SEO

Curso SEO Grátis com WebPeak

Mônica De Paula

Alpinista de SERP, profissional em posicionamento digital e estratégias online.

Fazer SEO grátis ainda é um desafio, mas não impossível. Existem diversos recursos grátis que irão te auxiliar no processo de otimização do site para os buscadores.

Pensando nisso, fizemos um Mini Curso de SEO Grátis com recursos da WebPeak para ajuda-lo a utilizar o máximo e alcançar as melhores posições com SEO. Neste artigo vamos abordar a linha do tempo que você deve seguir, desde a introdução a ferramenta até sua utilização pratica, dessa forma você poderá tirar o máximo de aproveitamento do que o mundo do SEO pode proporcionar para seu site.

Curso de SEO grátis - Aula 1: Pesquisa de palavras-chave

Anote essas dicas e encontre a ferramenta que melhor atende a sua necessidade de negócio.  

1 - Keyword Planner

Diretamente do Google, a escolha não poderia ser outra. O Google Ads ainda é o preferido, trazendo o primeiro lugar das ferramentas de pesquisa de palavra-chave gratuitas.

O Google Adwords é excelente no momento de começar um site, e pode ficar ainda melhor conforme for crescendo e seu conteúdo for tomando uma proporção maior. O ideal nesta ferramenta é a possibilidade de puxar as informações diretamente do Google, que é o mecanismo de busca que você vai otimizar o site.

O funcionamento da ferramenta é muito simples, basta inserir a palavra-chave no campo de pesquisa, depois a mágica acontece e todas as informações necessárias irão aparecer para serem analisadas.

Fique atento porque muitas vezes você poderá encontrar uma ideia melhor para palavra-chave sugerida pela ferramenta. Além desta vantagem, você também conseguirá analisar:

  • Média mensal de busca
  • Concorrência
  • Lance sugerido

2 - Ads & SEO Keyword Permutation Generator

Esta ferramenta é ideal para quem não sabe por onde começar, ou tem dificuldades em encontrar a palavra-chave. É muito comum no processo de produção de conteúdo se deparar com a dificuldade de encontrar a palavra-chave perfeita para o assunto. Contudo, o AdWords & SEO Keyword Permutation Generator pode ser a ferramenta ideal para pesquisa de palavra-chave.

O funcionamento desta ferramenta também é muito simples, basta colocar as palavras que deseja nas 3 caixas disponíveis, que o AdWord & SEO dará uma lista de possíveis palavras-chaves.

ferramentas grátis de pesquisa de palavra-chave

O único problema da ferramenta é que muitas vezes ela dará palavras sem muito sentido, você terá que dedicar um tempo para analisar todos os resultados da lista.

Aproveite para ler: Planejador de Palavras chave

3 - Google Correlate

Embora seja uma ferramenta não muito usada, o Google Correlate pode ser muito valioso na hora de montar uma lista de palavras-chave. Uma das razões para utilizar a ferramenta é que ela possibilita visualizar quais as palavras que são pesquisadas juntas.

Com as informações dadas pela ferramenta, fica mais fácil montar a sua lista de palavras-chaves, incluindo as palavras-chave de cauda longa. Veja como não tem nada de complicado, você aplica a palavra-chave e recebe as informações:

ferramentas grátis de pesquisa de palavra-chave

Agora, se você está com uma certa dificuldade de encontrar a palavra-chave ideal, basta colocar a principal que o Google Correlate faz o trabalho mais pesado para você.

4 - WebPeak

Recursos profissionais de SEO. Tem um valor trimestral em real, com suporte em português. Você também pode solicitar uma Live Demo para conhecer as funcionalidades em tempo real e testar o recurso de palavras-chave (sem custo).

Curso de SEO grátis - Aula 2: Auditoria Técnica

A ferramenta de SEO da WebPeak é um recurso completo que facilita o caminho do empreendedor digital, com grande facilidade e integrações para os lojistas virtuais.

Os problemas técnicos encontrados em seu site, como Páginas não Encontradas, Links de Imagens corrompidas, Links quebrados, Problemas do servidor, Problemas de acesso à página e Páginas com tempo de resposta a partir de análise gráfica.

É uma excelente maneira de acompanhar seu projeto de modo a encontrar os erros críticos que estão impedindo seu alto desempenho. Além disso, você encontra informações sobre os erros internos existentes em suas páginas.

Por que fazer Auditoria Técnica de SEO?

