Americanas.com.br, Extra.com, PontoFrio.com, CasasBahia.com.br e Walmart.com.
  • Pagamentos: taxas nos meios de pagamentos reduzidas e segurança avançada de dados. Integrações com os principais métodos de pagamento, como Stelo, PagSeguro, PayPal, Mercado Pago, Moip, BCash (PayU), Checkout transparente, Power Checkout, Mundipagg, PagHiper, Iugu e Koin. Possibilidade de pagamento na entrega a partir do sistema de pagamento utilizada para vendas de delivery, além de pagamento recorrente (assinaturas) e boleto próprio através do Boletox (recebimento direto em conta bancária do lojista).
  • Integrações: integração com Bling e Tiny, que garantem serviços de estoque, emissão de nota fiscal, relatórios de vendas e outros. Loja Mobile e personalização de layout.
  • Loja de temas: a loja de temas possui temas inspiradas nos grandes e-commerces do mundo e utilizam técnicas de conversão. O lojista pode personalizar seu ecommerce através  do editor Xtech ou HTML/CSS para usuários avançados. Outro fator da Xtech é que os temas disponibilizam selos em lugares e posições como estratégias que transmitem segurança ao cliente durante o processo de compra.
  • Loja de aplicativos: não possui loja de aplicativos.
  • Suporte: disponível painel de suporte para chamadas. Respostas em até 24horas. Ausência de chat para resposta em tempo real.
  • Latência: a latência é rápida, os dados abaixo foram extraídos do monitoramento presente em nossa ferramenta e apontam o desempenho da plataforma no período mencionado, que destaca suas vantagens.
  • Dificuldade de configuração: Baixa.
Comparativo de plataformas de ecommerce - loja integrada

Loja Integrada

A loja Integrada é uma plataforma voltada para pequenos e médios negócios que foi comprada por uma das maiores players do mercado de soluções SaaS: A VTEX. Contém um grupo no Facebook ativo é voltado a lojistas que compartilham experiências do dia-a-dia da plataforma entre si.

Se você ainda não é lojista ou quer testar uma plataforma, crie sua Loja Integrada clicando aqui.

Funcionalidade e Integrações disponíveis na Loja Integrada:

  • Vendas/pedidos: a Loja Integrada não cobra comissões sobre vendas. Fácil acompanhamento de vendas e pedidos no painel do ecommerce. Disponível listas e opções para filtragem de dados relacionados a esse ponto.
  • Catálogo: cadastro de produtos ideal para lojistas iniciantes, painel intuitivo e simples. É possível cadastrar produtos via planilha, maximizando o uso de tempo de trabalho. No plano gratuito só é possível o cadastro de até 50 produtos, ter um único usuário e receber até 2.000 visitas mensais na loja virtual.
  • Cliente: disponível aplicativos apontados no próprio painel da loja para melhor acompanhamento da gestão, como aplicativo para envio de email, bling!, disqus e outros.
  • Relatórios: recurso que permite que você controle sua as vendas de sua loja a partir da análise de produtos mais ou menos vendidos.
  • Promoções: opção de produto promocional no campo de cadastro de produtos, comparando-o ao preço de custo.
  • Frete e Transportadoras: integração com os Correios a partir de contrato, além de outras opções disponíveis para envio, como PAC, Sedex, E-Sedex e outros.
  • Marketplaces: integração com marketplaces com a Anymarket, que está integrada com: Mercado Livre, Cnova, B2W, Walmart, Netshoes e Grupo GFG (Dafiti, Tricae e Kanui). Possibilidade de integração com marketplaces apenas para lojistas que possuem planos PRO da Loja Integrada.
  • Pagamentos: intermediadores de pagamento diversos, como PagSeguro, PayPal, Mercado Pago, B!Cash, Checkout transparente.
  • Integrações: mais de 20 integrações para aprimorar a experiência dos visitantes, como Bling! e Google Adwords.
  • Loja de temas: a loja de temas da Loja Integrada é bastante variada, tanto no quesito de opções de temas quanto de preços, além de levaram em conta também a compatibilidade com a plataforma.
  • Loja de aplicativos: diversos aplicativos para melhorar a relação do lojista com seu cliente, oferecendo melhor experiência, como ferramentas de chat, ERP completo e controle de estoque, anúncios online para os consumidores, entre outros aplicativos.
  • Suporte: base de conhecimento, Central de ajuda e Comunidade Loja Integrada. Diferença de suporte para cada determinado plano de contratação.  Não há suporte via telefone. No plano gratuito o cliente só possui suporte através da Comunidade Loja Integrada (não é em tempo real).
  • Latência: a partir da análise do monitoramento da WebPeak acerca do desempenho das principais plataformas de ecommerce, podemos identificar uma interrupção pontual do serviço da plataforma.
  • Dificuldade de configuração: Baixa.
Comparativo de plataformas de ecommerce - ecom club

