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Conteúdo para E-commerce: os segredos nunca antes ditos

15/7/2019

Conteúdo para E-commerce: os segredos nunca antes ditos

Olá, pessoal!

Esse conteúdo é especial para lojistas que começaram a trabalhar SEO e querem maximizar os acessos a partir da estratégia de conteúdo

SEO e conteúdo estão estritamente relacionados e, quando combinados, podem garantir um aumento explosivo nos acessos à sua loja virtual.

Essas dicas de conteúdo para e-commerce visam te ajudar a conseguir vender mais! Então aproveite e siga o máximo que conseguir, pois, certamente, os resultados virão. 

Vamos lá, acompanhe!

Por que apostar em Conteúdo para E-Commerce?

conteúdo para e-commerce

Você que já tem uma loja virtual e começou a pesquisar sobre SEO e aumento de acessos orgânicos deve ter esbarrado num limite: como ampliar o número de páginas indexadas para minha loja?

O conteúdo para e-commerce aparece como uma luz para quem vende produtos muito específicos ou ainda quem não está encontrando muitas variações de palavras-chave para trabalhar nas páginas de produtos.

Muitos lojistas vêm até nós questionando sobre os limites da otimização interna de SEO e, em geral, eles têm razão quando dizem que alterar os nomes dos produtos para novos formatos, com uma palavra-chave melhor, não é o suficiente para maximizar os acessos.

Nós da WebPeak sempre insistimos que é preciso combinar a estratégia de otimização interna de produtos, atentando-se à marcação correta de títulos, preenchimento do atributo ALT das imagens e linkagem interna, a uma estratégia de conteúdo para e-commerce.

Quando se trabalha a estratégia de conteúdo, é possível indexar muito mais palavras-chave para seu domínio e conseguir, assim, alcançar muito mais usuários que não chegariam a sua loja buscando pelo nome do produto somente, por exemplo.

Ressalto também que a competição por palavras-chave que contenham a marca ou o modelo de determinado produto costuma ser grande, diminuindo muito as perspectivas de quem não está buscando ir além na busca por acessos.

Os conteúdos para e-commerce vêm no sentido de aumentar as chances de um usuário chegar até a sua loja a partir de buscas mais genéricas, que podem levar até a conversão quando se segue alguns passos básicos, que relatarei para vocês.

Há uma enorme oportunidade esperando para ser explorada por você!

Siga a leitura!

Conteúdo para E-Commerce: Por que criar um blog?

Criar um blog para sua loja virtual pode não ser a tarefa mais fácil dentro do jogo comercial na internet.

Muitos lojistas não possuem uma equipe muito grande, sendo que alguns e-commerces são na verdade eucommerces, ou seja, possuem apenas uma única pessoa na gestão. Mas não desanime: é possível!

Olha só, se você vende moda infantil, já pensou na quantidade de pessoas que estão buscando por dicas, últimas tendências e lançamentos, reviews e muito mais?

Essas buscas não se referem a produtos específicos, mas sim, a derivações que têm tudo a ver com o que você vende. 

Pense: você certamente já buscou por indicações em algum portal antes de fazer uma compra, certo? Por que não indicar os seus próprios produtos?

A competitividade por palavras-chave mais genéricas dentro do âmbito da moda infantil, por exemplo, tende a ser menor! É aí que entra o seu conteúdo: oferecer conteúdo para quem já está procurando, além de te ajudar a receber acessos, aumenta a prioridade que seu site terá em relação à frequência de visitas dos robôs indexadores.

O Google vem priorizando exibir como resultado de pesquisa sites que tem maior frequência de postagem e que ofereçam conteúdos mais densos aos usuários, por isso, o blog aparece como a solução perfeita!

Esses conteúdos devem se inter relacionar de alguma maneira, sendo de fundamental importância manter a coerência na composição das pautas, como falaremos mais em frente nesse conteúdo.

São milhares de acessos potenciais esperando por você. Aprenda como ganhá-los para seu e-commerce. 

Como criar conteúdo para e-commerce

conteúdo para e-commerce

O primeiro passo é criar um blog e vinculá-lo a seu domínio principal. Muitas plataformas de e-commerce permitem o gerenciamento de blog posts dentro dela mesma, o que é uma vantagem muito interessante!

