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Descubra qual é o Digital Influencer ideal para o seu negócio

14/1/2019

Descubra qual é o Digital Influencer ideal para o seu negócio

Oi, pessoal!

O digital influencer pode ser instrumental para alavancar o impacto do seu marketing de conteúdo.

O problema é que nem sempre é fácil encontrar parceiros confiáveis para aumentar o valor da sua marca.

Leia este artigo para saber o que considerar na hora de escolher um digital influencer para o seu negócio.

Vamos lá?

Por que sua marca precisa de um digital influencer?

A principal vantagem de usar um digital influencer é contar uma voz forte falando com um público altamente segmentado.

Público-alvo altamente receptivo

digital influencer ideal para o seu negócio

A grande vantagem de contratar um digital influencer é a existência de um público-alvo pré-estabelecido, naturalmente receptivo às ideias e recomendações daquela pessoa.

Isso significa que o influenciador está bem posicionados para ampliar o alcance e a conscientização da sua marca.

Credibilidade na largada

Enquanto um gamer tem zero credibilidade no mundo da moda, um estilista provavelmente será irrelevante para o mundo dos jogos.

Ainda que duvidosa aos olhos de alguns, o digital influencer tem credibilidade sobre determinados conteúdos.

Já que o endosso é baseado na confiança que eles conquistaram com o tempo, qualquer menção positiva à sua marca pode ajudá-lo a desenvolver o relacionamento entre as audiências certas.

Descubra qual é o Digital Influencer ideal para o seu negócio

Prova Social é sua melhor amiga

Mais de 90% das pessoas confiam nas recomendações de outras, mesmo que não as conheçam, sobre marcas. Isso é chamado prova social - e ela é sua melhor amiga para impulsionar vendas.

Confira a seguir 5 passos para encontrar o digital influencer ideal para o seu negócio.

Não deixe de ler: Como criar uma marca forte

1. Determine as suas metas de marketing

Comece identificando quais objetivos você deseja alcançar usando um digital influencer.

Com esses dados em mãos, você poderá conduzir uma seleção mais criteriosa e alinhada com as suas expectativas.

Não tem a menor ideia por onde começar? Sorte sua, o time da WebPeak preparou uma lista com as principais metas que você deveria considerar.

Consciência de marca — quantas pessoas serão expostas ao  seu conteúdo?

Engajamento com que frequência seu conteúdo será compartilhado com outras pessoas?

Construção de audiência como essa pessoa (ou animalzinho, vai que) o ajudará a converter pessoas em leads valiosos?

Nutrição de leads o digital influencer coloca seu público-alvo um pouquinho mais perto de concluir uma compra?

Vendas qual é o seu retorno sobre o investimento (ROI) em relação ao conteúdo compartilhado pelo influenciador?

Retenção de clientes —  como o influenciador pode ajudá-lo a manter os clientes?

Claro que não dá para saber todos esses números de cara, mas uma boa pesquisa de sinais sociais (que você fazer utilizando a Ferramenta de SEO da WebPeak pode traçar uma estimativa realista do seu buzz nas mídias.

Leia também: Conquiste mais leads utilizando o SEO

2. Conheça os tipos de digital influencer disponíveis

Assim como em qualquer outra decisão de negócio, seus objetivos específicos ajudarão a determinar quais relacionamentos valem a pena investir.

Exemplo: Se o seu objetivo é uma ampliar a conscientização e/ou alcance de marca, o digital influencer ideal provavelmente será um blogueiro ou um perfil de destaque nas redes sociais. É importante prestar atenção nos canais onde eles são mais ativos, porque é lá que eles falarão de você.

Existem outros tipos de influenciadores que você pode considerar para sua estratégia. Essas são apenas algumas das opções disponíveis:

● Blogueiros

● Clientes fiéis

● Membros de um grupo de compras

● Especialistas do setor, analistas e formadores de opinião

● Empreendedores

● Peritos internos e/ou colaboradores da própria marca

● Celebridades e ditadores de tendências

Leia também - 10 Dicas para seu Plano de Marketing 2019 

3. Procure candidatos viáveis

Uma vez identificados os seus objetivos de marketing, você provavelmente já consegue pensar em alguém com quem gostaria de fazer uma parceria.

Antes de abordar o digital influencer dos sonhos, vale a pena refletir sobre a disponibilidade e possíveis conflitos de interesse com sua marca.

Se a pessoa escolhida é muito atarefada, talvez ela não seja capaz de atender às suas necessidades como você gostaria.

Eis algumas sugestões para começar a sua busca:

  • pergunte por aí, também conhecido como boca a boca;
  • participe de eventos da área ou correlatos;
  • peça a opinião dos seus clientes e dos seus colaboradores;
  • envolva-se em mídias sociais relevantes para a sua marca e/ou para o seu público;
  • observe quais são os principais atores no setor que você está tentando atingir.

E ah, também é possível usar ferramentas de palavras-chave para descobrir nomes relevantes em relação a um determinado tópico.

Leia também - Marketing Viral: As redes sociais em favor do seu negócio

4. Observe o posicionamento do digital influencer

Imagine uma celebridade amplamente conhecida por ser vegetariana. De repente, você vê um comercial com ela comendo aquela picanha sangrenta.

O que você iria pensar? Cof, cof… Roberto Carlos… Esse cara é você. Não importa quanta grana você tenha investido: vai pegar mal pra caramba para sua marca.

Quando você chegar à fase de considerar algum digital influencer, observe silenciosamente a atividade dos candidatos nas redes sociais.

Invoque a CSI mana que existe em você e:

  • assine as newsletters;
  • leia os blogs em que eles publicam;
  • siga no Instagram, Facebook, Twitter, até no Google+ se precisar;

O importante é acessar os canais onde eles frequentemente compartilham seus pensamentos e ideias. Dessa forma, ao pedir-lhes para ser seu digital influencer, você já estará familiarizado com os tópicos que eles costumam falar e como eles se posicionam.

5. Entre em contato pelos canais adequados

digital influencer ideal para o seu negócio

Não vai mandar uma DM pedindo para a pessoa ser digital influencer para a sua marca, né? Per Favore, vamos manter o bom senso e a credibilidade da marca.

Obtenha as informações para contato e envie sua mensagem pelos canais apropriados. 

Aliás, um e-mail direto é sempre melhor do que um aleatório “contato@fulaninha.com”.

A chave para ser bem-sucedido na sua abordagem é não pedir favores, mas sugerir uma colaboração que leve em conta as habilidades e interesses do digital influencer em primeiro lugar. Ao aparentemente colocar suas necessidades em segundo lugar, você mostra que valoriza o endosso dele ou dela.

Não deixe de conferir - Como ganhar seguidores no Instagram

6. Ouça seus instintos

digital influencer ideal para o seu negócio

Visitou o perfil do digital influencer e ele simplesmente não parece certo para você? Confie no seu instinto e run, Forrest. Run.

Curtiu? Assine nossa newsletter e comente o que achou dessa postagem!

Até a próxima =)

Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

Linkedinhttp://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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