5 minutos

Descubra como Fazer uma Pesquisa Avançada Google

Descubra como Fazer uma Pesquisa Avançada Google e encontrar os melhores resultados da web! Acompanhe as novidades do blog e não deixe de compartilhar as dicas :)
Descubra como Fazer uma Pesquisa Avançada Google
Escrito por
Margot
Publicação
8/2/2024

Muitas vezes quando pesquisamos algo no Google, nos aparecem muitos resultados que nos são irrelevantes, e que não tem relação com o que queríamos encontrar. Isso ocorre porque estamos fazendo uma pesquisa de correspondência ampla, para acabar com isso e fazer com o Google nos traga apenas resultados relevantes e com relação direta com o que pesquisamos, devemos fazer uma Pesquisa Avançada Google.

Leia também: Ferramentas de SEO para você chegar no topo do Google

Saiba como!

Vamos lá! :)

Como fazer uma pesquisa avançada Google

Muitos acham que a pesquisa avançada no Google não vai além de usar o menu que fica abaixo da caixa de pesquisa, onde podemos selecionar campos como “notícias”, “maps”, “imagens”, “videos” e mais (como destacado em imagem a seguir).

Pesquisa Avançada Google

Esse método de realizar uma pesquisa avançada utilizando o menu de busca é muito útil, na aba de “Imagens” por exemplo você pode arrastar imagens para a barra de pesquisa e encontrar imagens semelhantes. No exemplo abaixo foi realizada uma busca por “Óculos de Sol”.

Vamos supor que queira ver mais imagens sobre o primeiro modelo, você pode realizar uma busca diretamente pela imagem desejada. o Google por sua vez, irá buscar na internet uma série de imagens similares a da sua busca.

Fizemos um vídeo rápido mostrando como utilizar esse recurso de Pesquisa Avançada Google

 

Este é um recurso muito útil, entretanto não é o único método de realizar uma pesquisa avançada, conheça aqui 10 principais comandos e parâmetros de busca para fazer uma pesquisa avançada no Google.

Procurando por uma frase específica

Para realizar uma pesquisa por frase específica, basta colocar a frase entre aspas. Utilizando esse método, serão evitados resultados pouco significativos.

Pesquisa Avançada Google

Excluindo uma palavra dos resultados de busca

Para fazer uma pesquisa excluindo uma palavra dos resultados utiliza-se o hífen ( - ) antes do termo que será excluído dos termos de pesquisa.

Procurando termos que você não se recorda quais são

Deseja realizar uma pesquisa mas não tem certeza de quais palavras digitar na pesquisa? Tudo bem, basta inserir um asterisco ( * ) no lugar da palavra que você não se recorda e o Google irá reconhecer o símbolo e automaticamente substituir por qualquer palavra.

Pesquisa Avançada Google

Pesquisando por tipo de documento

Se está procurando por resultados com uma extensão específica, como por exemplo arquivos em .pdf ou .doc você pode restringir os resultados de pesquisa digitando “filetype:” ou “ext:” antes ou depois do termo pelo qual deseja buscar, sem espaços

Pesquisa Avançada Google

Buscando por um termo dentro de um site específico

Em alguns sites, o mecanismo de busca pode ser por vezes ineficiente ou até mesmo não existir. Para realizar uma pesquisa dentro de um site específico, digite o termo desejado seguido de “site:” e do endereço.

Pesquisa Avançada Google

Procurando por termos na url

Para realizar uma pesquisa refinando os resultados para apenas resultados que contenham url contendo as palavras pesquisadas. Para filtrar os resultados, utilize os comando de “site:” e “inurl:”.

Pesquisa Avançada Google

Procurando por termos no título das páginas

Para filtrar os resultados à páginas que tenham a palavra pesquisada no título. Filtrar suas pesquisas usando esse método é muito simples, basta utilizar o comando “intitle:” antes do termo.

Buscando por termos presentes no corpo do texto

Utilizando o comando “intext:” você faz buscas refinando os resultados de forma que só apareçam nos resultados páginas que contenham a palavra-chave no corpo do texto.

Pesquisa Avançada Google

Buscando por sites relacionados

Ao utilizar o comando “related:” antes de um url, a busca trará como resultado sites relacionados ao pesquisado.

Pesquisa Avançada Google

Em busca de informações de um site específico

Existem algumas informações dos sites indexados no Google que você pode acessar utilizando o operador de busca “cache:”, que irá mostrar a última versão do site que foi salva pelo bot do Google.

Pesquisa Avançada Google

Esses são somente alguns exemplos de uma diversidade de formatos de realizar Pesquisa Avançada Google. Espero que tenham gostado de saber dessas formas de realizar um pesquisa avança no Google e conseguir resultados mais relevantes para suas pesquisas.

Não deixe de nos acompanhar e receba dicas para seu negócio. 😃

Até a próxima! 

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager