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Dicas de como escrever títulos inesquecíveis

24/4/2018

Dicas de como escrever títulos inesquecíveis

Com o avanço das técnicas dentro do marketing digital e o sucesso do marketing de conteúdo, muitas pessoas tem buscado meios para se destacarem entre os demais, até mesmo quando o assunto é produzir conteúdos atrativos. Para que isso seja possível a primeira coisa que vem a memória quando pensamos em chamar atenção são os títulos.

Existe um velho ditado que diz: “não julgue um livro pela capa”. 

Mas na verdade o que isso significa? Isso se dá porque é natural das pessoas serem atraídas por um determinado ponto de destaque, sejam imagens, fontes ou ilustrações. Trazendo para o mundo digital, a primeira coisa que nos deparamos ao realizar uma pesquisa no campo de busca são os títulos que até estão ali para solucionar nossos problemas.

Em meio a tantas exigências e pesquisas de comportamento do usuário é perceptível que um bom título faz toda a diferença, é necessário ser criativo, chegar nas pessoas certas e não deixar que ela passe por um artigo ou post sem antes clicar para começar a leitura. Inicialmente parece impossível conseguir alcançar com tanta facilidade um número tão extenso de usuários, mas existem algumas técnicas que podem ajudar a melhorar o seu alcance fazendo uso de títulos inesquecíveis.

Não deixe de ler: Marketing de Conteúdo: Saiba porque ele é fundamental para seu planejamento de marketing

Por que planejar títulos inesquecíveis?

como escrever títulos inesquecíveis

A primeira coisa que o usuário tem acesso ao ver um texto são os títulos, ali ele terá a primeira impressão se será interessante ou não lê-lo, conseguir atraí-lo para o que você tem a oferecer é o primeiro passo para a geração de leads, isso porque ninguém terá interesse em ler coisas que parecem chatas, ou técnicas demais.  

Sua marca também estará inteiramente ligada aos conteúdos que produz, por isso ao pensar nos títulos inesquecíveis faça tudo para que seja de um jeito positivo, e não que vá trazer uma má reputação a sua marca. 

Isso é possível acontecer quando são utilizados os chamados títulos falsos, que são inseridos apenas como isca, e quando o leitor se interessa, e ao ler percebe que não possui ligação com a proposta inicial do título, ou seja, fuja de más intenções.

Leia mais: Como evitar conteúdo duplicado com técnica de SEO

Por isso, antes de sair pegando títulos prontos de atração, analise seu conteúdo e veja se condiz com o que quer passar realmente aos seus leitores, trata-se de preocupação com o trabalho e com as pessoas que o acompanham. 

Para ajudá-lo a evitar títulos falsos, enganosos e entediantes, separamos algumas dicas que irão ajudar a desenvolver títulos inesquecíveis que vão promover sua marca de forma positiva.

 Confira!

Títulos inesquecíveis: utilize a fórmula 4U

Você sabia que 80% das pessoas lerão um título comum, mas apenas 20% lerão o artigo completo?

Com base nesse fato está na hora de sair do comum e subir um nível no jogo, a intenção é que mais pessoas cliquem e leiam o conteúdo por inteiro, para isso é preciso títulos mais intrigantes.

A fórmula denominada 4U desenvolvida pela Melanie Ducan foi criada exclusivamente para atrair leitores. A proposta da fórmula 4U é criar um título “útil, urgente, único e ultra-específico.”

Útil

Não é difícil seguir essas regrinhas, para começar basta analisar os tipos de títulos que costuma clicar enquanto navega pelo seu feed. Geralmente os conteúdos que você mais consome são aqueles que possuem um título que te oferecem algo que pode te ajudar em algo específico.

Ao identificar esse costume, basta agora oferecer a outras pessoas o mesmo valor na produção dos seus próprios títulos. Faça uma busca, estude o seu público e entenda as suas dificuldades, assim será mais fácil elaborar títulos inesquecíveis que serão úteis à sua audiência.

Em outras palavras os títulos precisam primeiramente identificar um problema e a partir daí oferecer uma solução, assim como todo restante do conteúdo após conseguido o acesso desejado. 

A estratégia funciona tanto para empresas de serviços, como as de produtos, em todos os nichos a problemas a serem resolvidos.

Urgente

como escrever títulos inesquecíveis

É muito comum vermos em blogs títulos com sentido de urgência, isso cria um incentivo instantâneo em quem está acompanhando determinados assuntos. 

Nos dias atuais as pessoas querem estar atualizadas, ligadas, interagindo constantemente e a internet dá essa autonomia para as pessoas.

Em todos os momentos que passamos navegando somos bombardeados com anúncios, materiais ricos, vídeos, e tantas outras coisas que acaba sendo fácil ignorar algum conteúdo que acreditamos não ser sensível ao tempo.

Contudo, se passamos por determinado título que nos traga a urgência de consumir determinado conteúdo, acabamos clicando no link para saber naquele momento do que se trata aquela informação que para nós são de extrema importância.

Dos 4 U’s a urgência pode ser o mais difícil de capturar, e algumas vezes pode não se aplicar ao tópico específico do seu artigo. Caso não for aplicar a estratégia 4U completa, esse é um ponto que pode ser deixado de lado.

