5 minutos

[Definitivo] Como fazer SEO E-com.Club

[Definitivo] Aprenda Como fazer SEO E-com.Club e melhorar o rank do site! Acompanhe as novidades do blog e não deixe de compartilhar as dicas com os amigos :)
[Definitivo] Como fazer SEO E-com.Club
Escrito por
Marcos Custódio
Publicação
28/2/2024

Olá, tudo bem com você?

 Nós prestamos atenção nas dificuldades que você sente e, traçamos estratégias de forma a solucionar seu problema, isso está em nossa essência.

Nosso foco é trazer resultados reais em forma de vendas e aumento de visibilidade, para Micro e Pequenas empresas. Esse é o nosso negócio!

De fato gostamos de compartilhar conhecimento. Seguindo esta filosofia criamos um conteúdo especial para os lojistas da E-Com.Club, para que você aprenda como fazer SEO na E-Com.Club.

Leia também: SEO para E-commerce - Otimização para Lojas Virtuais

Saiba como fazer SEO na E-Com.Club com nosso guia

E-COM.CLUB é uma das mais novas plataformas de hospedam de lojas virtuais, a plataforma desenvolveu um projeto inovador que permite a criação de lojas mais versáteis, completas e intuitivas, com a disponibilidade de diversos setores que irão orientar na administraçao de seu E-Commerce. A plataforma garante o cadastro de diversos produtos, controle de estoque, desenvolvimento de marketing geral, integração com redes sociais, configuração de e-mails para os clientes da loja, diversas formas de pagamento, entrega.  Leve, prática e simples, é perfeita para quem deseja obter independência nas vendas on-line.

Aqui você poderá encontrar alguns termos técnicos que talvez ainda não conheça, mas nós vamos explicar melhor de forma aumentar seus conhecimentos na internet.

Saiba o que é E-Commerce:

E-commerce, que na língua portuguesa significa comércio eletrônico, é uma modalidade de comercialização que empreende suas transações financeiras através de dispositivos e plataformas eletrônicas, como por exemplo tablets, smartphones e computadores. Este termo é basicamente utilizado para compras e vendas de produtos on-line.

SEO - Search Engine Optimization:

Nada mais é que um composto de técnicas que têm como notável objetivo tornar os sites mais confiáveis para os mecanismos de pesquisa, trabalhando palavras-chave de qualidade que poderão alcançar um ótimo rankeamento nos resultados de busca. Sua relevância comercial é indiscutível, aparecer ou não nos resultados de busca do Google pode insinuar sucesso ou fracasso para uma empresa.

Mas antes, o que é SEO?

SEO, no bom português é a otimização dos processos de busca, ou seja, é um processo gratuito e orgânico que pode trazer maior visibilidade a sua página em ferramentas usuais de busca.

Dividido em elementos internos (controláveis pelo gerenciador de página) e externos (não controláveis), é importante balancear o conteúdo, a qualidade e arquitetura das informações apresentadas com a confiabilidade, respostas de mídias sociais e links externos.

SEO nada mais é que o conjunto de técnicas com o principal objetivo de tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos.

Saiba o que é: SEO On Page

O SEO On page é a manipulação das informações de página que ajuda na indexação de suas páginas, além de ser uma estratégia de Marketing Digital indispensável nos dias de hoje. Responsável pelo posicionamento e manutenção do ranking do site em buscas orgânicas.

É preciso analisar vários fatores relevantes na página a ser otimizada e também conhecer o mercado/negócio do cliente, para que tudo esteja de acordo e, possa trabalhar um bom conteúdo.

O primeiro ponto a se observar quando falamos de SEO on page é o CONTEÚDO, que deve ser excepcional, autêntico, completo e engajador ao leitor pois, tão importante quanto ter visibilidade na página inicial de ferramentas de pesquisas é manter o leitor após o clique inicial.

