SEO

Curso de SEO: A Melhor Checklist SEO da Internet

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Nós da WebPeak  resolvemos preparar um curso de SEO com checklist SEO essencial para você aplicar em seu negócio na internet.

Sabemos que muitas pessoas enfrentam dificuldades na hora de aplicar o tão conhecido SEO, mas confiamos neste conteúdo para superar todas suas dúvidas, caso você se enquadre nesse perfil.

Qual o Melhor Curso de SEO?

Antes de qualquer coisa, SEO (Search Engine Optimization), pode ser traduzido como otimização para buscadores e trata-se de uma série de técnicas para fazer com que seu site apareça nas primeiras posições das ferramentas de busca, como o Google, por exemplo.

Como você passaria a agir com seu negócio se você ficasse sabendo, por uma pesquisa de fonte segura, que das pessoas que nasceram entre 1980 e 2000 (os Millennials ou Geração Y) somente 6% ‘’botam fé’’ em publicidade?

E outra pesquisa, como esta, que afirma que  76% de todos os consumidores não acreditam em propaganda?

É importante refletir nessas informações para compreender a importância de se aplicar SEO e alcançar, de maneira orgânica, seu pública.

qual melhor curso de seo, checklist seo

Vamos ao checklist SEO perfeito para você se destacar!

Leia também: Como colocar palavra-chave em conteúdos para blogs

Melhor Curso de SEO: produzimos um completo Checklist SEO

Com a introdução que demos acima, certamente está mais fácil entender a importância do checklist SEO que vamos abordar.

Acompanhe agora!

#1 Palavras-chave

Não são necessariamente palavras isoladas, podem ser frases, nossa equipe WebPeak prefere muitas vezes chamar até de ‘’termo chave’’. É por meio delas que os mecanismos de busca identificam os conteúdos, os assuntos sobre o que cada página na internet trata.

Dessa forma, estas páginas são indexadas em ordem de relevância, mediante um algoritmo próprio e complexo. Quando você digita o termo “comprar bicicleta” os buscadores conseguem perceber qual página poderá oferecer o melhor conteúdo para usuários que procuram a melhor bicicleta para compra. Se os seus conteúdos estiverem otimizados, certamente irão aparecer no topo dos buscadores.

Ferramenta de Pesquisa de Palavra-chave WebPeak

  • Sugestões de palavras-chave perspicazes mais lucrativas;
  • Sugestões da sua conta Google Search Console (anteriormente Ferramentas do Google para webmasters) em palavras-chave poderosas;
  • Sugestões de palavras-chave obtidas de sites concorrentes.

A ferramenta de pesquisa de palavras-chave desdobra em valor ao seu negócio, você pode melhorar e simplificar a pesquisa e análise de palavras-chave com a ferramenta de pesquisa de palavras-chave da WebPeak.

Leia mais: Como usar hashtag: entenda como funciona para seu marketing de conteúdo

#2 Otimização de URLs

A URL ou endereço de uma página é um elemento importante tanto para o buscador quanto para o usuário. A URL traz uma ideia do que existe naquela página e antecipa o assunto antes mesmo que a visita seja realizada, garantindo melhor experiência para o visitante.

Para entender melhor, considere essas 2 URLs:

  • www.webpeak.com.br/blog/?p=561333
  • www.webpeak.com.br/blog/seo-tutorial


Qual das 2 é mais fácil de ler e de prever o conteúdo existente?

A sua resposta, certamente, foi a 2ª. Diante disso, você consegue visualizar a importância de realizar a otimização.

O indicado é que ela conte com a palavra-chave, que vai ajudar no ranqueamento e na compreensão. Ao mesmo tempo, o ideal é deixá-la o mais curta possível. Para isso, evite palavras e elementos de ligação e tente concentrar o assunto na menor estrutura viável. Você irá criar URLs otimizadas tanto para o usuário quanto para os algoritmos dos buscadores.

Não deixe de ler: Conheça o Google Panda, Hummingbird e os principais algoritmos do Google

#3 Elabore as meta descrições de maneira correta

Uma meta descrição trata-se de um pequeno texto que aparece abaixo do título da página nos resultados das buscas, e serve como um resumo do que o usuário encontrará ao clicar naquele link, funciona como um elemento de atração.

Uma vez que esse item defina se alguém visitará ou não o seu site, é importante que ele seja elaborado de maneira correta.

Para atender ao Curso de SEO que estamos dando, acrescente a palavra-chave na área, como forma de aumentar a relevância.

Entretanto, não deixe de criar uma chamada criativa e que atue de modo a persuadir. Utilize palavras de impacto de modo a incentivar o usuário a clicar na página.

Outra recomendação importante é que você mantenha o tamanho dentro de parâmetros ideais. O recomendado é que tenha no mínimo 120 caracteres e, no máximo, 156.

Desse modo, ficará visível, sem textos cortados de forma abrupta e você irá manter o máximo de resultados.

#4 Utilize as palavras-chave nos conteúdos publicados

Preste atenção, não adianta selecionar os assuntos corretamente se eles não forem aproveitados de modo adequado. Como você já bem viu, as palavras-chave são bem importantes, porém agora é preciso utilizá-las de maneira assertiva.

Para isso, é fundamental usar as palavras-chave nos conteúdos que você publicar — especificamente, as postagens do blog.  

É uma convenção utilizar a palavra-chave selecionada, pelo menos, na introdução, na conclusão e 1 vez durante o conteúdo. Porém, balanceie essa estratégia de acordo com o tamanho do seu conteúdo. Se possível, aplicá-la em um dos intertítulos aumenta a relevância do conteúdo, especialmente se for no 1º.