Exemplos de títulos urgentes incluem alguns como, “Evite ESSE Erro Antes que Seja Tarde Demais” ou “Faça XYZ em Apenas 2 Semanas Com Esse Truque Simples.”

Leia também: Monte uma estratégia consistente de marketing de conteúdo

Único

As únicas coisas que as pessoas repetem nessa vida são séries, alguns filmes, e playlists, fora isso ninguém quer ver a mesma coisa mil vezes com os mesmos títulos entediantes. Mesmo que seja um assunto já tratado até mesmo pela concorrência, o seu título precisa ser único.

As pessoas amam coisas diferentes, com sacadas completamente fora da caixa, isso torna as informações mais atrativas ao ponto que não conseguem deixar de clicar naquele título e ler todo o conteúdo.

Tudo o que puder fazer para que o seu título se destacar em um mundo online super saturado irá ajudar.

Ultra-específico

Você já deve ter percebido a quantidade títulos que possuem números em sua composição. Essa forma de utilizar os números dentro de um título chamamos de ultra-específicos.

As pessoas se identificam e preferem saber exatamente o que esperar ao acessar o link do título. Geralmente os melhores títulos pegam ideias específicas e as dividem tornando o assunto mais abrangente e interessante.

Um exemplo, caso você vá escrever sobre alimentos que devem ser evitados, você pode utilizar termos como “alimentos comuns que devem ser evitados”. Se for escrever sobre decoração, mencione coisas do tipo “decoração estilo DIY”.

Quanto mais detalhado for, mais fácil irá produzir títulos inesquecíveis.

Ferramenta para Pesquisa de Palavras-chave

A pesquisa de palavra-chave precisa conter no planejamento, uma vez que serão responsáveis pela maior visibilidade do seu site. Por isso, saber onde fazer esta pesquisa de palavra-chave pode ser um divisor de águas para seu negócio online. Para facilitar esta busca existem diversas ferramentas de pesquisa de palavra-chave disponíveis na internet, e neste artigo iremos focar no módulo 'Receba sugestões de sua pesquisa' da ferramenta de SEO WebPeak.

como escrever títulos inesquecíveis

Com esta ferramenta você conseguirá muito mais do que apenas uma palavra de destaque, através da pesquisa de palavra-chave você consegue aprender mais sobre a concorrência, criar calendário de conteúdo, e claro, encontra as melhores palavras-chave de acordo com seu nicho.

Dentro da ferramenta irá apresentar todos os parâmetros de qualidade extraídos de seu termo de pesquisa. No campo de busca informe palavras-chave ou frases e suas variações, separados por vírgulas e em letras minusculas, sempre as mais importantes.

Adicionando variações de sua palavra-chave, é possível entender a forma que o usuário busca o seu produto, anúncio, serviço. A ferramenta de palavra-chave irá procurar outras palavras-chave relevantes que podem trazer visitantes ao seu site.

como escrever títulos inesquecíveis

Entenda melhor sobre as colunas de sugestões:

Coluna Palavra Chave: Apresenta a Palavra-Chave que está sendo pesquisada;

Coluna Buscas Locais no Google: É uma amostragem media mensal das buscas locais para determinado termo de pesquisa. Buscas locais são buscas realizadas dentro de seu território e quase sempre são menores que os índices das buscas globais;

Coluna Lance de Competidor: Este índice mostra a quantidade potencial dos competidores para determinado termo de pesquisa, trabalhar termos de pesquisa com menor quantidade de competidores é uma alternativa inteligente para ganhar relevância na internet;

Coluna KEI (Keyword Eficácia Index): Usa o número de pesquisas globais para uma palavra-chave e seu coeficiente de competição tentativa de obter uma grande estimativa da eficácia de determinada palavra-chave. Quanto maior o KEI, melhor, porque o número de procura é relativamente alta, enquanto a concorrência é relativamente alta.

DICA: realize pesquisas periodicamente na ferramenta, pois ela apresenta resultados baseados no comportamento real dos usuários que irão fazer diferença para o seu negócio.

Formas de criar títulos inesquecíveis

Após ter se certificado de que todos os seus títulos são úteis, urgentes, únicos e ultra-específicos, criará títulos melhores para todos os artigos que escrever.

Títulos que levam as pessoas a lerem por oferecerem uma resposta aos seus problemas. Veja algumas formas para produzir títulos ainda melhores:

  1. Transforme seu título em um Guia;
  2. Mostre os benefícios que o seu conteúdo possui;
  3. Apele para o estilo “como fazer”, ou “faça você mesmo” dos seus leitores;
  4. Faça comparações do tipo “por que x é melhor que tal coisa?”, ou “motivos para escolher tal marca ao invés de outra”;
  5. Transforme-o em uma lista numérica, por exemplo “100 razões para assinar o blog y”;
  6. Desperte a curiosidade;
  7. Utilize as palavras-chaves no título.
Você pode se interessar por: Como se tornar um especialista em marketing de conteúdo

Com essas dicas, basta começar a colocar em prática e ver a diferença nos resultados.

Esperamos que tenha ajudado, continue nos acompanhando e fique por dentro de mais dicas como essa para seu marketing digital.

Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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