Não deixe de ler: SEO para E-commerce - Otimização para Lojas Virtuais

Alguns tópicos são essenciais na construção do conteúdo, veja só:

Arquitetura Online

Um site que demora a carregar ou não é compatível com dispositivos móveis, que gera conteúdo duplicado, utiliza URLs longas e complicadas que não são interessantes quando falamos de SEO.

Informações duplicadas podem confundir os buscadores e, assim, classificar o seu site mais baixo do conteúdo mais antigo por causa disso.

Para descobrir quais informações estão duplicadas, acesse o Google Webmaster, vá em ‘Aspectos de pesquisa’> ‘Melhorias de HTML’ e veja quais informações estão repetidas.

Por exemplo, se você ver que existem Tags de títulos adicionais ou META descrições adicionais, provavelmente significa que essas páginas podem ser acessadas por várias URLs diferentes, o que confunde os Buscadores.

Lembre-se que seu e-mail e número de telefone devem estar na parte superior ou na parte inferior de todas as suas páginas, mas sempre bem visíveis e de fácil entendimento.

Clicar no logotipo de um site deve levar um visitante, imediatamente, para a página inicial, seja o logo em uma imagem, o nome em negrito ou uma clipart animada, é fácil de vincular qualquer item em seu site à sua página inicial. Isso, além de facilitar a vida de quem acessa seu site, indica aos buscadores sua localização aumentando seu posicionamento. Saiba mais em Planejamento online.

Conteúdo da Página de destino

Um texto completo, de qualidade a um público ou tema em específico tem um melhor direcionamento e junto de uma boa escrita, garantem qualidade à sua página de destino.

Os robôs de busca tendem a dar mais pontos positivos a textos com maior densidade, ou seja, o uso sábio das palavras-chave e boa interação com usuário; links externos direcionados de sites renomados, dados e porcentagens com fontes conhecidas são essenciais para construir a reputação do seu site.

Outro fator importante em SEO é o elenco de palavras-chave que não só guiam o seu conteúdo, como também, quando bem escolhidas, trazem um tráfego mais qualificado para seu site. As também chamadas keywords não se limitam apenas a palavras, como também sentenças mais específicas para direcionamento (shot tail middle tail, long tail keyword). Para ser mais certeiro na escolha das palavras-chave, utilize um Planejador de Palavras- Chave.

Engajamento

Após o clique inicial de um visitante, seu conteúdo precisa ser atrativo para fidelizar um visitante, então uma ótima tática é sempre se manter atualizado com possíveis upgrades, assuntos pertinentes e atualidades globais.

Lembre-se das influências externas que podem gerar ou não interesse do usuário, sempre tenha em mente as preferências do público que você procura atingir.

O desenvolvimento social de engajamento de mídia exige um know how para aplicar as métricas corretamente. Planeje uma estratégia de engajamento com base em informações e dados coletados, saiba onde está o seu público-alvo e como as pessoas dentro dele estão se comunicando.

É necessário estar presente, atento e interagindo o mais rápido possível para gerar engajamento. Envolver-se com o seu público, respondendo a perguntas ou dando dicas valiosas, é a melhor maneira de garantir uma espécie de lealdade para o seu site/fan page e ainda humaniza a você.

Ou seja, não basta apenas que você apenas fale: é preciso conversar com o seu público!

Leia também: A importância do Web Mobile para E-commerce

Visibilidade

É importante pensar em utilização de keywords que não sejam genéricas, com título atraente e cabeçalho focado em direcionar com qualidade um visitante potencial. Portanto, metadados bem direcionados são importantes quando falamos do atrativo visual em páginas de busca.

Os buscadores enviam “spiders ou bots” para reunir as palavras em seu site usando elementos META. Estes elementos HTML são utilizados para fornecer Metadados sobre uma página Web. Os spiders só podem pesquisar páginas que têm os elementos META e avaliar o quão pertinente é para uma pesquisa.

É importante adicionar informações relacionadas ao seu site para ajudar os bots a compreender os dados que lá estão, através de um o título pertinente e uma descrição de palavras-chave específicas para cada página de destino.

