Dicas de como montar um blog

30/5/2018

Dicas de como montar um blog

Atualmente, vemos muitas pessoas serem chamadas de blogueira, ou falando de um assunto que estava em um blog. A pergunta que deve ser feita é: o que é um blog? Bom, os blogs são basicamente diários online e são usados bastante como estratégia de marketing digital.

A princípio os blogs eram utilizados para fins pessoais, não eram vistos como fonte de renda ou divulgadores de produtos e serviços. Mas com o passar do tempo isso mudou rapidamente, hoje em dia um blog pode ser um diário pessoal, jornal ou até mesmo empresarial.Sua página é online e é atualizada constantemente. Um blog pode se adaptar facilmente a forma que você deseja que ele fique e para qual fim.

O blog é uma abreviação da palavra weblog, com essa palavra diversas outras palavras relacionadas a blog foram criadas, como blogueiro, que é aquele que mantém o blog ativo, o verbo “blogar” também foi criado, ele significa basicamente fazer um post.

Leia também: Como começar um blog, sem segredos!

Por que será que as pessoas se interessam tanto em “blogar”?

Tudo começou com o desejo de expressar expressar sua opinião e ser ouvido, já que normalmente na correria do dia a dia acabamos não encontrando tempo ou uma pessoa disposta a ouvir. Através da internet, um blog pode ter milhares e milhares de leitores.

Hoje em dia é muito comum vermos blogueiros interessados em falar sobre seus hobbies ou assuntos profissionais. Os temas que um blog pode ter, são incontáveis, alguns são: moda, beleza, cozinha, fofoca, esportes e muito mais.

Se interessou? Que tal criar seu próprio blog? Desenvolvemos este conteúdo para que você saiba como montar um blog.

Vamos lá!

Algumas ferramentas gratuitas que vão ajudar na decisão de como montar um blog

Blogger

O Blogger é uma das plataformas mais utilizadas para a criação de blogs. Uma criação do Google, oferece vários recursos avançados desde personalização de um blog até uma ótima estrutura para tal. Ele une todas as ferramentas do google, além de ser super simples de usar, é indicado para quem está começando a vida blogueira agora.

Permite também a hospedagem de um número ilimitado de blogs nos servidores do Google e que adotam o endereço. Alguns serviços que o blogger oferece são: “Jumper Break", que serve para a página inicial dos blogs exibirem apenas um trecho das postagens. Página própria para posts, comentários, e postagem por email.

Não deixe de ler: Porque sua empresa deve investir em um blog já!

WordPress

Talvez a maior ferramenta gratuita para blog em todo o mundo seja essa, disputa acirrada com o “Blogger”. Sua facilidade no uso e profissionalidade o fazem um aplicativo de grande qualidade. São muitos recursos que ele oferece para quem deseja controlar um blog completamente, desde conteúdo até as estatísticas de acesso, comentários, personalização própria avançada. Você pode criar ele da forma que quiser ou aderir um modelo já pronto. 

Ele é ótimo para um blog de sucesso ou até mesmo se você deseja apenas escrever seus pensamentos ou ideias. Para você que está começando agora e está em busca de melhores plataformas porque tem dúvidas sobre como montar um blog, esta dica é indispensável.

Leia mais: Como criar um blog no Wordpress

Weebly

Essa plataforma vem crescendo muito com o passar do tempo. Ela tem muitos recursos excelentes e avançados para a administração total do blog e conteúdo, dando a possibilidade de escolher o tema do seu blog e deixar ele a sua cara. 

Você também pode organizar suas postagens conforme o necessário, de acordo com o tipo de conteúdo. Indicado para pessoas que já tenham mais conhecimento e aos novatos, já que as funções são bem fáceis e o programa é bem intuitivo, além de poder escolher se quer usá-lo pago ou de graça.  

Tumblr

Talvez você estranhe ao ver esse nome na lista, mas fique sabendo que o Tumblr além de ser uma rede social bem conhecida. A maioria das página no Tumblr são mais focadas em fotos, mas saiba que para postagens de texto e vídeo, a plataforma não decepciona, dando vários recursos que são fáceis de usar e que uma plataforma para blog necessita. Além de ser totalmente gratuito e você pode adaptar ele com o designer que seja sua cara, administrando o visual e conteúdo

Sabendo disso você já pode começar a montar seu blog, talvez surja a dúvida:

O que postar no meu blog?

Você deve falar de algo que tenha conhecimento, que você goste e falar de uma forma que as pessoas se interesse, seja um blog pessoal ou empresarial. Para isso é necessário escrever artigo com uma boa qualidade, já que o interesse do leitor é encontrar ali o que não foi visto em outros lugares, trazendo uma nova visão do que já foi dito por aí. Dizer sua opinião é um ponto muito importante.

Se você almeja montar um blog que tenha bastante visibilidade e seja reconhecido pelo que escreve, é importante ter muito profissionalismo.

Leia também: Como se tornar um especialista em marketing de conteúdo

Algumas dicas para suas publicações são:

Sempre publique

É legal programar dias para fazer suas postagens, isso acostuma seus leitores a criarem a rotina de te acompanhar sempre e terão aquela ansiedade esperando seus posts. Os maiores blogs sempre publicam de forma regular, o que garante muitas visitas e sucesso na certa.

Conteúdos de qualidade

Vários sites vão escrever sobre o mesmo tema que você e é aí que você tem que mostrar seu diferencial, seja na escrita ou até mesmo na veracidade dos fatos. Com isso você aumenta muito a credibilidade do seu blog.

Título chamativo

Isso acho que todo mundo já sabe, mas vale ressaltar que em várias pesquisas já feitas indicam que antes de um internauta escolher qual site vai entrar, ele lê cerca de 20 títulos. Para escolher um bom título 3 coisas são essenciais: DIzer sobre o que se trata o artigo, ver se o seu título está sendo otimizado com as estratégias do SEO, para que seja de fácil acesso e por último causar uma certa curiosidade no leitor ou uma emoção que lhe tratá vontade de entrar no seu artigo.

Saiba mais: Dicas de como escrever títulos inesquecíveis

Não muito longo, nem muito curto

Na correria do dia-a-dia as pessoas acabam não dando muito atenção para um texto muito longo ou acabam não prestando atenção pois o texto começa a ficar lento e chato. O recomendado é que o texto não passe de 1000 palavras e não seja menos que 500 palavras.

Use boas imagens

A imagem principal do seu artigo, além do título, é outra coisa que chama muito a atenção das pessoas, por isso vale ressaltar use imagens de boa qualidade, interessantes e que se refiram ao tema que você irá falar.

Não deixe de ler: Como aproveitar ao máximo Google Imagens

Use palavras-chave

Palavras-chave são termos que se referem ao tema tratado no artigo, com ela ao pesquisarem sobre tal coisa, encontraram seu artigo já que nele está sendo indicado o tema.

Agora que você já sabe quais as melhores plataformas para a criação de um blog, como montar um blog e como explorar o tema, já pode começar a blogar por aí.

A WebPeak agrega um conjunto das mais completas ferramentas de SEO que vão ajudar seu negócio. Você pode conhecer os planos de nossa Ferramenta de SEO, clicando aqui.

Não deixe de nos acompanhar e receba dicas que vão te ajudar!

Até a próxima!

Autor

Julia Guimarães Morales

Sou redatora, apaixonada pela família e heavy user de mídias sociais.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/contato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak