Copa do Mundo 2018: Conheça as oportunidades imperdíveis para e-commerce

27/3/2018

Copa do Mundo 2018: Conheça as oportunidades imperdíveis para e-commerce

Em meio a tanto caos, 2018 começou com grandes promessas e aquele fiozinho de esperança, para acalmar os ânimos entramos em ano de Copa do Mundo, que é um dos anos mais aguardados para nós brasileiros.

É nesta época que o comércio aproveita não só para torcer, como também lucrar com as vendas. Bares e restaurantes, por exemplo, transmitem os jogos em seus estabelecimentos com promoções especiais para atrair mais clientes. Lojas de artigos esportivos, roupas, fantasias, aproveitam a oportunidade para se lançarem nas bandeiras, camisas, tintas nas cores nacionais.

Tanto alvoroço não é para menos, a Copa do Mundo é um dos eventos em que o brasileiro mais se anima em questão de comemoração. Além de ser grande, a espera de receber mais uma taça é muito importante uma vez que levamos a fama do “país do futebol”, e manter isso não tem sido fácil.

Agora, como o seu e-commerce pode fazer para lucrar nesse período? Sabemos que a Copa do Mundo vai muito além de bola, para quem é empreendedor a primeira sacada é vender com valores emocionais. Preparado para ter o melhor período de vendas em 2018? Então continue acompanhando.

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Quais as estatísticas e expectativas para Copa do Mundo 2018 no e-commerce?

A 30ª edição do relatório Webshoppers do E-bite de 2014, apresentou os seguintes fatos: os produtos que usaram na Copa do Mundo para alavancar vendas e que tiveram maiores percentuais de compra foram TV, camiseta, camisa de time e bola de futebol.

Seguindo com o mesmo estudo, em 2014 foi o quarto ano de Copa do Mundo que mais vendeu TVs. Alguém aí precisa de uma nova Smart TV? 

E não para por aí, em 2006 foi um ano de Copa do Mundo em que o e-commerce nacional teve uma taxa de crescimento que representou 76% na receita. Em 2010 os números também não ficaram para trás, os e-commerces apresentaram uma taxa de crescimento de 40%.

Quais tipos de lojas podem aproveitar mais?

Esta realmente é uma questão a ser analisada, fato é que, como se trata de um evento quase que completamente esportivo, alguns nichos tendem a ter mais oportunidades que outros.

Lojas que estão diretamente ligadas com a Copa do Mundo conseguirão se destacar no quesito vendas, algumas delas são: loja de itens esportivos, artigos de festas, viagens, produtos eletrônicos. Contudo, é possível explorar os outros sentidos do evento, como os valores emocionais que já foram mencionados, e incrementar na proposta de marketing.

Como seu e-commerce pode aproveitar a Copa do Mundo?

Caso você não esteja inserido em nenhuma das áreas citadas acima, ou que estão diretamente ligadas de forma positiva a Copa do Mundo, separamos para você 4 dicas para entrar no ritmo da torcida e alavancar as vendas do seu e-commerce.

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1. Analise os seus produtos.

Em primeiro lugar faça um levantamento dos seus produtos. Qual tem mais a ver com a temática Copa do Mundo? Se você tiver algum produto que faça ligação ao evento está ótimo. É possível criar uma estratégia voltada especificamente para esse produto.

Caso esse não seja o caso, tente encontrar possibilidades de adaptar o seu produto ou serviço, ou até mesmo verificar se seus fornecedores possuem alguma novidade nessa categoria. Seja criativo e insira todo seu e-commerce na onda verde e amarelo.

2. Faça os pedidos

Se você já viu que será importante inserir sua loja no movimento e optou por produzir produtos relacionados a data chegou a hora de começar a fazer os pedidos, tanto de produtos como de matéria-prima se for o caso.

É normal você não ser o único lojista com interesse em aproveitar as oportunidades de vendas na Copa do Mundo, por isso é bem possível que seu fornecedor tenha um grande número de pedidos. Sendo assim, para garantir que o seu pedido esteja entre as entregas no prazo certo vale se planejar com antecedência.

3. Cuidado com falsificações

Em época de Copa do Mundo a busca por produtos da FIFA aumentam e, infelizmente por consequência, são geradas as falsificações. Como qualquer outra marca licenciada, a FIFA é protegida por direito de uso, por isso fique atento para não acabar embarcando numa fria, você poderá arriscar seu negócio caso não tenha atenção aos detalhes.

4. Faça benchmarking

Nada melhor do que estudar o que está acontecendo a sua volta antes de tomar qualquer decisão. Faça uma pesquisa da concorrência, e o que as outras empresas irão fazer para aproveitar a Copa do Mundo 2018 para e-commerce. Não importa que sejam do mesmo ramo, ter referências vai te ajudar a desenvolver campanhas, produtos e até mesmo promoções específicas para época.

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Esperamos ter ajudado. Para ficar por dentro das novidades para e-commerce continue nos acompanhando.

Até breve!

Autor

Rafael Rodrigo Leitão

10+ years'​ experience in Digital Marketing: Leading innovation projects, business and marketing strategy.

Linkedinhttp://sportt.com.brrafael@sportt.com.br

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