Content Experience: práticas para viralizar conteúdos e alcançar o topo dos buscadores

O marketing digital está em constante transformação, até aí isso não é novidade… Agora, Content Experience é uma nova técnica (científica) de marketing de conteúdo, seu objetivo é ser ideal para planejar, gerir e escrever conteúdos que geram taxas de leituras maiores, podendo alcançar até 10x mais, dessa forma, se colocando no topo dos buscadores e altamente persuasivos.
Diferente de outras formas de escrita, que podem ser mecânicas ou bastante “literárias”, o Content Experience é um modelo de escrita prático, científico, persuasivo, focado na experiência do usuário. Pensando em obter tráfego? Esta é a melhor forma de escrever conteúdos com objetivo de obter tráfego orgânico e melhorar a experiência do usuário.
O que é Content Experience?
Basicamente, é escrever conteúdos com orientação de dados e métricas. Não se faz marketing sem dados precisos, com conteúdo não é diferente. Listamos as 5 métricas mais importantes, até mesmo indispensáveis, para fazer Content Experience, são elas:
- Volume de busca: quantidade média de pessoas que buscam sua palavra-chave no Google (todo mês);
- Posição média da palavra-chave: posicionamento do seu termo nos mecanismos de busca; faça sempre um antes e depois para comparar as posições (mesmo que o antes seja zero.)
- Tráfego: visitantes que aquele determinado conteúdo irá trazer, leve em consideração fazer um ‘’antes e depois’’ aqui também.
- Tempo de Leitura: métrica mais complexa de obter, principalmente no Google Analytics. A complexidade é devido a sua contagem só valer para páginas que não obtiveram bounce, que distorce completamente as métricas, mas é o caminho mais fácil: usar métricas de Duração da Sessão e Tempo Médio na Página.
- Taxa de Retenção: dados de ferramentas de mapas de calor.
Como estruturar um conteúdo com Content Experience
1. Escolha a palavra-chave correta e analise a SERP: a partir disso, será possível entender o que o seu usuário deseja encontrar em conteúdo; faça a análise dos principais resultados, das buscas relacionadas, essa ação permitirá, com clareza, identificar as dúvidas que o usuário quer responder.
2. Faça uma introdução envolvente: a introdução é o cartão postal do conteúdo, é aqui que você irá apresentar de um modo geral o seu conteúdo, preste atenção nos detalhes para não entediar o leitor logo de cara.
3. Índice de tópicos: este é opcional, porém, tem sido bastante útil para os usuários que buscam por uma experiência objetiva e sabem exatamente em qual lugar querem chegar (além disso, permite trazer uma visão geral do que exatamente o usuário vai encontrar no site, tem tudo a ver com experiência do usuário.)
4. Título e Subtítulos persuasivos: apesar de muitas pessoas acharem que simplesmente basta atrair o tráfego e com isso o visitante irá ler o conteúdo, porém, na realidade é um pouco diferente: o usuário tem hoje tanta dispersão, sempre fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo, que você deve ser persuasivo e “vender” a continuação da leitura sempre que possível!
5. Parágrafos do conteúdo: pode parecer que não, mas esse ponto é muito importante. Cada seção de um texto deve ter aproximadamente 6 parágrafos, é o suficiente para grande parte dos textos, mas há exceções, principalmente quando os conteúdos se aproximam de formatos tutoriais.
SEO Experience: como melhorar a experiência do usuário
Um site otimizado traz como resultado um fluxo maior de pessoas.
Lembre-se: tão importante quanto criar uma audiência é garantir que ele esteja interessado no que você tem a oferecer.
O tráfego qualificado é desenhado pelos usuários que já possuem algum conhecimento sobre o que o seu negócio aborda. Diante disso, estão mais próximos de se tornarem clientes. Com o SEO, é possível alcançar exatamente seu público-alvo. Ao aparecer em posições elevadas em resultados de pesquisas específicas, o seu site se torna a resposta para a dúvida do usuário.
O SEO é responsável por fazer a ponte entre seu público e seu negócio. Ele ajuda a aumentar a exposição dos conteúdos, ampliando as chances de que eles recebam visitas, tudo de maneira orgânica. Se tratando de SEO, é sempre importante contar com um conjunto de estratégias e ações para resultar em melhores resultados para o usuário e algoritmos dos buscadores. Algumas das propostas da WebPeak, a partir das ferramentas de SEO:
- Pesquisas de nicho de palavras-chaves efetivas;
- Auditorias e análises de sites;
- Construção de link building (agora denominada como link earning);
- Métricas de mídia social;
- Análises detalhadas de marketing.
Um dos diferenciais das ferramentas é que o investimento em SEO é feito em Real (moeda brasileira), viu como será uma decisão mais que certa? Principalmente nesses tempos instáveis e que qualquer contenção de dinheiro é bem vinda. Além disso, ao investir em SEO outros fatores são absorvidos em todos os âmbitos internos de um negócio que está presente na internet.
A WebPeak tem soluções em SEO para seu negócio, Confira nossas ferramentas de SEO que nunca deixaram a desejar! Entre em contato conosco!