Faça títulos e descrições distintas para cada página do seu site. Tenha um título descritivo com no máximo 70 caracteres. Evite o uso de títulos comuns, atualizando seus títulos para coincidir com o conteúdo exibido na página específica. Para as descrições usar, no máximo, 170 caracteres e certifique-se elas estão em todas as páginas listadas e artigos individuais em seu site.

Saiba o que é: SEO Off-Page

Alguns fatores externos nos quais você não tem controle, podem ser consequências positivas do planejamento e otimização dos elementos internos e são fatores a se considerar quando se trata de SEO.

  • Confiabilidade: Sites mais antigos, especializados e com plataformas user-friendly são facilmente enquadrados nessa categoria, mas isso não impede que novos sites de conteúdo ou e-commerce fiquem pra trás. Com o conteúdos planejados, completos e verificação de identidade (uma pessoa real e não robô gerindo a página), podem fazer frente ao tradicional, virando até referência digital no segmento direcionado.
  • Indicações externas: também são cruciais nesse momento. Citações orgânicas, textos-âncora e indicações de fontes confiáveis mantêm o ~buzz~ social que a sua empresa precisa- Qualidade x Quantidade: As indicações externas são rankeadas de acordo com a relevância e visibilidade do site, ou seja, citações de sites-referência são mais pontuais do que diversas citações de fontes novas. Mesmo assim, é importante manter um equilíbrio.
  • Social media: Apesar de polêmico, pois o próprio Google já afirmou que postagens em redes sociais não são rankeadas pelo SE (Search Engine), a reputação na era digital muitas vezes pode ser construída ou destruída de acordo com a gestão de mídia social.
  • Dados geográficos: O direcionamento por região (país, cidade, etc) é importante para SEO, pois procura atingir possíveis visitantes em uma determinada localização.

Os motores de busca avaliam o número e a qualidade dos links que apontam para o seu site. Isso é um dos fatores mais importantes para determinar a posição no ranking. Backlinks são os links contidos em sites e páginas, que fazem referência a seu site.

Exemplo: uma blogueira faz um tutorial sobre determinado produto e insere na postagem, um link de seu produto na loja.

A maior parte dos links gerados para classificação ‘imediata’ nos buscadores, são comumente chamados de linkspam ou técnica ‘blackhat’. Essas técnicas são identificadas quando uma empresa coloca muitos links em um curto espaço de tempo, como referência para seu site, independentemente do contexto das páginas que estão referenciando.

Existem diversas técnicas passíveis de penalização pelos motores de busca, seja com a perda do rankeamento ou até mesmo banimento do site.

Veja alguns exemplos:

  • Links comprados, sem indicação de campanha publicitária;
  • SPAM, queda de qualidade em detrimento a divulgação excessiva e não direcionada;
  • Pirataria ou plágio de conteúdo;
  • Conteúdo superficial;
  • Excesso, repetição e hidden keywords (palavras-chave não visíveis ao usuário, mas reconhecidas pelo SE);
  • Ads em excesso ou sem direcionamento específico;
  • Cloaking, conteúdo apresentado difere do conteúdo real da página. Textos e links escondidos, por exemplo.

Principais Fatores SEO E-com.Club

É uma plataforma de lojas virtuais que engloba diversas referências de SEO com uma eminente e sublime capacidade de atender as exigências de seus clientes. Com sua excelente desenvoltura, a E-Com.Club está inserida na lista das mais fundamentais plataformas de e-commerce do momento. Leve, prática e simples, é perfeita para quem deseja obter independência nas vendas on-line. Neste artigo, iremos mostrar como utilizar esta plataforma de modo simples e proveitoso.

Primeiramente, acesse o painel administrativo de sua plataforma.

Na parte central da página principal, clique em "PRODUTO - Adicionar primeiro Produto":

como fazer seo e-com.club

Na tela na qual você foi redirecionado, as tarefas para adicionar produtos estarão divididas em abas únicas para cada tarefa:

Básico / Descrição / Estoque / Preços / Frete / Organização / SEO.