Dica: Aprenda a criar um blog de sucesso para seu negócio

Criado o blog, é parte fundamental do processo fazer o planejamento do conteúdo e criar as pautas que irão chamar os acessos.

É aí que a Ferramenta de Palavras-Chave da WebPeak entra!

Busque por palavras-chave que se relacionem aos produtos que você vende em Receba Sugestões de Sua Pesquisa. Feito isso, a ferramenta já irá te mostrar onde estão as oportunidades e variações interessantes que você também pode usar.

Aposte em diferentes palavras-chave que falem de um mesmo assunto, para aumentar a correlação entre as postagens que serão feitas.

Quanto maior o volume de buscas e menor a competição pelas palavras-chave, melhor! 

Você também pode considerar o número de KEI, sendo que, quando KEI > 4 = baixa competição pela keyword.

No exemplo abaixo, algumas variações e oportunidades que se relacionam a minha busca “tendências tecnológicas”.



Por exemplo, posso compor diversas pautas com “tecnologia moderna” visto que recebe muitas buscas mensais e há pouca competição pela palavra-chave (vide valor de KEI e barra de competição mostrando poucos competidores para os termos).

Exemplos de possíveis pautas com uma única palavra-chave: 

Dica: Na WebPeak você pode salvar palavras-chave na Cesta, para acompanhar as tendências de busca e separá-las por tags para compor pautas no futuro. Legal, né?

Enfim, são inúmeras as oportunidades. O importante é ter diversos conteúdos que se relacionem, de preferência, separando algumas palavras-chave nas quais quer focar, para potencializar suas chances de aparecer na primeira página.


Como criar conteúdo para e-commerce: Mãos na massa

conteúdo para e-commerce

Agora você já criou suas pautas, é hora de produzir. 

Se você não é bom com palavras e tem uma grana extra para investir, sugiro que contrate um redator freelancer para escrever os textos para você. 

É possível contratá-los em portais online como Workana e pedir pelo portifolio para escolher o que escreve num estilo mais adequado ao seu negócio. 

Freelancers com experiência em SEO não são difíceis de encontrar, muitos já sabem como marcar os títulos e subtítulos e utilizar corretamente as palavras-chave delimitadas por você.

Algumas recomendações para você ou para o redator:

  • Deixe a palavra-chave evidenciada no texto: ela deve aparecer em pelo menos 6% do total de palavras do conteúdo. Faça isso de maneira natural para que seu conteúdo não jogue contra você - usuários buscam por qualidade, não se esqueça!
  • Use imagens e gifs e não se esqueça de preencher o atributo ALT (texto alternativo) com a palavra-chave da publicação;
  • Marque subtítulos corretamente de H1 a H6 (se for possível) e trabalhe a palavra-chave em cada um dos subtítulos sem flexioná-las.
  • Faça links internos INTENSIVAMENTE para páginas de produto e categorias da loja.

No caso do e-commerce, o sucesso da estratégia depende muito do último ponto! 

Linkar seus produtos e categorias, além de levar usuários até a página, te ajuda a aumentar o page rank das páginas de destino (páginas linkadas) e no fim das contas, você também quer usar sua estratégia de conteúdo para e-commerce para melhorar o posicionamento de suas páginas de compras, não é?

O texto do link precisa conter a palavra-chave da página de destino, então evite os “clique aqui” e “confira” hiperlinkados, porque você não quer aparecer para buscas por “clique aqui” não é? 

Hiperlinque o nome dos produtos ou das categorias para garantir que os robôs vão considerar a palavra-chave correta. Não se esqueça disso! Nunca. Jamais!

Como criar conteúdo para e-commerce: Otimize!

A última dica é: mantenha seus conteúdos otimizados. Para saber se você ou seu redator estão fazendo um bom trabalho, use uma ferramenta de SEO à altura dos seus objetivos com o e-commerce. A melhor delas é a WebPeak!

Corrija os erros internos e mantenha suas postagens nos trinques, com imagens otimizadas, links internos saudáveis. Erros gramaticais e de semântica devem ser evitados para oferecer aos usuários uma leitura incrível, convencendo-o a dar uma chance a seus produtos. 

Espero que tenha gostado deste conteúdo!

Fique por dentro das novidades de nosso blog e até a próxima!

Autor

Gabriel Heitzmann

Viciado em tecnologia e em café. Falo pelos cotovelos.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/contato@webpeak.com.br

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