Dicas de como fazer um planejamento de conteúdo para gerar leads

3/9/2018

Dicas de como fazer um planejamento de conteúdo para gerar leads

Muitas empresas têm lutado dia após dia quando o assunto é vendas. Muitas dessas lutas são devidas à uma economia pobre e falta de budget para investir em marketing. Isso ainda trás um cenário ruim para os vendedores onde estão ficando desmotivados porque acreditam que atingiram o limite para vender seus produtos ou serviços.

Na realidade, o que o mercado nos mostra hoje é que esses mesmos vendedores podem não estar procurando o suficiente ou nos lugares certos para gerarem novos negócios. Afinal, ENCONTRAR O PÚBLICO-ALVO CERTO PARA PODER VENDER É TÃO IMPORTANTE PARA AS VENDAS, COMO REALMENTE O ATO DE VENDER.

Nesse ponto aparece o novo processo de encontrar este novo negócio e ele é conhecido por GERAR LEADS.

Leia mais: O que são Leads e por que sua empresa precisa tanto deles

Fato é que um planejamento de conteúdo faz toda diferença quando o assunto é táticas para gerar leads.

Um dos pontos chave para um negócio bem sucedido é a geração de novos leads de vendas. UM LEAD É UMA PESSOA OU EMPRESA QUE DEMONSTROU ALGUM INTERESSE NOS SERVIÇOS OU PRODUTOS QUE SUA EMPRESA FORNECE.

Também pode ser uma empresa ou pessoa que se encaixa em um grupo alvo que você está fornecendo um produto ou serviço. Sem qualquer pista sobre por onde anda o seu lead, uma equipe de vendas não pode ser bem sucedida. Portanto, gerar leads é tão importante quanto refinar seu pitch ou fechar bem.

Graças aos avanços na tecnologia, isso não é mais o caso. Nos últimos dez, quinze anos, os avanços na tecnologia tornaram extremamente fácil segmentar e adquirir leads perfeitos. E isso nos leva a próxima seção deste conteúdo. Afinal, como gerar leads a partir de um planejamento de conteúdo?

Saiba agora!

Planejamento de conteúdo para gerar leads qualificados

Quando tratamos de negócios, essa estratégia é essencial para você se destacar no ambiente virtual, além disso, resulta no aumento da visibilidade de seu negócio, conquistando assim novos leads e clientes efetivos. Seu faturamento pode aumentar a partir desta dinâmica, pois antes de comprar, grande parte dos consumidores vão para internet em busca daquilo do querem. Dependendo da relação que é construída, a possibilidade é alta para fechar a venda.

Para melhorar o posicionamento orgânico com SEO você pode utilizar técnicas de marketing de conteúdo para envolver os consumidores. Porém, existem dúvidas acerca do que é marketing de conteúdo, mas não se preocupe: estamos aqui para te ajudar.

Marketing de conteúdo trata-se do processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados para seu cliente para assim engajar seu público-alvo e aumentar sua rede de clientes, assim como potenciais clientes por meio da criação de material de conhecimento que seja relevante. Dessa forma, irá gerar valor para os consumidores criarem percepção positiva e converter em mais negócios.

Mas preste atenção: de nada adianta escrever e jogar na internet. É preciso seguir alguns pré-requisitos, e é por isso que você necessita saber como atingir seu público de maneira ampla e assertiva. Ou seja, nada melhor para seguir esse caminho do que as redes sociais. Você possui mais chances de ser visto e disseminado. Entenda agora mesmo como elaborar um marketing de conteúdo para redes sociais.

Como fazer um planejamento de conteúdo eficiente

1º passo: você deve tomar é criar um conteúdo de qualidade para se localizar bem nas suas redes sociais e conhecer por completo seu público-alvo. Entenda o que seu público gosta, quais redes sociais ele frequenta e quais assuntos são mais comentados nas redes sociais favoritas.

2º passo: crie conteúdos para fidelizar o leitor e fazer com que ele compreenda que você não precisa falar somente de si mesmo. Busque compartilhar nas mídias sociais conteúdos de outras fontes, mas que sejam relevantes para seu público.

