Da imaginação à realidade: como ter sucesso em vendas

3/5/2018

Da imaginação à realidade: como ter sucesso em vendas

Este conteúdo é urgente por um único motivo: sabemos que você quer vender mais, e mais que isso, compreendemos o seu esforço para desvendar todos os ‘’mistérios’’ por trás deste desafio. Como ter sucesso em vendas? Certamente esta questão já passou (e muito) por sua cabeça, mas essa questão não precisa ser torturante, que tal encarar esse desafio com mais tranquilidade?

É fundamental passar por esse processo com instrumentos de ações e estratégias SÓLIDAS para que você atinja o sucesso. Ninguém nasce um vendedor nato. Mas claro, existem pessoas que são mais propensas que outras ao sucesso no setor de vendas, entretanto, todos podem desenvolver sua atuação e adquirir características de um bom vendedor. Um dos passos mais importantes para se tornar um bom vendedor é compreender que o foco para atingir uma boa venda está no cliente, e não no produto que está sendo comercializado.

Você está atuando desta forma no mercado?

 É importante sempre ter em mente que o faturamento de uma venda não basta, é fundamental também que você tenha clientes que reconheçam seu trabalho e valorize sua empresa e marca, afinal, a consolidação de seu negócio no mercado é a base para seu sucesso.

Mas chega de introdução! No decorrer deste artigo vamos expor os principais pontos que tornam um simples vendedor em um vendedor de sucesso :)

 Vamos lá!

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O segredo para o alcance do sucesso em vendas

Independente do setor, qualquer que seja o negócio, todo empreendimento depende de vendas para sobreviver e ter um crescimento. Sem as vendas é impossível sustentar um negócio. Vender é o carro-chefe para todos os negócios, as vendas correspondem ao faturamento ou receitas brutas, e são essenciais para geração de recursos que vão movimentar as ações numa empresa, toda a operação demanda a entrada, e investimento, de dinheiro.

Um dos fatores essenciais a se pensar é que, caso as despesas sejam superiores às receitas, algo está muito errado, e significa que as vendas estão abaixo do necessário. Entretanto, a receita estiver ligeiramente à frente também não significa sucesso em vendas. Diante disso, o que é o sucesso em vendas?

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Bom, nós da WebPeak carregamos experiência no mercado, e podemos compartilhar que somente vender não basta, é necessário vender mais e vender muito bem. Quem não está inserido nesta lógica tende a se limitar na sobrevivência, a margem do lucro se torna ficção e todo mês é uma luta para pagar funcionários, fornecedores e demais contas relacionadas ao negócio.

Ninguém merece viver nesse sufoco, e é um desafio superar esta dinâmica.

O primeiro passo para superar este desafio é sua decisão pessoal em não se acomodar e viver nessa angústia, o passo mais importante já foi dado. Afinal, o sucesso em vendas depende muito do anseio pessoal de cada lojista e sua equipe de vendas. Todos podem ser bons vendedores, mas para isso é necessário a busca pelo conhecimento, informação, além de uma boa determinação e propósito no projeto.

Se você já está consciente destes pontos, chegou a hora de descobrir como ter sucesso em vendas para melhorar sua atuação no mercado.

Sucesso em vendas: do campo da imaginação à realidade

Muitas vezes, a atenção aos detalhes é o que separa um negócio do sucesso em vendas.  Ações são planejadas com base nos números, e o faturamento é o que guia e age como base para quem vai em busca de vendas.

Num primeiro momento, isso pode dar muito certo, entretanto, há um caminho a ser percorrido para o alcance do sucesso de fato, e este caminho passa mais distante do que se imagina dos números. Vamos ao que interessa: como fazer com que o sucesso em vendas saia de sua imaginação e vá para realidade.

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Foco no atendimento, e não na venda!

Muitos vendedores só entram em contato com clientes e compradores em potencial para oferecer produtos ou serviços, e isso é um dos erros mais explorados pelas equipes de vendas.

No passado, esse tipo de ação caia super bem, e era uma lógica bastante aceita, entretanto, hoje não é mais assim. O novo consumidor valoriza o diálogo, sobretudo porque muitas informações chegam para as pessoas hoje em dia. O papel das mídias sociais, e o vínculo da informação é outro, e quanto mais direto você for na venda, maiores são as chances de rejeição por parte do consumidor.

