Dicas infalíveis para investir numa estratégia de marketing integrado

4/5/2018

Dicas infalíveis para investir numa estratégia de marketing integrado

Todo desenvolvimento de um processo exige diversos fatores que possibilitam a conclusão do mesmo, nada depende de uma única coisa, cada ponto acaba cruzando com outro no caminho dando assim resultados extraordinários se forem bem elaborados.

Quando se trata de negócios essa visão é bem maior e necessita de atenção em lugares específicos, e um dos setores que necessita de um gás constante é o de marketing. Ter uma estratégia de marketing bem estruturada faz toda a diferença nos negócios, ela pode levar ao sucesso, ou ao fracasso da sua marca, como ninguém que correr o risco de errar nessa parte temos algumas dicas para você.

Para ter uma boa estratégia de marketing as ações precisam estar ligadas para que tudo funcione da melhor forma possível, se isso não ocorre pode haver muitas dores de cabeça dentro desse processo, conhecemos esse processo como marketing integrado.

Atente-se a importância de uma estratégia de marketing integrado e veja no que sua empresa anda acertando e quais pontos podem ser melhorados.

O que é marketing integrado?

De forma mais resumida, o marketing integrado é a junção de várias estratégias de marketing para resultados inteligentes.

Todos os canais que sua empresa utiliza para se comunicar com o público, sejam digitais como, redes sociais, blogs, sites e afins, como os não digitais (eventos, materiais impressos, mídias tradicionais etc.), devem estar em sintonia para oferecer uma experiência excepcional ao consumidor.

Hoje temos inúmeras possibilidades de que isso aconteça de forma natural e assertiva, dando mais oportunidades de manter um contato de qualidade com o cliente. Por conta disso se a estratégia de marketing não estiver alinhada, alcançar o público de forma eficaz acaba se tornando um desafio ainda maior.

Caso você tenha pedido para o seu cliente enviar dados pessoais pela plataforma do seu e-commerce, por exemplo, não deve pedir para que ele faça a mesma coisa depois por email. Ou seja, se não houver um planejamento de marketing integrado muito bem alinhado, isso eventualmente vai acontecer e pode gerar uma experiência desgastante para o usuário.

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Como colocar em prática?

Elaborar e integrar uma estratégia de marketing na sua empresa não vem com uma receita pronta, nem mesmo existe um padrão para isso, mas é possível mensurar quais as melhores estratégias e como utilizá-las dependendo do público-alvo.

Existem várias maneiras de implantar uma estratégia de marketing, e para isso é preciso ter alguns cuidados que você deve colocar em prática e saber acima de tudo que esse processo precisa ser constantemente atualizado. A integração só funciona se ela for contínua.

Veja a seguir algumas informações que irão ajudar nesse processo.

Omnichannel

O termo omnichannel na verdade é uma junção de duas palavras, uma em latim (omni = tudo) e outra em inglês (channel = canal). Esse conceito tem a ver com ligar todos os pontos de contato da sua empresa com o cliente proporcionando uma experiência de compra única. De modo geral a ideia apresentada é que os canais utilizados para se comunicar com seus públicos, clientes ou personas estejam todos integrados para fortalecer o relacionamento com eles.

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Comportamento da persona

Não tem a possibilidade do marketing existir sem pessoas. Para ser possível desenvolver uma estratégia de marketing integrado de sucesso você precisa entender a fundo o comportamento da sua persona, isso acontecerá após um estudo que indique suas preferências, quais tipos de conteúdo ela consome, canais que costuma acessar, sua rotina, assuntos de interesse. São as informações extremamente necessárias que irão direcionar suas ações e ajudar a criar um plano que link todos os pontos de contato com seus públicos de interesse.

Deixe seu cliente confortável

A integração não deve acontecer apenas na comunicação e nos canais de marketing. Uma boa experiência do usuário também se dá pela identidade visual, para isso é necessário possuir um design consistente que mantenha um padrão, e que ajude o consumidor a se situar nos canais da sua empresa. Itens como cores, estilo de imagens e outros elementos visuais devem seguir uma linha que esteja alinhada ao produto ou serviço que sua empresa oferece.

O mesmo conteúdo serve para vários canais

Não existe a necessidade de criar 100 tipos de conteúdo para cada canal de comunicação que é utilizado, a criação de conteúdos de acordo com os interesses da sua persona é importante para qualquer estratégia de marketing, e pode ser usada em várias plataformas.

Caso tenha lançado um ebook, esse mesmo conteúdo pode ser aproveitado tirando trechos dele para criar posts sociais ou então postá-lo no Linkedin, por exemplo. Além de ser um modelo eficaz, assim você também acaba otimizando seu tempo e potencializando os resultados dos seus conteúdos.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia é uma excelente aliada quando pensamos em uma estratégia de marketing completamente integrada. Há no mercado uma infinidade de aplicativos e plataformas que possibilitam o gerenciamento de campanhas integradas e ainda fornecem muitos dados e insights para que você consiga analisar o que está o que está funcionando melhor para sua empresa.

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Equipe integrada

Não adianta nada pensar em todas as estratégias interligadas se a própria equipe que está desenvolvendo não conversa em suas decisões. A integração se inicia através dos profissionais responsáveis pelo projeto, então antes de lançar qualquer estratégia de marketing é preciso saber como os profissionais lidam com o desenvolvimento do mesmo.

Conseguir desenvolver e manter o marketing integrado é um exercício diário. É pensar macro de forma integrada como se fosse uma rotina de atualização para que os resultados sejam alcançados com eficiência. É analisando métricas, testando, errando e aprendendo que sua empresa vai se aperfeiçoando para ficar cada vez mais efetiva em suas ações.

Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

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