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Conheça o Google Alerts e saiba como esta ferramenta vai ajudar sua estratégia de marketing

28/5/2018

Conheça o Google Alerts e saiba como esta ferramenta vai ajudar sua estratégia de marketing

O Google Alerts é ideal para quem quer receber notificações quando determinado assunto é mencionado e indexado no buscador. O recurso é gratuito e super simples de usar, e é uma característica que o torna ideal para seu negócio. Mas por qual motivo ele pode ser importante para você?

Pensando que a quantidade de informações que existe no Google é imensa, aprender sobre as técnicas que podem refinar sua pesquisa é possível, entretanto, ainda assim pode ser uma atividade trabalhosa até encontrar o que deseja. O Google Alerts entra neste contexto, pois envia emails para os usuários quando encontra resultados novos acerca de termos para os quais a pessoa se inscreveu.

Leia este artigo até o final! Desenvolvemos este conteúdo para você entender como o Google Alerts vai ajudar em sua estratégia de marketing.

Vamos lá!

Não deixe de ler: Como aproveitar ao máximo Google Imagens

Como funciona o Google Alerts

Este é um serviço que irá detectar novos conteúdos indexados pelo Google, que engloba páginas páginas da web, notícias, artigos, postagens de blog, entre outros. O Google Alerts irá notificar os usuários cadastrados quando ocorrer esta novidade, através do email.

O passado desta ferramenta já foi mais popular. Lançada em 2003 a partir da ideia engenheiro do Google, Naga Kataru, este recurso era muito utilizado, por exemplo, para clipagem  de notícias sobre clientes de assessorias de imprensa.

Atualmente, existem ferramentas mais avançadas para acompanhar o que possui de oportunidade na internet. Entretanto, o Google Alerts é uma opção gratuita, de fácil uso, para quem almeja receber novidades sobre determinado assunto. E pode ser uma excelente opção para seu negócio, sobretudo se você está começando agora.

Tutorial: Como criar um Google Alerts

1. Criar um alerta do Google é super simples, faça login em sua conta do Google e vá até a página: https://www.google.com/alerts. Após esse processo, você verá a seguinte tela:

Vamos detalhar as opções que estão disponíveis na página inicial. A primeira seção é a de “Meus alertas”, e é nesta seção que você pode editar os alertas criados, se já tiver algum, e irá definir o horário que deseja receber os alertas por email.

Nesta opção também é possível marcar “Digest”, que entrega as novidades relacionadas ao alerta em uma mensagem de email única, com frequência que pode ser definida entre “no máximo uma vez por dia” e “no máximo uma vez por semana”. Muito intuitivo esse processo, concorda? Veja a imagem abaixo!

google alerts

Em seguida, o que será destaque na segunda divisão, “Eu na web”, irá sugerir que você crie um alerta com seu próprio nome ou email que já estarão cadastrados. Isso pode ser feito clicando na opção “+”.

Logo em seguida, por último, você terá “Sugestões de alertas” que irá dar ideias  de empresas, artistas, filmes e outros temas que são tendências atuais, e sobre os quais você pode criar um alerta apenas com um clique.

google alerts

2. Criar um novo alerta é muito simples, digite o termo desejado na busca. Aqui usaremos como exemplo “marketing digital”. Importante: escreva o termo entre aspas para obter resultados precisos.

3. Após esta ação, você pode clicar em “Mostrar opções” e configurar seus alertas, definindo:

  • Frequência com que deseja recebê-los: quando disponível, no máximo uma vez por dia ou no máximo uma vez por semana;
  • Fontes: alertas provenientes de notícias, blogs, web, vídeos, dentre outros;
  • Idioma;
  • Região: país em que o conteúdo foi publicado;
  • Quantos: “somente os melhores resultados” ou “ver todos”;
  • Enviar para: endereço de email que receberá os avisos.

Esta ferramenta também irá mostrar uma pré-visualização dos últimos resultados para o seu termo que foram indexados pelo Google.

4. Após esse processo, basta clicar em “Criar alerta”.

Google Alerts em sua estratégia de Marketing Digital

Agora que chegamos até aqui, podemos concluir que agora você sabe o que é o Google Alerts, e já aprendeu a configurá-lo, certo? Mas você sabe como o recurso pode ser útil em uma estratégia de Marketing Digital?

Para você compreender de uma vez por todas, trouxemos 4 ideias indispensáveis!

Leia também: As melhores técnicas de SEO para você subir de posições no Google

Acompanhe o que estão falando sobre seu negócio

Para além do que está chamando atenção no tópico, é possível que você acompanhe a concorrência de sua empresa. Adicione o nome da sua empresa ou a URL do seu site no Google Alerts, e dessa forma você irá conseguir saber o que as pessoas estão falando sobre seu negócio, assim como responder a eventuais críticas ou elogios. Por outro lado, você também pode acompanhar as novidades sobre seus concorrentes.

Novas ideias e materiais completos

Se o que você quer é ter acesso a materiais densos, completos, saiba que com o Google Alerts é possível descobrir o que as pessoas estão falando sobre diversos assuntos, inclusive em outros idiomas e países.Dessa forma, você pode detectar tendências e ter ideias de pautas para produzir posts para seu blog ou até para conteúdos mais extensos, como eBooks, e outras estratégias de marketing que você irá delimitar.

Conteúdos para mídias sociais

O Google Alerts pode te ajudar a encontrar novidades que valham a pena compartilhar com seus seguidores. Você irá identificar outros veículos que publicam sobre assuntos relacionados ao seu negócio através dessas novidades fornecidas pela ferramenta. É fundamental para quem produz conteúdos para mídias sociais.

Não deixe de ler: Empresas que dão um show de engajamento em redes sociais

Geração de links e termos estratégicos

Os links externos são um dos principais fatores de rankeamento do Google, além de gerar links por menções à sua marca através da técnica de link building. O Google Alerts permite que você obtenha-os a partir do cadastro do nome de sua empresa e também de variações em torno dele, como as modificações, sem espaço ou com alguma marca específica, por exemplo.

Quando você receber um alerta, verifique se a menção possui link para seu site. Se não possuir, entre em contato com o responsável pela publicação, solicitando o link.

Apareça no Google sem pagar por ele com ajuda da WebPeak

‘’SEO completo em um único lugar’’ é a frase que define a WebPeak perfeitamente! Diante de tudo o que conhecemos no marketing digital, a WebPeak possui diferenciais importantes, sobretudo no campo de SEO. Agrega um conjunto de ferramentas de SEO que são indispensáveis para seu negócio, todas elas em um único lugar, ou seja, aquele caminho tortuoso de procurar cada ferramenta para uma ação específica de SEO, mas em locais diferentes, é superada pela WebPeak. Na plataforma você poderá efetivar suas ações em torno de:   

  • Pesquisas de nicho de palavras-chave efetivas;
  • Auditorias e análises de sites;
  • Construção de link building (agora denominada como  link earning);
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  • Análises detalhadas de marketing.
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Resumindo, o Google Alerts é um recurso muito simples de configurar e de usar. Além de ser uma ferramenta gratuita, você pode utilizá-la para obter ideias de conteúdos, acompanhar as notícias que saem sobre sua empresa e sobre a concorrência, entre outras utilidades. Pode ser uma importante aliada de seu negócio.

Não deixe de nos acompanhar e receba novidades para maximizar seus resultados!

Até a próxima! :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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