Cuidado: Utilize a palavra-chave em excesso (o chamado keyword stuffing). Simplesmente acrescentá-la para aumentar a sua densidade é uma prática ruim e que o Google irá penalizar.

Ao invés disso, dê preferência para acrescentar sinônimos e variações relevantes do tema. Como os mecanismos têm se tornado cada vez mais semânticos, a sua produção ganhará relevância e terá destaque.

#5 Adapte para o ambiente mobile

Uma pesquisa recente indica que para 2019, a expectativa é que sejam mais de 5 bilhões de usuários mobile. Quanto aos negócios, em 2015 metade dos usuários de smartphone descobriu uma nova empresa por meio de uma pesquisa via aparelho.

Diante dessas informações, o mobile está cada vez mais presente e que ele ajudará, progressivamente, os compradores a encontrarem aquilo que precisam.

Sabendo disso, o Google passou a priorizar os sites que possuem uma versão mobile ou responsiva. Ou seja...seu site precisa de um design capaz de se adaptar a qualquer tela.

Mas vá além, como é 108% mais difícil ler um conteúdo estando via mobile, deve-se priorizar a escaneabilidade. Frases e parágrafos curtos, espaços em branco e imagens vêm como favorecimento ao fácil acesso à informação.Esses aspectos contribuem para uma experiência de usuário otimizada, levando a um melhor resultado de SEO. Design responsivo é tudo.

#6 Tenha uma estratégia de Link Building

Para determinar se o seu site é responsivo e que atende aos interesses de quem pesquisa, o algoritmo considera inúmeros fatores. Entre eles estão a confiabilidade do conteúdo e o tempo de permanência do visitante no site.

Esses pontos destacados são muito favorecidos por uma boa estratégia de link building, ou seja, acrescentar links ao conteúdo.

Ao fazer referências de páginas externas de qualidade e autoridade, o buscador compreende que você está oferecendo informação útil para os usuários. Por outro lado, ao fazer link building internamente de forma adequada, é provável que as pessoas passem mais tempo consumindo outros conteúdos.

Com isso, o algoritmo entende que a sua página tem qualidade e oferece posições melhoradas.

Dica: Para ter melhores resultados, não desconsidere o poder do guest post. Com bons parceiros, é possível aumentar o alcance de público e conseguir links de um domínio com boa reputação.Dessa forma, o algoritmo lê o seu site de uma forma otimizada, o que leva a um melhor resultado de ranqueamento.

Gostou da checklist? O Melhor Curso de SEO com a WebPeak!

São muitas as funcionalidades da plataforma, a WebPeak agregou as melhores ações e criou um canivete suíço de SEO que ninguém pode botar defeito.
Podemos considerar a WebPeak  a ferramenta mais completa de marketing digital do mercado. Além de unir todas as ferramentas de SEO em um único lugar, oferece todo suporte aos usuários da plataforma.

Ser a melhor no Marketing Digital não foi um título conquistado facilmente. A WebPeak é a única com preço justo e soluções realmente efetivas.

O que você irá usufruir:

  • Pesquisas de nicho de palavras-chave efetivas;
  • Auditorias e análises de sites;
  • Construção de link building (agora denominada como link earning);
  • Métricas de mídia social;
  • Análises detalhadas de marketing.
Aproveite e veja também: Você vai vender mais com a WebPeak

Conheça nosso Curso de SEO para Loja Integrada

Utilize o SEO (Search Engine Optimization) para ganhar mais Visibilidade na Busca Orgânica, e alcançar mais clientes! 🤩

Não vou ficar de blá blá blá, vamos direto ao que interessa, cumprir todas as ações necessárias para colocar seu site nas melhores posições do Google!

Para quem é indicado o Curso de SEO para Loja Integrada:

- Para quem deseja iniciar o aprendizado em SEO;

- Para quem busca aplicar as boas práticas de SEO;

- Para quem já teve algum contato, mas que aprender mais sobre SEO;

- Para quem já estudou SEO, mas quer se atualizar;

- Para quem de para trazer tráfego qualificado para o seu site;

Sabemos que muitas pessoas enfrentam dificuldades na hora de aplicar o tão conhecido SEO, mas confiamos neste conteúdo para superar todas suas dúvidas. 😃

Melhor Curso de SEO da WebPeak

Evento para Profissionais da Internet, Afiliados ou donos de e-commerce.

Aprenda a metodologia de SEO da WebPeak e supere seus resultados orgânicos na internet.

6 Horas de Muito Conhecimento, Aprenda a fazer SEO em seu e-commerce, site ou blog com um dos maiores especialistas do mercado.

Para quem é indicado o Treinamento de SEO:

- Para quem deseja iniciar o aprendizado em SEO
- Para quem busca aplicar as boas práticas de SEO
- Para quem já teve algum contato, mas que aprender mais sobre SEO
- Para quem já estudou SEO, mas quer se atualizar
- Para quem de para trazer tráfego qualificado para o seu site

Neste Treinamento você vai aprender na Prática como fazer SEO em seu site ou e-commerce!


Pronto! Agora você possui o checklist SEO perfeito para ter notoriedade na internet.

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio!

Até a próxima!  

Últimas Postagens WebPeak

SEO

Quer melhorar sua Taxa de Clique Orgânico? A gente te mostra como!

Google

Google testará o Protocolo IndexNow

Google

Guia SEO: aprenda a encontrar todas as páginas de um site

Google

Como desenvolver uma campanha com resultados no Google Ads