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Criptomoedas no e-commerce: vantagens e desvantagens

14/1/2019

Criptomoedas no e-commerce: vantagens e desvantagens

Oi, pessoal!

Você já ouviu falar de Bitcoin? Aposto que sim!

A tecnologia blockchain e as criptomoedas estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Seja em séries do Netflix ou na seção de economia do jornal, o assunto está na boca do povo.

Ao mesmo tempo em que as criptomoedas se popularizam, surgem várias dúvidas e incertezas sobre o uso e a utilidade desse tipo de moeda para o seu negócio.

Entenda o que são as criptomoedas, além dos benefícios e riscos para o seu e-commerce. De quebra, descubra se as pessoas realmente estão usando esse tipo de moeda e se o Brasil está preparado para essa revolução digital.

Vamos lá?

Ledger distribuído: o que ele tem a ver com criptomoedas?

criptomoedas no e-commerce
Bitcoin: É assim que funciona

O ledger distribuído, também conhecido como registro distribuído, é um tipo de banco de dados mantido por meio da cooperação voluntária de uma rede descentralizada de computadores.

Comparado a redes controladas centralmente, este modelo garante o consenso do grupo e a confiança através do uso da criptografia. Sabe o Bitcoin? Então… Ele é o primeiro e mais famoso blockchain implementado usando esse tipo de rede.

A arquitetura do ledger distribuído está em constante evolução, incluindo não só diferentes tipos de soluções blockchain, mas também novas alternativas.

Um dos conceitos centrais do ledger distribuído é que qualquer participante pode vê-lo e verificá-lo, mas graças à criptografia, somente usuários autorizados podem emitir transações. E ah, as transações não podem ser alteradas. :)

Descubra: Como colocar seu e-commerce no topo do Google e alavancar as vendas

O que são criptomoedas?

As criptomoedas consistem em um ou mais registros de dados numa determinada instância de ledger público. Cada registro contém um valor numérico de uma moeda e/ou talvez dados adicionais.

Por exemplo, a conta do João tem um total de 1.500 moedas no ledger do Bitcoin. Fundamentalmente, isso não é tão diferente de uma moeda emitida pelo governo (chamada de fiduciária), já que grande parte dessa oferta são apenas números numa tela.

A principal diferença entre as criptomoedas e moedas fiduciárias é que a confiança (aquilo que garante os registros precisos) está presente apenas no software de código aberto e nos algoritmos das cripto.

As pessoas realmente usam criptomoedas?

Nos últimos anos, as criptomoedas foram relegadas às pessoas que entendiam de tecnologia.

Mas agora elas estão cada vez mais acessíveis aos consumidores comuns, graças às carteiras móveis e os aplicativos especializados, cada vez mais intuitivos.

Naturalmente, os consumidores mais jovens aderiram às criptomoedas em virtude da confiança em tecnologia e propensão para estar na vanguarda.

A adoção de criptografia ainda não chegou aos quatro cantos do mundo, mas é apenas uma questão de tempo.

Dependendo do seu público-alvo e tolerância ao risco, agora pode ser um bom momento para se familiarizar com as criptomoedas.

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Os e-commerces brasileiros aceitam criptomoedas?

No Brasil, o mercado de criptomoedas ainda é bastante incipiente. Entretanto, os comerciantes que desejam obter uma vantagem competitiva devem considerar incluir esse método de pagamento aos seus negócios.

Você pode executar testes e avaliar a participação do consumidor. Já existem soluções prontas para o comércio eletrônico, que facilitam muito as aventuras nesse mundo ainda desconhecido.

Os processadores de pagamento de criptomoedas incluem serviços como carteiras, integrações de check-out em lojas e, às vezes, conversão fiduciária e depósitos bancários diretos para evitar a volatilidade dos preços.

Entenda quais são os benefícios das criptomoedas para o e-commerce

criptomoedas no e-commerce

Conforme o uso de criptomoedas no e-commerce se populariza, você deve buscar soluções que garantam a eficiência e segurança dessas operações. Veja algumas vantagens de incluir esse método de pagamento na sua loja virtual.

Menor risco de fraude

As transações de criptografia são irreversíveis, devido à natureza de gravação única do razão, portanto, um cliente não pode iniciar um estorno.

A única maneira de realizar o reembolso de criptomoedas é registrá-la como uma nova transação de volta para o consumidor.

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Sem fronteiras

Seja pagamento internacional ou nacional, as criptomoedas podem ser acessadas em qualquer lugar com Internet.

Taxas mais baixas

Geralmente, nas transações feitas com criptomoedas uma pequena fração do valor é pago de volta à rede.

Enquanto os prestadores de serviço têm direito de cobrar as suas próprias taxas, os comerciantes apenas pagam taxa quando movem os fundos recebidos.

Privacidade em primeiro lugar

Com novos regulamentos e escândalos sobre vazamentos de dados por toda a parte, os consumidores estão mais sensíveis à privacidade do que antes. Nem todas as criptomoedas são anônimas, mas existem boas opções que visam atender à demanda por segurança.

Conheça as desvantagens das criptomoedas no e-commerce

As criptomoedas podem ser bastante úteis, mas também apresentam alguns obstáculos que precisam ser superados.

Escalabilidade

Apesar da crescente base de usuários e campanhas publicitárias sobre criptografia, a maioria das redes de contabilidade distribuídas ainda é muito nova. Por ser uma tecnologia extremamente dinâmica, a escalabilidade ainda é bastante incipiente.

Para você ter uma ideia, as criptomoedas atuais lidam com algumas transações por segundo, enquanto empresas como a Visa lidam com mais de 2.000 transações por segundo num dia lento.

Volatilidade dos preços

Por serem uma nova classe de ativos, o verdadeiro valor de mercado pode ser incompreendido por algum tempo. Combine isso com um mercado que funciona 24 horas por dia, repleto de investidores novatos e em grande parte desregulamentado: caos.

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Serviço ao cliente

O suporte a uma opção de pagamento adicional no checkout, que ainda tem algum caminho a percorrer antes da adoção generalizada, pode criar dúvidas e confusão para o cliente. Material educacional pode ser necessário, tanto diretamente aos consumidores quanto aos agentes de serviços.

Como saber se você deve ou não aceitar criptomoedas no e-commerce?

criptomoedas no e-commerce

Infelizmente, essa não é uma pergunta que eu possa responder. As criptomoedas são, sem dúvida, uma alternativa interessante para descentralizar as transações financeiras e estimular outras formas de troca.

Se você ainda não está pronto para aderir às criptomoedas, está tudo bem, sem problemas. A tecnologia ainda é muito nova e os clientes entendem isso. Só cuidado para não ficar para trás, ok?

Espero que eu tenha te ajudado a entender os principais pontos sobre esse assunto. Assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades e comente o que achou ;)

Até mais!

Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

Linkedinhttp://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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