Conheça os benefícios e desvantagens do E- commerce Saas

4/4/2018

Conheça os benefícios e desvantagens do E- commerce Saas

Iniciar qualquer negócio é um grande desafio. Com o avanço da tecnologia e vias de comunicação as possibilidades aumentaram, porém ainda possui uma parcela de dificuldades pelo caminho que muitos empreendedores não conseguem ultrapassar.

Com a chegada do e-commerce muitos conseguiram se destacar, afinal, é uma forma de iniciar uma marca sem grandes custos adicionais. Por conta disso, hoje podemos ver e-commerce que fizeram muito sucesso e já são referência para várias pessoas.

Como fazer dar certo?

Alguns pontos precisam ser levados em consideração na hora de iniciar um e-commerce. Quanto mais o mercado cresce, mais concorrentes são colocados para testar nossas habilidades como empreendedor. Sabemos que não é fácil, mas estamos aqui para ajudar a estruturar seu negócio online desde o começo.

Para começar um e-commerce do 0 é preciso buscar a melhor plataforma para o seu negócio. Temos uma série de artigos para te ajudar nessa escolha, e este é um deles.  Confira!

Não deixe de ler: Melhores plataformas de ecommerce para iniciar seu negócio

O que são as plataformas SaaS?

Novos conceitos não param de surgir no mercado digital, as inovações são constantes e necessárias. Quando falamos sobre plataformas SaaS na verdade estamos fazendo uma abreviação a “Software as a Service”, que traduzindo significa “software como um serviço”.

Para este formato é pago um valor pré estipulado para usar as ferramentas da plataforma, como se você fosse pagar um aluguel. Você realiza o pagamento e pode fazer uso de todos os benefícios da plataforma, se deixa de pagar seu acesso é encerrado, o que é muito justo até então.

Não muito tempo atrás a parte bem complicada desse modelo de plataforma era a impossibilidade de fazer alguns ajustes, você ficaria engessado em uma única forma de customização. Funcionava da seguinte maneira, os clientes possuíam o acesso ao código da plataforma, e consequentemente todas as empresas compartilhavam o mesmo recurso limitado. Para que isso não se tornasse um problema, muitos fornecedores SaaS começaram a permitir instalações de plugins, onde agora é possível personalizar o site da maneira que considere melhor para sua loja virtual.

Embora seja algo ainda muito discutido por questões lógicas de praticidade e inovação, afinal, é muito importante no mercado digital a dinâmica e interação dentro das páginas, as possibilidades inseridas para customização foram assertivas, e acabam se tornando quase que insignificantes no final das contas.

O que faltou de um lado, acabou compensando em outro, uma das maiores vantagens das plataformas SaaS é que é possível terceirizar quase todas as funções para manter a loja sempre atualizada, segura, hospedada e operando normalmente, uma vez que você paga a mensalidade é responsabilidade da plataforma oferecer todas as ferramentas.

Outro ponto extremamente vantajoso está na questão de valores. Para quem está iniciando no mercado e-commerce sem muitos recursos pode ser uma excelente opção. É possível encontrar opções gratuitas, até as funções mais elaboradas com ferramentas profissionais, dependendo da sua necessidade.

A Loja Integrada e a VTEX são as plataformas SaaS mais conhecidas e utilizadas no mercado e-commerce nacional.

Talvez você tenha interesse por: Definitivo: Como fazer seo na Loja Integrada

7 motivos para contratar uma plataforma SaaS

Flexibilidade e capacidade de customização

Como dito acima, antes era muito difícil poder personalizar o e-commerce conforme as necessidades de cada empresa, tinha que ser utilizado apenas o código fonte da plataforma. Isso tomou outra forma, evoluiu, e hoje a customização de uma loja virtual dentro do modelo SaaS é possível.

Não se preocupe com infraestrutura de data center

Você pode fazer todos os acordos necessários para gestão e demais responsabilidades diretamente com o fornecedor. Assim, o empreendedor fica livre para trabalhar exclusivamente em sua loja virtual. O fornecedor geralmente presta os mesmos serviços para diversas lojas hospedadas, de certa forma já é possível esperar ganhos de escala e qualidade.

Atualizações diárias de software sem custo de desenvolvimento

Este é um recurso que impacta positivamente no custo da empresa, as atualizações são disponibilizadas gratuitamente, isso significa que não será necessário desembolsar uma grana para o desenvolvimento dessas atualizações, instalações ou migração da versão.

Segurança nos meios de pagamento

Quando se trata de transações digitais segurança é primordial. No modelo SaaS todas as plataformas investem fortemente em certificações globais como PCI Compliance, e é normal aderirem as melhores práticas do mercado com relação a segurança na realização de pagamentos e afins.

Custo e agilidade

Comparado ao modelo On-Premises as plataformas SaaS possuem vantagem com relação a valores. Isso porque não é necessário conhecimentos técnicos nem contratação de terceiros para atuar no desenvolvimento nem manutenção do e-commerce. Em questões de time-to-market as plataformas SaaS também ganham destaque, os projetos geralmente são entregues entre 60 e 120 dias, já os outros modelos esse tempo pode ser ultrapassado em até 180 dias.

Foco 100% no business

Nada melhor do quer ter tempo para focar apenas nos negócios, ter a estrutura certa pode fazer toda diferença nos resultados finais. Esse também pode ser considerado um diferencial dos modelos SaaS, deixando lojistas livres para focar nos negócios e suas vendas.

Leia também: As melhores plataformas de ecommerce para pme

Considerações finais

Plataformas SaaS podem ser muito bem utilizadas se for feita a escolha certa, alguns preconceitos precisam ser desmistificados, muitas vezes um serviço ruim influencia na real função de uma ferramenta.

Em todas as áreas de serviços serão encontradas vantagens e desvantagens de negócio, mas é preciso saber qual se adequa melhor às necessidades da sua empresa, que você melhor se identifica e que pode gerar resultados positivos.

Faça pesquisas e estude todas as plataformas, e o que elas podem oferecer de praticidade e segurança para seu e-commerce. Busque por avaliações, e as plataformas que mais estão sendo utilizadas, e veja referências, este é a única forma de evitar frustrações e migrações de emergência.

Se quiser ficar por dentro de mais assuntos como este para se destacar no mercado digital, basta continuar nos acompanhando.

Até breve!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak