SEO

Desvendando o que é SERP e seus mistérios

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

Com o crescimento do marketing digital, nós fomos tomados por uma avalanche de siglas. Embora algumas delas já tenham entrado no nosso dia a dia, outras ainda guardam mistérios sobre seu significado ou funcionamento.

Bora desvendar o que é SERP!

O que é SERP?

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SERP ou Search Engine Results Page é uma página de resultados do mecanismo de busca. Ela é a lista de resultados que o Google ou outro motor de busca retorna em resposta a uma consulta específica de palavra ou frase.

Cada listagem inclui o título da página da Web vinculada, seu URL e uma breve descrição do conteúdo da página. Em alguns casos, também inclui links para conteúdos de interesse dentro do site.

Existem três tipos principais de resultados em um SERP:

  • Páginas que o spider do mecanismo de busca rastreou e indexou;
  • Páginas que foram adicionadas manualmente ao diretório do mecanismo de busca; e
  • Páginas que aparecem como resultado da inclusão paga.

Os sites de maior classificação geralmente vinculam-se às informações mais úteis. Os links que contém informações menos relevantes se movem mais abaixo na lista.

Dependendo do número de páginas da Web que contenham uma palavra ou frase específica, uma SERP pode mostrar de zero (no caso de nenhuma correspondência) a milhões de itens. Por exemplo, se você pesquisar a palavra "furacão", irá receber milhões de resultados.

Na maioria dos casos, os usuários de mecanismos de pesquisa examinam apenas as primeiras de uma a três páginas de resultados (resultados). Web designers e proprietários de sites usam métodos de otimização de mecanismo de busca (SEO) para fazer com que seus sites e páginas apareçam no topo de uma SERP.

O que é SERP Marketing?

SERP Marketing é o processo de promoção de um negócio nos resultados de um mecanismo de pesquisa. Existem dois tipos diferentes de marketing SERP: SEO e SEM.

As estratégias de marketing SERP mais eficazes usam ambas para alcançar seus objetivos de negócios. Vamos dar uma olhada em cada um deles.

SEO ou Search Engine Optimization

SEO significa otimização de mecanismo de busca. É o processo de alcançar, organicamente, uma posição alta no Google, Bing ou outros motores de pesquisa. Orgânico significa que nenhum método pago é usado, como o Google AdWords.

Existem muitas estratégias e técnicas em SEO. Duas das principais táticas são o marketing de conteúdo e a criação de backlinks.

Com o marketing de conteúdo, os especialistas no assunto criarão conteúdo com boa classificação para uma palavra-chave específica. Eles também tentarão criar um perfil de backlink com websites com autoridade de domínio alta.

Em outras palavras, os profissionais de marketing tentarão obter sites que o Google confie para vincular seu conteúdo - o que melhora a autoridade do domínio (e os rankings da SERP) do seu próprio site.

SEM ou Search Engine Marketing

SEM significa marketing de mecanismo de busca. É o processo de aquisição de tráfego dos mecanismos de busca através do uso de anúncios e listagens pagas. Um dos canais SEM mais comuns é o Google AdWords. Essas listagens pagas aparecem no Google acima e abaixo dos resultados de pesquisa orgânica, bem como na barra lateral.

Cada anúncio pago é direcionado por palavras-chave específicas, e os profissionais de marketing geralmente são cobrados por cada clique que recebem em cada um de seus anúncios - daí o nome, pagamento por clique ou PPC.

As listagens de anúncios do Google incluem um pequeno selo de "anúncio" para identificá-las como uma listagem paga. Agora, enquanto os resultados pagos podem não ter o poder de permanência como listagens orgânicas, os resultados pagos têm seus benefícios.

Em primeiro lugar, o retorno do investimento (ROI) é entregue muito mais rapidamente. Com uma campanha bem segmentada do Google AdWords, você pode ir direto ao topo das SERPs e expor sua empresa a clientes altamente segmentados.

Além disso, embora os resultados pagos não vejam taxas de cliques (CTR) tão altas quanto as listagens orgânicas, os anúncios do Google PPC veem uma CTR de 2% em média, e os que clicam geralmente estão mais próximos de converter em clientes.

Mas isso não é tudo.

Os resultados pagos também vêm com um conjunto de análises que podem ajudar a fornecer um caminho claro para CTRs e conversões mais altas. E esse conhecimento é inestimável ao otimizar seus esforços de SEO.

É por isso que o melhor marketing de SERP combina SEO e SEM.

Quais os principais recursos de SERP?

Um recurso de SERP é qualquer forma de listagem em uma página de resultados de mecanismos de pesquisa que não seja um resultado orgânico padrão. Esses recursos são projetados para fornecer uma experiência melhor para os usuários, adaptando cada SERP para exibir informações mais relevantes e detalhadas.

Recursos orgânicos do Google SERP

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Hoje, os SERPs do Google são muito mais úteis, relevantes e precisos. Isso é resultado de um esforço em tentar reduzir o tempo e o esforço necessários para que os usuários encontrem o que procuram.

Veja um breve resumo dos principais recursos orgânicos de SERP do Google.

  • Resposta rica: Também conhecidas como caixas de resposta, respostas rápidas ou respostas diretas. Estes são frequentemente exibidos nas SERPs para perguntas simples como "que horas são em São Paulo?" E "o que é um motor a vapor?".
  • Resultado avançado: Anteriormente conhecido como um rich snippet, é semelhante a uma listagem normal do Google SERP, exceto que ele contém mais informações do que o título padrão, a meta descrição e o URL. As informações adicionais geralmente são avaliações de clientes, preços ou links adicionais.
  • Gráfico de conhecimento: Os gráficos de conhecimento são exibidos acima dos resultados orgânicos ou na barra lateral à direita. Eles geralmente incluem imagens, fatos, mapas e tópicos de pesquisa relacionados. Esse recurso de SERP geralmente é exibido para consultas sobre determinados tópicos, lugares ou pessoas.
  • Painel de conhecimento: Os painéis de conhecimento são quase idênticos aos gráficos de conhecimento, exceto pelo fato de o Google só obter informações das listagens do Google Maps ou do My Business. Por esse motivo, os painéis de conhecimento são exibidos para consultas sobre marcas, empresas ou organizações.
  • Links do site: Esse recurso de SERP fornece um grupo expandido de links de um domínio específico. Geralmente, os links do site são exibidos quando um usuário pesquisa uma organização ou site específico. O objetivo do Google é permitir que os usuários naveguem diretamente para a página do website que estão procurando.

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