Efetuar as ações de Auditoria Técnica de SEO é o primeiro passo para qualquer campanha de SEO que irá repercutir em resultados reais. Acompanhar os resultados para avançar sempre mais em atuação é essencial.

Fato importante é que os usuários de busca são motivados e disciplinados. Se você conseguir atraí-los, certamente terá um salto significativo nas conversões.

SEO nada mais é que a alma do seu negócio, pois o tráfego orgânico é muito importante: caso sua página não esteja se saindo bem e os usuários que pesquisam por seu negócio não estão encontrando nos resultados de busca o que eles querem, é bem provável que você esteja falhando no SEO.

Essa história precisa ser revertida!

Auditoria Técnica de SEO com sua Search Console

Dentro de sua conta do Google Search Console você também poderá encontrar informações sobre páginas com erros. Basta acessar sua conta, e rolar até o final.

No print abaixo temos um exemplo de alguns erros que podem ser informados pela plataforma:

curso de seo grátis - auditoria tecnica webpeak

Agora, se você quiser ver mais detalhes, ou páginas específicas, ou um erro específico, utilize a WebPeak. Essa ferramenta trará de forma detalhadas os problemas, onde eles foram encontrados e como você deve corrigir.

Curso de SEO grátis - Aula 3: Otimização de Páginas

É extremamente importante otimizar produtos e categorias dentro de sua plataforma de e-commerce ou loja virtual. A otimização de categorias, marcas e produtos é a conhecida otimização On-Site que deve ser feita seguindo os principais requisitos de que o Google e outros buscadores solicitam.

Agora que você já chegou até aqui e encontrou a palavra-chave ideal, pode partir para a otimização da página.

Acesse sua plataforma, então adicione (ou altere) um produto.

O termo em que iremos utilizar como exemplo será Capinha de Celular.
  • No campo Nome deverá ser inserido a palavra-chave escolhida como nome do produto
  • Indicamos que o título tenha no máximo 70 caracteres
  • Atente-se para que o nome do produto seja replicado na URL
Abaixo temos um exemplo de estrutura SEO para a página desse produto:

No campo de Descrição, insira a descrição do seu produto podendo ser longa ou não, indicamos no mínimo 300 caracteres.

Repita o nome do produto/palavra chave início da descrição, selecione todo o conteúdo determine-o como H2. Ao começar a descrição (na linha abaixo do título H2), insira o nome do produto novamente, logo no início da frase.

Por exemplo: A Capinha de Celular The Flash é autêntica, com design transparente, desenvolvida em material flexível TPU, que possui alta durabilidade...

Ainda no corpo da descrição, é indicado que você adicione uma imagem de seu produto. Porém, vale ressaltar que se você vende em marketplaces essas imagens podem quebrar, então não insira.

Lembre-se: A imagem do produto com a palavra-chave (nome do produto) e insira na descrição.

Se seu produto possuir outros subtítulos, você deverá ir atribuindo com as devidas tags (H3, H4 e H5). E não se esqueça de inserir a palavra-chave no subtítulo.

Como por exemplo:

Dentro dessa mesma página (ou em configurações avançadas), você deverá encontrar campos como tag description e título. Esses são os campos apresentados pelo buscador quando alguém pesquisa, portanto, é essencial que a palavra-chave esteja presente nesses campos.

Para facilitar sua vida, a WebPeak desenvolveu um recurso no qual você digita a palavra-chave escolhida, então nós geramos variações de titile e description para você copiar e colar dentro dos campos de sua plataforma. Veja o exemplo abaixo:

gerador de tag title e description - webpeak

Abaixo temos um exemplo de otimização de produtos na Loja Integrada, mas que a lógica é aplicada em qualquer outro CMS do mundo:

Agora que você já arrumou boa parte da casa, que tal chamar a vizinhança para ver e comentar? Falando em SEO isso é ótimo!

Curso de SEO grátis - Aula 4: Link building

Como você já deve saber, é muito importante ter links externos que façam referência a seu domínio, ou seja, os famosos Backlinks. Mas como consegui-los?

Se você publicar conteúdo atraente, provavelmente já receberá links para seu site. Mas isso raramente é suficiente para tornar seu site competitivo nos resultados de pesquisa. Você deve ser proativo sobre o desenvolvimento de backlinks.

Tenha em mente os seguintes critérios:

  1. Os backlinks devem vir de sites relevantes e que publicam conteúdo de qualidade.
  2. Não deveriam ser pagos. É uma estratégia de "black hat" que o Google não tolera. Seu site pode ser penalizado com ações no modo massivo. Esteja atento. 
  3. Backlinks devem ser construídos lentamente. Se você os criar muito rapidamente, poderá parecer que está manipulando os rankings e acionando as penalidades dos mecanismos de busca.