Na Aba BÁSICO, você irá inserir o tipo de produto à ser inserido:

Simples / Com Opções / Agrupado / KIT / Digital

Qual a palavra-chave que melhor se adequou ao nome de seu produto (é aconselhável que o nome do produto não disponha de muitas informações técnicas, ele deve ser concisa e breve) e, URL (torne sua URL amigável para o seu cliente, tendo em vista que uma URL muito extensa não traz confiança ao comprador).

como fazer seo e-com.club

Na aba DESCRIÇÃO (tarefa muito importante para o SEO), você irá descrever seu produto de forma ampla e que mostre ao consumidor os benefícios que terá ao adquirir seu artigo (aconselhamos que sua descrição tenha no mínimo 300 caracteres).

Coloque o título/subtítulo de seu produto em H1, H2 ou H3: As Heading Tags são recursos de programação HTML que são aplicadas para destacar títulos e subtítulos. Essas Tags são elementos importantes pois é assim que o Google determina o principal assunto abordado em seu texto. Também está disponível a inserção de Vídeo para descrição do produto, o que ajuda a incrementar a página e disponibilizar mais informações para o consumidor.

como fazer seo e-com.club

Na aba ESTOQUE, o lojista irá informar quantas unidades do produto está disponível em estoque Virtual e Real. A aba está dividida em Campos:

Virtual / Real / Mínimo / Disponibilidade.

Aba muito importante! Lembre que produto sem estoque não estará disponível na loja.

> No campo VIRTUAL será limitado o número de unidades de produto na compra.

> No campo REAL (opcional) usado para controle administrativo, não influencia na loja.

> Nos campos de Controle de Estoque, pode-se escolher qual forma o lojista quer controlar seu estoque virtual e real.

> No campo MÍNIMO, será indicada a quantidade mínima de produtos a serem adicionados ao carrinho.

> No campo DISPONIBILIDADE, indicar o prazo em dias ÚTEIS para o envio do produto (após aprovação do pagamento). OBS: NULO ou 0 (zero) indica disponibilidade imediata.

como fazer seo e-com.club

Na aba PREÇOS, será atribuído o VALOR REAL do produto (indica o preço de lista), valor em PROMOÇÃO (indica valor do produto com descontos) e também a validade da promoção (o valor promocional será desconsiderado caso a validade da promoção estiver em branco ou anterior à data atual), valor em ATACADO e quantidade (indica valor do produto em alta quantidade), a ferramenta ATACADO SÓ está disponível para contas PRO2 ou superior.

como fazer seo e-com.club

Na aba FRETE, será mensurada todas as dimensões do produto:

Peso / Altura / Largura / Comprimento.

Preencher os campos de Frete é opcional, mas ajuda na precisão do cálculo de frete.

Para configurar o FRETE GRÁTIS em qualquer forma de envio se o peso for Nulo ou 0 (zero).

como fazer seo e-com.club

Na aba ORGANIZAÇÃO, você irá inserir o Código de identidade do seu produto, a Marca do seu produto e a Categoria que faz referência ao seu produto.

como fazer seo e-com.club

Na aba SEO, iniciaremos o uso de uma ferramenta muito importante para o posicionamento online de seu E-commerce.

Tittle Tag é a atribuição dada ao título da aba no navegador do usuário. O Tittle Tag é de extrema importância para o SEO interno de um site, pela grande relevância que o buscador atribui a ele na hora de realizar uma busca. Logo, está claro que saber como construí-lo é imprescindível para o SEO de sua loja.

Meta Description será a descrição de sua página para os robôs de busca, aparecerá nos motores de busca GOOGLE, BING. As Metas Tags são linhas de textos em HTML que descrevem o conteúdo da página do seu produto na WEB. Essas metas tags estarão apenas no código HTML das páginas, elas ficam dispostas entre as tags <head> </head>, são elas quem vão auxiliar os robôs de buscas a encontrarem suas página, dentre outras funções.

como fazer seo e-com.club

Após o preenchimento devido ao seu produto, volte a aba >BÁSICO< e clique em Salvar.