O foco no atendimento é um dos pontos principais para superar a ausência de vendas, quando você se posiciona como um parceiro, disposto a ajudar com seu produto ou serviço, a chance daquele consumidor confiar na sua marca está muito mais próxima da realidade, e faz toda diferença no processo de venda.

Vender nos tempos atuais é mais difícil que no passado, mas temos boa notícia: está aberto o espaço para vendedores com outras estratégias e táticas, e vendedores que antes eram julgados como bons por serem incisivos tendem a não ficarem mais no caminho. É a oportunidade perfeita para você alcançar o sucesso em vendas.

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Entenda qual o problema central do seu cliente  

O objetivo final de todo vendedor é a descoberta do problema do cliente. Entender o que de fato ele precisa e como você pode ajudá-lo. Se um cliente está em busca de uma bicicleta é porque ele quer uma, parece redundante, mas estamos abordando dessa forma para o que vem a seguir, que é o mais importante:Você precisa descobrir o motivo do cliente em buscar uma bicicleta, isso muda tudo. 

Adentrar o mundo do cliente, estar aberto ao diálogo e encontrar informações que vão auxiliar na decisão do comprador são pontos que fazem toda a diferença no mundo que estamos vivendo agora. A bicicleta é para uso cotidiano? Para trabalhar? Para o lazer?

Investigar as razões que fazem com que os clientes estão comprando, ou em busca, de determinado produto é muito importante para seu sucesso em vendas.

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Auxilie seu cliente na decisão final de compra

Uma vez que você descubra qual o problema do seu cliente, o próximo passo é estar presente para sanar todas as dúvidas sobre o que comprar. São inúmeros os produtos presentes no mercado, que está cada vez mais diversificado, com diferenças em modelos e muitas funções semelhantes difíceis de distinguir.

São questões como preço, cor, ou até mesmo design, que fazem toda diferença. Caso você tenha conseguido chegar neste momento e percebe que o seu potencial comprador realmente não sabe o que fazer, a melhor opção é dar tempo ao tempo. Ajude da melhor forma possível, porém, lembre-se de não ser invasivo, essa ação já não cola mais.

Deixe que o comprador se sinta bem e seguro para realizar a sua compra, os seus diferenciais já foram apontados, e certamente ele já sabe bastante sobre seu negócio. Apresente disposição e ajuda para o que precisar, se coloque como contato futuro, a partir do momento que estas ações forem tomadas, a garantia da tomada de decisão segura e assertiva está mais próxima.

Todos os compradores gostam de gastar dinheiro com a coisa certa. Não esqueça do ponto que já destacamos: o atendimento é mais importante que a venda em si.

Encare a venda como consequência do bom atendimento

Já destacamos bastante a importância do bom atendimento, e agora? Chegou a hora de pensar em vender!

O que poucas equipes de vendas sabem é que um dos segredos mais importantes é a compreensão que a venda é natural quando o atendimento ao cliente é bem feito. Ser cordial e convidativo para sanar qualquer questionamento, ou até mesmo para apresentar seus produtos, faz toda diferença. É um dos segredos que já separa um vendedor mediano de um vendedor de sucesso. Utilize sua experiência como consumidor na hora de desenvolver as estratégias como vendedor.

Reflita sobre qual tipo de vendedor te traz más lembranças. Certamente você irá identificar o tipo de vendedor petulante, que não agrada, e o que foi proativo, atencioso e disposto para sanar suas dúvidas.

A segurança de um bom vendedor é tudo, não ter medo e nem ‘’corpo mole’’ para conversar faz toda diferença. Percebe como um bom atendimento torna a venda uma consequência?

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Não se aborreça com um ‘’não’’

A recusa de uma venda é um fator comum, e faz parte na vida de qualquer vendedor. Você pode ser o melhor vendedor do mundo, saiba que nem tudo está sob controle. Aceitar que a negação é uma realidade deste setor te faz um vendedor melhor, e não influenciável. De que vai valer sustentar o sentimento de recusa?

Quando o vendedor se desestimula com o ‘’não’’, seu trabalho é afetado, a autoconfiança se perde, e o risco de perder vendas está em jogo. Não deixe essa questão afetar seus negócios. As objeções e negações são naturais em uma negociação. A frase “vou pensar” vai aparecer muitas vezes no cotidiano, e isso é comum, natural, e faz parte do mercado.