E-Com Club

A E-Com Club é uma plataforma de lojas virtuais versátil, completa e intuitiva, destinada a micro e pequenas empresas.

Onde, oferecem integrações com ferramentas externas, possui páginas adaptadas a dispositivos móveis, ferramentas de análise e diversos outros recursos, com a missão de fornecer a melhor experiência em e-commerce a nossos lojistas e seus clientes.

Funcionalidade e Integrações disponíveis na E-Com Club:

  • Vendas/pedidos: acompanhamento de vendas e pedidos de forma simples no painel do ecommerce.
  • Catálogo: processo para cadastro de produtos bastante intuitivo e prático. Há possibilidade de cadastro em massa a partir de planilha no excel (csv). A plataforma possui tipos diferentes para cadastro de produtos, como a opção Kit para que o lojista cadastre os produtos que possuem similaridades, entre outras opções. Há limites no cadastro de produtos de acordo com os planos. Para plano gratuito, por exemplo, o lojista tem direito a cadastro de 100 produtos. Planos PRO possuem quantidades de cadastros diversas, sendo o mais elevado 4032. Não possui opção ilimitada.
  • Cliente: recurso disponível para adicionar clientes, importar, exportar, relatórios de termos mais buscados, listagem detalhada de clientes, gráficos (visitas, cadastros, público alvo e completo), acompanhamento de pedidos. Ausência de chat para contato direto com cliente.
  • Relatórios: através da plataforma é possível adquirir relatórios para a melhor operação de ser negócio. O acesso aos relatórios é bem intuitivo e todo processo realizado no próprio painel da plataforma. Relatório de pagamentos, Relatório de envios, Relatório de região, Relatório número de pedidos, Relatório de abandono de carrinho e Relatório de compradores.  
  • Promoções: possibilidade de adicionar produtos com ofertas de modo simples.
  • Frete e Transportadoras: você tem à sua disposição integrações com formas de envio como Mercado Envios, Correios e Melhor envio, assim como há integração com as transportadoras JadLog e Jamef.
  • Marketplaces: possibilidade de integração com os principais marketplaces, como MercadoLivre, Buscapé, Submarino, Americanas.com, Shoptime, Walmart, Zoom, Casas Bahia e outros.
  • Pagamentos: a plataforma possibilita pagamento via cheque, boleto, depósito e cartão de crédito. Integração com intermediadores como PagSeguro, PayPal e Mercado Pago, além de checkout transparente (Pay Pal Plus, PagHiper, Pagar.me e MP transparente), pagamento recorrente ou assinatura (Paypal), boleto bancário (Bancos) e na entrega.
  • Integrações: ERPs ( Bling ERP e Tiny ERP), além de comparadores de preço como Google Shopping,  BP+ do BuscaPé, Zoom e Mucca Shop.
  • Loja de temas: Os temas são facilmente editáveis a partir do editor de layout da plataforma E-ComClub, fácil alteração de cores do template, fontes, banners e outros pontos, de forma rápida e fácil.
  • Loja de aplicativos: A loja de aplicativos da E-com possui diversos aplicativos que permitem relação mais estreita com clientes.
  • Suporte: abertura de ticket de chamada através da Central de suporte. Ausência de suporte em tempo real.
  • Latência: Rápida.
  • Dificuldade de configuração: Baixa.

Escolher a plataforma de ecommerce ideal demanda conhecimento para que você não tenha problemas futuros. Todas as plataformas que citamos direcionam visitantes dos sites à período teste na plataforma, é uma oportunidade para testar aquela que melhor irá atender seus objetivos.

Não deixe de nos acompanhar! :)

Até a próxima!

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