Para encontrar sites que você pode segmentar para potenciais backlinks, primeiro veja quais sites vinculam a seus concorrentes. Após descobrir quais sites estão vinculados a seus concorrentes, visite esses sites para descobrir se seu conteúdo também é adequado.

Bom, existem diversas formas de se gerar Backlinks e uma delas, é inserir seu link em um site Agregador de links, ou diretórios.

Temos em nossa ferramenta acesso a portais para geração de backlinks, veja o exemplo:

geração de backlinks - webpeak

Insira as informações solicitadas e sucesso. Backlink criado!

Outra forma de gerar backlinks, é analisar os backlinks da concorrência e ver em quais locais você consegue inserir links para seu site. Dentro da WebPeak você também encontra esse recurso.

Curso de SEO grátis - Aula 5: Sinais Sociais

Essa é uma das etapas, que mesmo sem conhecimento, nós já fazemos. É fato que todos participam das mídias sociais, interagindo e compartilhando o que encontramos nessas plataformas, e é nisso que os sinais sociais consistem.

Os clientes são essenciais para seu negócio, promover uma linha de comunicação e educação com seu público torna-se necessário para estreitar o laço e criar relações.

Para criar relações, desenvolver simpatia e ser reconhecida de forma a destacar as possibilidades de seu negócio, devemos entender e acolher seu público dentro de informativos que promovam a comunicação. Para isso devemos traçar a personalidade de seu público e gerar conteúdo que ele queira consumir.

Engajamento é o nível de interação entre o consumidor e a sua marca!

No vídeo abaixo falamos um pouco sobre engajamento social, como monitorar e ver melhores post da concorrência:

Então quer dizer que ter muitas redes sociais ajuda no SEO?

Se você utilizar todas essas redes sociais de forma manual e orgânica, sim. Muitas pessoas já falaram por aí que criar sites em wordpress, blogspot, tumblr, twitter, facebook, google plus, pinterest, instagram, grupos no facebook, fanpage, perfil pessoal, my space e todas as outras milhares de redes sociais possíveis, vale a pena.

Você pode usar ferramentas como o Zapier para automatizar que um conteúdo postado em uma dessas redes seja espalhado para todas as outras. Mas, pode ter certeza, será uma perda de tempo. Ninguém interagirá com uma rede social que só fala e não escuta. Então esteja ativo nas redes!

Então, se for para ter 2 redes sociais mas ser bem ativo nelas, você terá mais sucesso do que ter 200 redes sociais inativas que só fazem links entre si, inflando a quantidade de links que seu site recebe - vale lembrar que um link de qualidade também é uma página de qualidade.

Finalizando com um Checklist Curso SEO

Recapitulando tudo o que vimos até aqui, vamos elencar os pontos de atenção para você não vacilar com o SEO:

  1. Fazer uma pesquisa de palavras-chave consistente e estratégica. Opte por termos com maior volume de buscas e menor competitividade. Teste diversas variações dos termos para trabalhar apenas com os melhores.
  2. Realize auditorias técnicas periodicamente, garantindo que seu site estará livre de links e imagens quebradas. Esse processo deve acontecer pelo menos mensalmente e irá garantir que seus visitantes não fiquem frustrados.
  3. Acompanhe os erros do site e otimize as páginas afetadas. Se seu site tem muitas páginas, inicie a otimização para as páginas com os melhores termos, ou inicie pelas páginas que recebem mais acessos.
  4. Falem bem ou falam mal, mas falem do meu site. Quase isso, mas é importantíssimo que outros sites mencionem o seu com um link, e de preferências que esse link seja em uma palavra importante para seu negócio.
  5. Não precisa dar uma de 'blogueirinha' nas redes, mas esteja sempre em contato com os cliente, fazendo postagens relevantes e que viralizem. Incentive o compartilhamento das postagens e responda os comentários.

Acredito que acabei resumindo o trabalho de SEO com os pontos chave para seu sucesso. Se você utiliza outras estratégias, conta pra gente nos comentários.

Até a próxima! 🖖

Últimas Postagens WebPeak

Marketing

Somos GPTW: uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil

SEO

Você pode aprender SEO com Certificado no LinkedIn

SEO

Atualização Google 2021 de Title Tag: impactos

Google

Guia prático para fazer a Auditoria de SEO no seu site