Nem todos que procuram por serviços e produtos estão dispostos a comprar, muitas vezes estão em busca de ajuda para identificar qual a própria necessidade, há casos de curiosidades, preocupações, dúvidas ou em busca de informações. Categorize os tipos de clientes que existem e fique tranquilo quando ouvir um ‘’não’’. Levar para o pessoal só irá afetar sua carreira profissional.  

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Instrumentos para captar e fidelizar clientes

Diante de tudo que abordamos até agora, deve ter ficado claro que existem estágios diferentes no processo de vendas, e esses precisam ser respeitados. Um deles é que muitos potenciais clientes só buscam informações e não estão prontos para compras.

E podemos até dizer que é mais que isso, muitos exigem ações específicas e pontuais. A abordagem para aquele que não o conhece, ou ainda não identificou o interesse e necessidade na sua solução, é fundamental nesta questão. E como seu sucesso em vendas está relacionado aos instrumentos que você usa?

Simples. Vamos apresentar agora algumas formas de abrir o diálogo com esses clientes para que adentrem no mundo em que sua solução é a melhor do que a do seu concorrente.

Os emails marketing, por exemplo, que ainda é um dos recursos mais aceitos por clientes em potencial. Se coloque no lugar do consumidor, quando você lê em sua caixa de email um assunto que chama sua atenção, dificilmente você não abre esse email, certo?

Eles ainda são um das melhores formas de estabelecer contato pessoal com clientes.

Uma vez que os emails marketing estão nesta categoria de recurso favorável para seu negócio, capturar novos leads é uma consequência, e esses leads são potenciais consumidores de sua marca.

Oferte ao seu contato material digital completo, como um eBook, conteúdos recheados de informações que eles irão se interessar, convites para webinars, entre outros materiais que irão embasar sua atuação no mercado digital.

Essa ação faz com que seu cliente já saia ganhando, um bom conteúdo, repleto de informação, e de graça é o que torna sua marca diferente frente aos concorrentes. O público percebe ganho antes da abordagem, que antigamente era bem aceita, ‘’violenta’’, incisiva e direta. O novo consumidor valoriza outras formas de abordagem, como as que citamos que estão voltadas para o diálogo aberto. Não se esqueça disso.

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Diferentes formas de pagamento

Queremos concluir este conteúdo destacando uma etapa muito importante. É fundamental que você ofereça a forma de pagamento que seu cliente pode pagar pela compra. Algumas vezes as condições de pagamento determinam a não compra de produtos.

Se você não oferece as condições de pagamento que seu cliente pode pagar, este mesmo cliente que se interessou por seu produto ou serviço irá bater na porta da concorrência, e perder um cliente não está em seus planos, não é mesmo?

Abordamos as principais ações que você deve tomar para ter sucesso em vendas. É muito trabalho pela frente, mas nenhum caminho será em vão, é o momento de arrancar dos sonhos seu negócio de sucesso.

Separamos este conteúdo especial para você: 5 principais meios de pagamento online para seu negócio

Como a WebPeak vai te ajudar a vender mais

A WebPeak é uma plataforma que coloca seu site no topo dos resultados de busca, conseguindo elevar o posicionamento das páginas através do SEO, e fazendo comparações no mercado digital em tempo recorde para garantir a mobilidade e garantindo os primeiros lugares no Google.

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O mais interessante é que, o que antes era uma coisa difícil, que mais parecia um bicho de sete cabeças, hoje não é mais algo complicado quando se busca auxílio no lugar certo. A procura por plataformas para hospedar um site, por exemplo, pode ser bem mais simples com algumas avaliações, e não ter aquela dor de cabeça mais tarde, uma vez que isso também pode impedir seu negócio de vender mais.

A WebPeak possui uma ação visionária no mercado digital, e está em torno do monitoramento das principais plataformas de ecommerce, como Tray, Xtech, Vtex, entre outras.

Leia este conteúdo e fique por dentro: Comparativo de plataformas de ecommerce: Tray Commerce, Xtech Commerce, Loja Integrada, E-ComClub e Nuvem Shop

Não deixe de nos acompanhar! :)

Até a próxima!

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio

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