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Conheça o Inbound Commerce e comece a vender mais!

8/3/2019

Conheça o Inbound Commerce e comece a vender mais!

O Inbound Commerce se tornou uma febre nos últimos anos devido ao mercado digital em ascensão. E não é para menos, essa estratégia converte muitos clientes para empresas de todos os segmentos.

Mas qual é segredo do Inbound Commerce?

Na verdade não se trata de nenhuma poção mágica, e sim de etapas muito bem estruturadas e focadas na persona que a empresas criou como referência como público-alvo.

Levando em consideração que o Inbound veio para alavancar as vendas e estreitar o relacionamento com o cliente, como é possível aplicar essa estratégia em uma loja virtual?

Vamos tratar nesse artigo o Inbound Commerce, e te explicar como funciona e as formas do seu negócio faturar muito mais apenas seguindo etapas indispensáveis de relacionamento e planejamento.

Confira!

Não deixe de ler: Como a união do atendimento ao cliente e Estratégias de SEO será útil ao seu negócio

O que é Inbound Commerce

inbound commerce

O inbound commerce nada mais é do que uma adaptação do inbound marketing tradicional aplicado nas lojas virtuais. Se formos nos apegar aos conceitos básicos não fugiria muito do padrão, porém existem algumas especificações para quem faz a venda online diretamente.

De forma bem resumida o Inbound Marketing em sua essência é toda estratégia que tem por objetivo captar a atenção e interesse das pessoas.

No momento que vamos instalar o inbound marketing como estratégia em uma loja virtual, é possível estabelecer 3 pilares básicos para termos então o inbound commerce.

  1. Atração
  2. Conversão
  3. Fidelização

Explicaremos um a um para melhor compreensão.

Atração

Todo começo é sempre o mais difícil. Não são todas as pessoas que conhecem a sua marca, mas nem todos também fazem parte do seu público-alvo. A meta nesta etapa é atrair, mas a atrair os clientes certos.

Para você passe de nível é preciso antes de qualquer coisa tem registrado quem será a persona da empresa, para evitar ter que refazer toda a estratégia de atração.

Já na hora de colocar em prática, existem várias formas de atrair o cliente ideal utilizando algumas ferramentas chaves, como:

Mantenha o foco, esses recursos são essenciais para dar aquele pontapé inicial no Inbound Commerce.

Essa é a hora de se apresentar para a sua persona da melhor forma, e ainda garantir aquela economia para os negócios, afinal nada melhor do que conseguir gerar tráfego orgânico para a sua loja virtual.

Temos duas dicas que você não pode deixar de se atentar, são elas:

Descrição de produtos

Essa infelizmente é uma coisa que muitas empresas não se atentam, um erro recorrente é apenas colocar as informações do fabricante nas descrições.

Seja criativo, elabore descrições que fazem brilhar os olhos, e nunca se esqueça de usar palavras-chave na hora da otimização, e capriche sempre nos adjetivos positivos sobre o produto.

Blog corporativo

Os blogs são uma fonte inesgotável de informação, utilize isso ao seu favor. Tenha um blog dentro do seu segmento de negócio e torne-se uma referência naquilo que você está oferecendo.

As pessoas têm tomado conhecimento sobre o poder de compra que elas possuem através dos blogs, pois eles educam esses clientes a fazerem a melhor escolha, qual o produto ou serviço ideal, e como utilizar.

Dica: Como começar um blog?

Conversão

Inbound Commerce

Depois que o cliente já conhece a sua marca e o que você faz, chegou a hora de converter esse cliente para tê-lo no seu banco de dados.

Para o inbound commerce a operação dessa conversão pode ser um pouco diferente, para uma loja virtual não fará muito sentido você querer convertê-lo com um ebook por exemplo.

De qualquer forma, existe a possibilidade de converter esse visitante em cliente utilizando algumas funções básicas.

Capriche nos botões de conversão do tipo: compre aqui; você também pode se interessar por esses produtos; outlet; oferta do dia, entre outros. Faça com que o cliente tenha o interesse em permanecer na sua loja virtual e que isso aconteça de forma natural e facilitada.

Os formulários também são essenciais para que você tenha todas as informações necessárias sobre os seus clientes. E de maneira alguma deixe de criar um bom relacionamento com seu cliente através de e-mail marketing.

Fidelização

Depois de passar por todos os processos finalmente chegamos a fase de fidelização do cliente, o objetivo final de qualquer empreendedor alcançado através do inbound commerce.

Não é porque o cliente concluiu uma compra que você deixará seus esforços de lado. Mantenha um relacionamento duradouro com o seu cliente, deixe ele ciente que você estará ali sempre que for preciso, mas que também é importante que ele interaja com a marca.

Crie um esquema de e-mail marketing que estreite ainda mais essa relação, utilize as redes sociais para mantê-lo sempre engajado nas ações e campanhas da empresa e continue usando o blog como uma forma do cliente conhecer ainda mais sobre o seu negócio e novidades da área.

Conclusão

Inbound Commerce

O inbound commerce pode ser uma excelente ferramenta para você conseguir ainda mais clientes e fidelizá-los. Tenha uma estratégia firme e focada para obter o sucesso em todas as etapas de negócio.

Você colherá os frutos desse esforço e nunca mais deixará de aplicar o inbound commerce na sua loja virtual.

Caso você queira mais dicas sobre como vender mais, aqui no blog está recheado de conteúdos para alavancar o seu e-commerce. 

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Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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