Conheça as funcionalidades do Facebook Analytics

25/9/2018

Conheça as funcionalidades do Facebook Analytics

A ferramenta de análise do Facebook irá apresentar informações muito valiosas sobre o seu público e que podem ser úteis na estratégia de seu negócio. O Facebook Analytics trata-se de uma ferramenta de análise que permite que você entenda como as pessoas estão interagindo com sua empresa. E isso é realizado a partir da inspeção de aplicativos móveis e sites, que torna possível a análise de todo processo relacionado a jornada de compra.

O Facebook está há cerca de 3 anos investindo em sua própria ferramenta de análise. Aqui neste artigo você vai conhecer o que o Facebook Analytics pode fazer e como você pode começar a utilizá-lo.

Além de possuir inúmeras vantagens, a ferramenta é gratuita.

Leia também: Facebook Ads: Como fazer da ferramenta sua vitrine virtual

Como o Facebook Analytics pode ajudar seu negócio

Com certeza uma das maiores vantagens da ferramenta está em torno da análise de dados de todos os usuários do seu site e aplicativos, não somente de pessoas que estão logadas no Facebook. Acompanhe o comportamento do seu cliente através de canais diversificados em inúmeros níveis, que ajudará você a tomar as decisões certas.

Com o Facebook Analytics, você saberá:

  1. O modo como as pessoas se comportam na jornada de compra de seu produto a partir de diferentes canais, como aplicativos de dispositivos móveis, seu site e a partir de sua página do Facebook. Nesse sentido, é possível acompanhar o engajamento dos usuários e as visitas às páginas do seu site, além de ser possível detectar quais conteúdos fazem mais sucesso no Facebook, facilitando assim a identificação do perfil dos seus curtidores.

  2. Informações demográficas sobre as pessoas que estão usando seu aplicativo e/ou site e efetuando compras.

  3. Os diferentes grupos e tipos de pessoas que estão interagindo com sua marca, separando-os em funis, coortes e segmentos.

Facebook Analytics: Funis, Coortes e Segmentos

Os termos fazem referência a algumas das funcionalidades que já existem no Facebook Analytics. Elas permitem que você filtre os grupos de pessoas que interagem com a sua marca. A partir disso você pode entender melhor os padrões de perfis e comportamentos, e cada um deles correspondem aos seguintes pontos:

  • Os funis vão permitir que você mensure conversões de uma sequência de ações que as pessoas realizam, além de taxas de conversão e tempos de conclusão de experiências selecionadas em seus canais;
  • Uma coorte representa um grupo de pessoas que usam seus canais para realizar a mesma ação, como adicionar produto ao carrinho no site ou aplicativo;
  • Os segmentos fazem referência a grupos de pessoas definidos por eventos (conversões, por exemplo), dados demográficos, informações do dispositivo, origem de instalação do aplicativo e muito mais.

A partir da utilização dessas filtragens fica muito mais fácil compreender o comportamento dos usuários de forma personalizada e que tenha mais a ver com suas estratégias.

Separamos outro conteúdo para você: Como aumentar sua taxa de conversão no Facebook Ads e no Google Ads

Como começar a usar o Facebook Analytics

Começar a utilizar o Facebook Analytics demanda que você possua uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook e ter previamente configurado o Pixel do Facebook em seu site. O Pixel é o mesmo que é utilizado para mensurar as conversões dos anúncios criados por você no Facebook.

Para acessar o Facebook Analytics, siga os passos:

  1. Acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook;
  2. Clique nas três barrinhas no canto superior esquerdo;
  3. Selecione a opção “Analytics”:
Conheça as funcionalidades do Facebook Analytics

Se o Pixel do Facebook já estiver configurado, você já conseguirá visualizar todas as informações do seu site.

Configurações básicas para obter informações de seu aplicativo

Caso você queira obter informações dos seus aplicativos, é fundamental que um desenvolvedor realize algumas integrações. Os aplicativos compatíveis para integração com o Facebook Analytics são os desenvolvidos para iOS e Android.

Saiba qual a documentação necessária para que seja feita essa integração.

Informações referentes às páginas do Facebook já ficam disponíveis no modo automático. Que tal criar um grupo de origens de eventos no Facebook Analytics para realizar análises?

Entendendo melhor alguns termos

Não é necessário integrar o  login do Facebook ao seu aplicativo ou site para utilizar o Facebook Analytics. Os primeiros passos descritos acima envolvem a configuração dos canais e dos eventos de registro, que são informações que irão vir do seu site e demais aplicativos após configurados, diante disso,  é importante conhecer o significado de alguns termos que são utilizados na ferramenta:

  • Eventos: ações que as pessoas realizam, como colocar o produto no carrinho, ou compra do mesmo.
  • Fonte do evento: do local que o Facebook Analytics recebe as informações do evento. Por exemplo, se o Facebook Analytics for receber informações de um aplicativo, a origem do evento é um aplicativo. Se as informações de evento são recebidas a partir do seu site, a origem do evento é o site. É simples assim.
  • Canais: espaço para registrar eventos, as diferentes formas de envolver pessoas com seus canais.

Principais funcionalidades do Facebook Analytics 1. Visão geral

Conheça as funcionalidades do Facebook Analytics

1. Visão Geral

Neste ambiente, você pode criar segmentos para saber mais sobre seus clientes a partir da consulta de todos os dados de tráfego do seu site ou app, como: usuários ativos, número de acessos e número de sessões iniciadas.

Conheça as funcionalidades do Facebook Analytics

Além disso, você tem acesso a informações sobre comportamento da sua audiência, como:

quantas pessoas acessaram seu aplicativo ou visitam seu site, frequência de compras e outras ações personalizadas.

Você também pode criar uma ação para saber quantas pessoas de determinada localidade abandonaram o carrinho, ganhando espaço para trabalhar melhor em suas estratégias.

2. Painéis

Na seção Painéis é possível criar um painel personalizado que permite o rastreamento das principais métricas de desempenho. Veja um exemplo na imagem a seguir:

Conheça as funcionalidades do Facebook Analytics

3. Atividades

Nesta seção você terá acesso a eventos específicos que são realizados pelos usuários. Pode visualizar informações como: usuários ativos, funis e coortes criados. Também dá para acompanhar a jornada de compra de seus clientes.

Conheça as funcionalidades do Facebook Analytics


Dica: Utilize funis no Facebook Analytics para visualizar a média de tempo que uma pessoa leva para completar cada etapa da jornada de compra. Observando as ações dos seus clientes é possível compreender melhor seus comportamentos padrões.

4. Usuários ativos

Nessa seção está uma importante funcionalidade do Facebook Analytics: Dados Demográficos. Nela, é possível explorar as informações anônimas e agregadas sobre o público. Estão inseridas informações como nível de instrução, status de relacionamento, estilo de vida, região em que moram e muito mais.

Conheça as funcionalidades do Facebook Analytics


O melhor de tudo é que o Facebook Analytics permite que você envie relatórios personalizados por email e possui uma Central de Ajuda bem completa para lhe ajudar a extrair todas as informações que você necessitar!

Agora já conhece o Facebook Analytics! Que tal começar a explorar as possibilidade da maior rede social do mundo?

Separamos também este conteúdo para você: Facebook Open Graph: Compartilhe o conteúdo de seu site no Facebook

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Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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