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Dicas para Aumentar o Faturamento do Ecommerce em 2019

15/1/2019

Dicas para Aumentar o Faturamento do Ecommerce em 2019

Enquanto algumas empresas precisam reformular completamente seu plano de ação, outras só precisam melhorar a execução da estratégia atual. Onde você se enquadra?

Se você deseja vender mais em 2019, o primeiro passo é identificar qual é o seu caso e trabalhar em um plano de ação para melhorar as vendas e aumentar o faturamento do ecommerce nesse novo ano.

Pensando nisso, preparamos uma lista com pontos que você deve observar:

Dicas para Aumentar o Faturamento do Ecommerce em 2019
  1. vendas concluídas e cancelamentos dos últimos 3 meses;
  2. carrinhos abandonados nos últimos 3 meses;
  3. avaliações de pedidos;
  4. reclamações no último ano;
  5. redes de comunicação (email, mídias sociais, telefone, chat, vídeos, etc);
  6. campanhas realizadas;

Observe também pontos de custo:

  1. custos de mercadoria e armazenagem;
  2. custos de envio;
  3. custos de marketing;

Observando e mapeando esses pontos, você terá uma visão do que deu certo e quais foram os percalços nesse período.

Dicas para Aumentar o Faturamento do Ecommerce em 2019

Quais são suas metas para o próximo ano? Ter uma alimentação mais saudável, exercitar-se, tomar um solzinho ou fazer aquela viagem… Aposto que fazer um plano para aumentar as vendas passou pela sua cabeça. É super importante se preparar para as oportunidades e os desafios de 2019. Sem o planejamento adequado, não adianta investir rios de dinheiro, não vai dar resultado.

  • Analise sua situação atual

Comece definindo sua oferta de produtos e serviços, incluindo os benefícios e diferenciais do seu negócio em relação à concorrência.

Com consumidores cada vez mais especializados e segmentados, é imprescindível posicionar-se de maneira competitiva.

Para isso, você precisa entender profundamente seu nicho de mercado. Em seguida, transforme essa análise num resumo de ponto fortes e fracos, além das oportunidades e ameaças à sua empresa.

  • Descreva seu público-alvo

Ao montar um planejamento de marketing, é fundamental criar um perfil do seu cliente ideal. Você pode descrevê-lo em:

  • Estilo de vida: conservador ou inovador? líder ou seguidor? tradicional ou moderno? compram regularmente?
  • Perfil de compra: com que frequência eles compram o que eu ofereço? em que quantidade?

É muito importante ser detalhista nesta etapa, pois as informações obtidas irão guiar o planejamento de campanhas de mídia e relações públicas.

  • Estabeleça as estratégias que você vai usar

Essa parte é a coluna vertebral do seu plano de marketing. Com seus objetivos e perfis de consumidores ideais bem definidos, agora é hora de detalhar as táticas que você usará para alcançá-los. Incluir todos os estágios do ciclo de vendas é fundamental alcançar clientes em potencial em qualquer momento.

Dependendo do seu setor e público-alvo, você pode combinar campanhas offline (outdoors, jornais, pesquisas presenciais) e campanhas online (email marketing, programas de fidelidade).

  • Defina seu orçamento de marketing

Dentro do seu plano de marketing, especifique qual será o orçamento desse time. Ele pode ser trimestral, semestral ou anual - o que funcionar melhor dentro da sua estrutura.

Lembre-se de ajustar as táticas ao orçamento disponível. Assim, você evita cair numa bola de neves de problemas financeiros.

  • Prazos, prazos, prazos

Defina metas de curto e longo prazo para manter você e sua equipe motivados, sem perder o objetivo final de vista.

Certifique-se de definir prazos realistas e manter-se atualizado do progresso conforme as executa.

  • Viabilize os recursos necessários

Você tem colaboradores qualificados e suficientes? Você precisa de recursos externos para executar partes do seu plano (assessores de imprensa, designers gráficos)? Seu orçamento é cômodo ou você está contando os centavos?

Estabelecer os parâmetros para os seus recursos é a chave para viabilizá-los e ser bem-sucedido no seu plano de marketing.

  • Use uma ferramenta de gerenciamento para acompanhar o progresso

Uma vez identificados as atividades a serem realizadas e quais colaboradores serão responsáveis por elas, incorpore seu plano de marketing a um sistema de gerenciamento.

Há quem prefira usar um calendário de papel, mas ao lidar com várias pessoas os digitais podem funcionar melhor. Ferramentas de gerenciamento como Trello e Asana também são boas sugestões.

Onde o SEO entra nessa história?

SEO (search engine optimization ou otimização para mecanismos de busca) é o conjunto de ações e estratégias de Marketing Digital que têm como finalidade aumentar o tráfego e desempenho de um site por meio de resultados orgânicos de mecanismos de pesquisa como Google, Bing e até YouTube.  

Como driblar a concorrência, afinal, são milhares de páginas sendo publicadas diariamente na internet?

Este é o momento de chamar o SEO (Search Engine Optimization)!

A própria tradução sugere sua definição: SEO trata-se de uma otimização para os motores de busca. Agrega um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definir o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada.

Ao realizar uma compra na internet, você busca o produto almejado no Google com os termos chave relacionados ao que busca comprar. Exemplo: óculos ray ban.

A vantagem estará ao lado de empresas que investem em SEO e aparecem de forma orgânica no Google. Afinal, quando você tem um negócio na internet, você pode pagar para aparecer na primeira página dos buscadores, ou investir em SEO para aparecer de forma orgânica. Este é um excelente caminho para você alcançar seus objetivos, sobretudo se o seu negócio está no começo e não há tanto capital para ser investido.

Veja o Infográfico que preparamos com Dicas para Aumentar o Faturamento do Ecommerce em 2019!

Dicas para Aumentar o Faturamento do Ecommerce em 2019

O ano já começou e está mais do que na hora de preparar sua Estratégia de Marketing Digital 2019. Um bom começo é observar as diversas novas tendências de marketing digital para o próximo ano e estar pronto para as novidades.

Mas você provavelmente notou um problema: a maioria das táticas de marketing por aí é cara! Seja investimento em Ads, Facebook ou Instagram. A verdade é que você não pode ser tornar 'refém' dessas origens para garantir a saúde em longo prazo do seu negócio.

Então, como usar a Estratégia de Marketing Digital sem ter muito dinheiro? Simplificando, se planeje!

Continue nos acompanhando e até a próxima! 🖖

Autor

Mônica De Paula

Alpinista de SERP, profissional em posicionamento digital e estratégias online.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brmonicadepaula@webpeak.com.br

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