Pronto, seu produto já está cadastrado na loja!

Logo depois você será redirecionado a uma outra aba, onde você poderá anexar fotos de seu produto.

Importante: Insira fotos com alta qualidade, para que os compradores observem com melhor precisão as características de seu produto, reduzindo o número de trocas ou devoluções.

como fazer seo e-com.club

Para adicionar Imagem: Clique em ADICIONAR IMAGEM, você será direcionado a uma nova página, vá em UPLOAD, clique em Escolher Arquivo, selecione a imagem de seu produto e o anexe. Após isso clique em Salvar.

como fazer seo e-com.club webpeak

Logo, a imagem selecionada irá aparecer na aba Imagem, certifique-se que é a foto exata e clique em Salvar Ordem.

como fazer seo e-com.club

Redirecionamento de Páginas:

Todos nós já nos deparamos com a comum impertinente página de erro 404: "Page Not Found". Em decorrência deste erro, o usuário certamente irá perder a segurança em seu site e duvidosamente irá voltar, principalmente se aquela for sua primeira visita. Páginas com erros não são indexadas, e são um catastrófico negócio para o SEO de seu site.

Os erros mais comuns de serem presenciados são:

500 – Internal Server Error – indica uma falha interna no servidor. Há diversas razões que podem resultar neste erro, como por exemplo, erros de permissões na leitura ou ainda uma falha na estabilidade do site;

404 – Page not Found – indica que a página não foi encontrada. Isso significa que o arquivo (página) hospedado neste servidor não foi encontrado. Em alguns casos, é comum que um produto esteja fora de linha ou que alguma página, campanha ou algum conteúdo de seu site deixam de ser exibidos, ou seja, essas falhas acarretam na disponibilidade dessa página, e isso gera uma má experiência ao seu visitante, sabendo que ao visitar seu site o usuário receberá a mensagem “Página não encontrada” (Erro 404) e também não garante que os buscadores confiem na indexação. Nesses casos o ideal é redirecionar o usuário para uma página que seja mais amigável, de preferência com conteúdo relacionado ao conteúdo antigo;

302 Temporary redirect – é um redirecionamento de uma página para outro endereço, mas com indicação de caráter temporário, não permanente.

Atrelado a esses códigos, está o redirecionamento 301, que indica quando uma página ou site mudaram permanentemente de endereço. O código exige que seja feito redirecionamento do link antigo, endereçando esse link antigo a uma nova página, garantindo que seja atribuída toda a autoridade  do link antigo ao link atual.

Quando você tentar ir para alguma página onde a mesma esteja com algum destes tipos de erro, irá aparecer a seguinte informação:

como fazer seo e-com.club

Mas não se desespere, na própria plataforma E-COM.COM há uma opção de redirecionar o visitante de uma página antiga para uma nova.

Você deverá acessar o Menu Superior > EXTRAS > Redirecionamentos 301.

Insira sua antiga e sua nova URL nos campos indicados, em seguida, clique em adicionar redirecionamento.

12344.png

Pronto, seu problema com páginas quebradas estará resolvido, para esse bloco de links adicionados. Logo abaixo existirá uma listagem onde estão presentes todos seus redirecionamentos, contendo URL antiga e a atual.

A Plataforma E-COM.CLUB disponibiliza inúmeras extensões gratuitas e pagas para você personalizar sua loja virtual da maneira que desejar, sem utilizar muito tempo ou incremento. São diversas vantagens criadas de um modo prático e simples de tornar seus clientes empreendedores de sucesso.

Neste post fizemos um guia definitivo sobre como utilizar esta plataforma, sobre como realizar a otimização de SEO dentro dela em um passo-a-passo acessível. Caso possua alguma dúvida, não deixe de nos contatar comentando sobre o conteúdo.

Assine nossa newsletter e até a próxima!

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager