Descobrir palavras-chave com Serpstat

6/8/2018

Descobrir palavras-chave com Serpstat

Olá, pessoal!

Hoje você vou te ensinar a descobrir palavras-chave com Serpstat. Trata-se de um procedimento bastante simples e que vai te ajudar a ter ótimos resultados com essa ferramenta poderosa. Vou traduzir os botões para facilitar sua navegação, a tradução estará entre parêntesis cada vez que eu mencionar um termo em inglês.

Vamos lá!

Leia também: Por que usar o planejador de palavras-chave em minha loja virtual?

Descobrir palavras-chave com Serpstat

A Serpstat é uma ferramenta muito poderosa para procurar por palavras-chave, com uma base de dados diferenciada que te trará resultados incríveis para vender mais e ter mais acessos, além de permitir que você espie as palavras-chave que levam acessos para os concorrentes.

Primeiro vou te mostrar como descobrir palavras-chave com Serpstat para alavancar o seu site. Logue na plataforma e clique no botão Keyword Selection (Seleção de Palavras-Chave) na barra lateral esquerda. Essa ferramenta te trará novas ideias de palavra-chave além de competitividade, volume de pesquisa, custo do clique, quantidade de resultados de pesquisa e redes sociais relacionadas à pesquisa.

Descobrir palavras-chave com Serpstat

Em seguida, você deverá escolher uma palavra-chave (keyword) para que a Serpstat se baseie e te sugira outros termos. Você deverá selecionar a base de dados do Google Brasil como na imagem de exemplo.

Descobrir palavras-chave com Serpstat

O número ao lado de onde você vê as bandeiras e as iniciais dos países, é a quantidade de sugestões que a ferramenta de trouxe.

Logo depois, você a lista de Keywords (Palavras-Chave).

O primeiro resultado é sempre o que você está pesquisando, os demais são as sugestões.

Vou deixar aqui a explicação de cada um dos termos trazidos pela ferramenta para descobrir palavras-chave com Serpstat

  1. Keyword Difficulty (Dificuldade da palavra-chave): Avaliação do nível de competição pelas palavras-chave em questão, afim de aparecer nos Top 10 da SERP (Página de Resultados da Ferramenta de Busca).

Os números corresponderão à seguinte classificação:

0-20 Fácil

21-40 Média

41-60 Difícil

61-100 Muito difícil

2) Volume Google: Volume de pesquisas mensais pelo termo de acordo com o Google Ads.

Não deixe de ler: Google Ads: veja o que mudou!

3) Cost, $ (Custo): Aqui, a Serpstat te mostra o valor do CPC (custo pelo clique) em média no último ano. Isso é importante para estratégia de anúncios patrocinados.

4) Competition in PPC (Competição em PPC): Nível de competição entre domínios para determinadas palavras-chave, numa escala de 1 a 100%. A média vem do Google Ads e vai te dar um bom panorama de como fazer seus links patrocinados. Quanto mais domínios competirem pela palavra-chave, maior a porcentagem.

5) Results (Resultados): Número de resultados providos pelos buscadores em relação à palavra-chave.

6) Social Domains: Domínios de redes sociais que aparecem no Top-100 com a palavras-chave.

Descobrir palavras-chave com Serpstat

Você poderá filtrar as informações para exibir as métricas mais relevantes para o seu negócio. Clicando em “Filter”, você poderá adicionar os filtros conforme mostra a imagem, podendo salvar o modelo para pesquisas futuras também, como mostra a imagem. Clique em Apply “Filter” para concluir.

Descobrir palavras-chave com Serpstat: Related Keywords (Palavras-chave relacionadas)

Em “Related Keywords”, você conseguirá sugestões de palavras-chave que sejam relacionadas à sua busca. Para acessar veja a imagem de exemplo. O campo de busca se mantém o mesmo.

Descobrir palavras-chave com Serpstat

Nos resultados, a única aba diferente das que eu já te mostrei é a “Connection Strength” (Força da Conexão) você tem um indicador do quão forte é a relação entre a sugestão e a sua busca. Essa busca é o ideal para quem já explora palavras-chave e quer tentar variações que atraem mais cliques.

Viu como descobrir palavras-chave com Serpstat é fácil?

Descobrir palavras-chave com Serpstat: Search Suggestions

A função Search Suggestions (Sugestões de Busca) traz o volume de busca de pesquisas relacionadas à palavra-chave que você está buscando. Trata-se de uma boa ferramenta para entender o que se passa na cabeça que quem está procurando por algum serviço que você oferece, por exemplo, ou para ter uma ideia de termos long tail para o seu site.

Não deixe de ler: O Guia de SEO para iniciantes

Siga o exemplo para acessar:

Descobrir palavras-chave com Serpstat

Descobrir palavras-chave com Serpstat: Top Pages

Quer saber quais sites estão recebendo mais cliques para os termos que você quer trabalhar? Use a ferramenta Top Pages da Serpstat e descubra com facilidade quais são os sites mais acessados quando um usuário busca pelas palavras-chave.

Organic Keywords (Organic Keywords): Quantidade de palavras-chave, inclusive o termo pesquisado, que ajudam a página aparecer no Top-100 do Google.

Potencial Traffic (Tráfego Potencial): Estimativa de quantos acessos mensais a página pode ter se estiver posicionado no primeiro lugar da SERP levando em consideração as palavras-chave para quais aparece no top 20.

Gostou?

Conheça a Serpstat e busque com facilidade por palavras-chave e além de todos esses recursos incríveis que eu mencionei aqui. Acompanhe nossas postagens e descubra essa ferramenta potente para fazer um excelente trabalho de SEO.

Descobrir palavras-chave com Serpstat

Descobrir palavras-chave com Serpstat: Competitors

Para descobrir quem está melhor posicionado para determinadas palavras-chave, utilize a ferramenta Competitors (Competidores). Na imagem de exemplo, busquei por “comprar roupas infantis”, veja que nas primeiras posições você encontra lojas muito conhecidas do público.

Descobrir palavras-chave com Serpstat

Common Keywords (Variações das Palavras-chave): Variações da palavra-chave pela qual você está buscando para as quais o site está no top-20.

All Keywords (Todas as Palavras-chave): Todas as palavras-chave para as quais o site aparece no top-20.

Visibility: Visibilidade do site de acordo com a quantidade de palavras-chave para as quais está no top-20. Relaciona-se diretamente à métrica “All Keywords”.

Até a próxima!

Autor

Gabriel Heitzmann

Viciado em tecnologia e em café. Falo pelos cotovelos.

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