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Creative Marketing: Repense o marketing da sua empresa

28/6/2018

Creative Marketing: Repense o marketing da sua empresa

Quando se pensa no time de marketing de uma empresa, a imagem que vem à cabeça é de uma equipe necessariamente criativa, afinal, não existe time de marketing eficiente que não seja criativo e inovador, não é mesmo?

Porém, nem todos os profissionais de marketing tem exatamente esta função numa empresa. Existem diferentes papéis dentro do setor e hoje falaremos de uma parte da equipe de marketing onde criatividade é a palavra de ordem.

Trata-se do Creative Marketing, o termo auto-explicativo até para quem não tem tanto conhecimento na língua inglesa - marketing criativo. Quer conhecer mais sobre Creative Marketing as estratégias que vão mudar sua maneira de enxergar o setor? Acompanhe esta postagem.

Vamos lá! =)

Leia também: Estratégia de Marketing Digital

O que é Creative Marketing?

O Creative Marketing é a parte do processo onde se transforma a informação que veio da etapa anterior em um produto ou campanha de marketing.

 O marketing responsável não deixará de adotar as primeiras etapas clássicas de levantamento de dados, pois é fundamental que se tenha um produto de marketing fundado sobre informações consistentes que vão garantir seu sucesso e alcance, uma vez que foi inteiro pensado para atender as necessidades levantadas em dados consistentes.

O Creative Marketing vai então, transformar estes dados para que se consiga atender a todas as necessidades levantadas num momento de análise do processo e o objetivo da campanha. Basta então entender como esse processo se dá. Vou contar para você nos próximos passos.

Saiba mais: Principais ferramentas para webmasters com foco em Marketing Digital

Creative Marking x Marketing Tradicional

No marketing tradicional, o foco está em fazer analisar dados, procurar padrões, consultar pesquisas de desempenho de determinado produto ou serviço no mercado, alimentar planilhas com os resultados obtidos.

Este é um primeiro momento do processo de criação de um produto ou de campanha, o processo posterior pode ser tocado por um outro time, com quem está a responsabilidade da transformação.

O que acontece é que um processo criativo se abre após a finalização dos estudos e análises clássicas do departamento de marketing, com a adoção de profissionais de diversos ramos para pensar junto aos profissionais que já integram o quadro do marketing em soluções criativas para a proposta em questão.

Ou seja, não existe antagonismo, ambas as partes são essenciais para o desenvolvimento em marketing.

Não deixe de ler: Inbound Marketing: marketing de atração para novos consumidores

Responsabilidades do Creative Marketing

O primeiro passo do trabalho do time de Creative Marketing é conseguir estimar o sucesso do produto ou serviço do mercado a partir dos dados recebidos.

Essa é uma parte muito importante do processo criativo pois é a partir desta análise que todo o produto será pensado, avaliando riscos, nichos de mercado e público-alvo, que determinarão o sucesso dele, além de conseguir identificar as causas de determinado mercado ter pouco crescimento e procura, se há ou não potencial de crescimento.

Feita essa análise dos dados, se produz o produto que deverá conseguir entender a cabeça dos clientes e conseguir impactar no mercado para o qual foi desenvolvido.

Creative Marketing: Quem faz parte deste setor?

O time criativo de marketing vai ser composto por diversos profissionais, com papéis distintos a serem desempenhados. Vamos listar a organização clássica dessa equipe, com suas respectivas obrigações no desenvolvimento de um produto. O Creative Marketing se organiza assim:

Copywriter ou redator

integrando a primeira fase do processo criativo em Creative Marketing estão os redatores. Eles são responsáveis por criar uma narrativa que envolva os clientes e os consumidores-finais e seja persuasiva, transformando os dados recebidos em uma história que consiga ser facilmente compreendida, com “gatilhos mentais” - que farão com que o processo de decisão do cliente seja mais rápido -,  coerência, além de outros fatores que serão levados em conta para a mensagem seja captada facilmente e, claro, venda o produto, que é objetivo final do marketing.

Leia mais: Monte uma estratégia consistente de marketing de conteúdo

Designer

O designer em Creative Marketing vai receber esta narrativa e transformar em uma apresentação, contendo infográficos, ilustrações, vídeos. Tudo para envolver ainda mais clientes e consumidores-finais, levando em consideração onde será veiculada tal peça.

Diretor Criativo

Este profissional será responsável pelos anteriormente citados, no sentido de garantir que o objetivo da campanha preservado em todas as etapas da criação. Ela garantirá a transformação de uma série de informações pouco trabalhadas em dados qualitativos que serão a chave para o desenvolvimento da campanha e atingirão o público-alvo, fazendo da campanha um sucesso.

É imprescindível que esse profissional consiga trabalhar com ambos os tipos de dados: qualitativos e quantitativos, para que a equipe criativa esteja desenvolvendo a partir dos dados obtidos na etapa anterior.

Assim, você entende que o departamento de marketing funciona aliando profissionais que estarão voltados à pesquisa com profissionais cuja responsabilidade é a criação.

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O Creative Marketing é a parte do setor de marketing que irá fazer uma integração muito bacana entre dados com indicadores muito diferentes uns dos outros, inter relacionando todos eles para gerar uma campanha de sucesso!

A adoção do Creative Marketing em seu departamento de marketing demanda essas estratégias importantes na organização do time, que podem transformar a maneira de criar os seus produtos e serviços e expandir as fronteiras do seu negócio. Esta simples reorganização do seu time pode fazer com que profissionais com um perfil criativo consigam desempenhar um papel que se encaixe melhor a eles, fazendo com que seus resultados sejam muito melhores.

Muitas empresas ainda não organizam seu departamento de marketing desta maneira e não conseguem entender porque não conseguem o alcance devido para que seus produtos e serviços sejam amplamente conhecidos. Reorganizar o departamento pode ser uma saída, não acha? 

Ter o Creative Marketing definido na sua empresa pode te ajudar a ter os profissionais certos para acertar em cheio quando o assunto é atingir o consumidor-final e ter um desempenho incrível em suas campanhas!

Leia também: Marketing promocional: desenvolva boas campanhas para seu negócio

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Até a próxima!

Autor

Gabriel Heitzmann

Viciado em tecnologia e em café. Falo pelos cotovelos.

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