3º passo: produza e trabalhe em cima de planejamentos e cronogramas, tenha um calendário editorial bem definido para que suas publicações tenham frequência, isso vai fazer com que as pessoas voltem ao seu blog.

Planejamento de conteúdo: conheça as redes sociais para gerar leads

Antes de produzir e divulgar seus conteúdos é essencial se questionar se ele é relevante para seu público. Afinal, essa relevância irá se basear tanto na solução de uma dúvida ou satisfação a partir de uma solução alcançada.

Ofereça um conteúdo leve, esclarecedor e dinâmico. Agregue neste conteúdo informações relevantes acerca do produto. Através do texto o consumidor irá entender e decidir se é aquele o produto que ele está em busca, por isso, insira informações que os leitores querem ler e achar uma solução. Divulgar um conteúdo relevante com uma linguagem específica para seu público-alvo faz toda diferença.

Outro fator muito importante é que os conteúdos precisam ser personalizados para cada uma das redes sociais, afinal, as pessoas inseridas nas redes buscam por coisas diferentes a depender da dinâmica da rede social. Foque em desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo correta e diferenciada para cada uma.

Selecionamos algumas das redes sociais que são mais utilizadas no Brasil para você ter mais dicas de como criar conteúdos adaptados às especificidades de acordo com os próprios princípios do marketing de conteúdo.

Não deixe de ler: O que significa SEO

1ª rede social para gerar leads: Facebook

O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil e no mundo. Atualmente, no Brasil, cerca de 125 milhões de pessoas estão na rede social. O investimento em marketing de conteúdo para o Facebook não é uma tarefa muito difícil, afinal, esta rede trabalha com inúmeros formatos de conteúdo. O difícil mesmo é articular todas as ações de maneira estratégica que levem à adequação ao seu público-alvo e ao próprio posicionamento da empresa, mas claro, sem fugir do objetivo que é estipulado no momento de montar sua estratégia de marketing digital nas redes sociais.

Esteja sempre disposto às inovações, por exemplo, hoje é possível investir em vários formatos de conteúdo no Facebook e determinados pontos são fundamentais para alcançar resultados, como utilizar lives (transmissões ao vivo), respostas aos comentários feitos em sua página ou perfil, postagens que influenciam no engajamento do público, criar grupos, concursos e eventos, não postar conteúdos repetidos em um intervalo curto de tempo, entre outras ações.

2ª rede social para gerar leads: Instagram

O Instagram atingiu a marca de 1 bilhão de usuários (está impressionado? nós também ficamos!). O que isso significa?

É muito provável que grande parte do público de seu negócio esteja inserido no Instagram, com essa rede social muitas empresas possuem um canal para transmitir a realidade no negócio, dar corpo e abrir diálogo com seu público-alvo. Por outro lado, por ser constituída de fotos e vídeos, esta rede social é ideal para exibir seus produtos, ser criativo e garantir entretenimento à audiência.

Planeje sua estratégia de marketing para ter sucesso no Instagram, e não deixe de aprimorá-la constantemente. Foque em suas postagens, mantenha-se atualizado. O Instagram possui recursos sensacionais a serem explorados por sua empresa.

Uma boa estratégia de divulgação no Instagram conta com bom uso de #hashtags, produção de stories, reportagens de conteúdos divulgados e integração com outras mídias sociais. Tenha um bom plano de marketing de conteúdo e aplique boas ações para se dar bem, espaço existe, agora é com você! ;)

Leia mais: Ganhar Seguidores no Instagram com BUME

3ª rede social para gerar leads: YouTube

Não deve ser novidade para você, mas o Youtube é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, inclusive, se trata da segunda mais utilizada no mundo.

Dados recentes apontam que a cada minuto a plataforma de vídeos ganha 100 horas de novos vídeos e 6 bilhões de horas de vídeo são vistas todo mês no Youtube. Esta rede social passa por constantes atualizações, principalmente a respeito de suas políticas internas,diante disso é importante estar atento a qualquer mudança na hora de assegurar a permanência de seus vídeos na  plataforma.

Boas ações de marketing de conteúdo para o Youtube giram em torno da descoberta do formato ideal de vídeos (Tutoriais, bastidores, música, palestras, jogos ou vlogs) a partir do estudo do seu público-alvo, contar histórias, não se prenda somente a conteúdos institucionais, deixe-os mais dinâmicos e interessantes e utilize com qualidade e criatividade as anotações e legendas do vídeo.

Descubra o que agrada seu público e vá em frente!

Você precisa deste conteúdo: O que você precisa saber sobre SEO para Youtube

4ª rede social para gerar leads: Twitter

O Twitter possui mais de 1 bilhão de usuários, e muitas postagens ocorrem por dia. Para produzir um bom conteúdo e uma prática assertiva de marketing nas redes sociais é fundamental que você esteja atento aos Trending Topics (assuntos mais comentados do momento), não se preocupe apenas com os 140 caracteres, afinal, o Twitter já permite o uso de uma quantidade maior de caracteres, desde que junto ao texto seja trabalho um vídeo, imagem, gif e outros formatos e não deixe de compartilhar e divulgar vídeos, gifs e tudo mais que você quiser.

Não se esqueça que variar as postagens, mas não se esqueça de manter sempre a linguagem e identidade visual que são definidas para sua empresa.

O bom humor é sempre um ponto positivo, sobretudo na criação de conteúdo para mídias sociais que são tão dinâmicas como o Twitter.

Leia mais: Como conseguir seguidores no Twitter seguindo dicas eficientes

Com todas essas informações sobre ações de marketing de conteúdo para as principais redes sociais, chegou o momento de apresentarmos como você pode melhorar o SEO a partir de tudo que já exploramos.

Planejamento de conteúdo aliado às suas ações de SEO

É simples: se você está nas redes sociais, seus consumidores também estão. Ao compreender isso, o que você deve fazer é atingi-los com conteúdos interessantes e relevantes.

Ao estar diante deles, o que cabe agora é encontrar a melhor maneira de alcançar seus objetivos, vamos dar algumas dicas!

Posicione sua marca

Caso seu usuário sempre te veja por ali, sobretudo relacionando a um produto ou serviço, ele passa a entender que você é expert e referência no assunto. Diante disso, busque formas de relacionamento com seus seguidores a partir de conteúdos de qualidade, interações e o que for preciso para manter esse importante canal de comunicação para seu negócio sempre em atividade.

Aproveite a visibilidade

As redes sociais te levam a um patamar muito positivo para seu negócio. Fazendo um bom trabalho, a garantia de visibilidade é certa. Um exemplo são os botões de compartilhamento e comentários, que são fáceis de serem utilizados e proporciona seu destaque.

Leia também: O Email Marketing NÃO está ultrapassado: entenda os motivos

A WebPeak é sua solução em SEO

Marketing de conteúdo para redes sociais que vai revolucionar seu SEO

A  WebPeak agrega 15 ferramentas de SEO indispensáveis para seu negócio,  ou seja, todas as ações eficazes de SEO estão presentes na plataforma, como:

  • Pesquisas de nicho de palavras-chave efetivas;
  • Auditorias e análises de sites;
  • Construção de link building (agora denominada como link earning);
  • Métricas de mídia social;
  • Análises detalhadas de marketing.

Com os relatórios SEO, que são gerados através da WebPeak, você pode fornecer aos seus clientes relatórios profissionais de SEO com marca registrada, proporciona aos seus clientes acesso restrito ou completo em seu próprio domínio, como se você tivesse desenvolvido sozinho, com a sua marca, com seu logotipo. E melhor: você pode configurar o WebPeak para verificar os relatórios de SEO em cronograma e enviá-los por e-mail automaticamente para seus clientes ou publicá-los em seu próprio domínio. Conheça nossos planos!

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio!

Até a próxima! :)

Autor

Mônica De Paula

Alpinista de SERP, profissional em posicionamento digital e estratégias online.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brmonicadepaula@webpeak.com.br

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