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Dwell Time - A Métrica que Você Não Está Acompanhando

27/2/2019

Dwell Time - A Métrica que Você Não Está Acompanhando

Durante as análises do Google, mais de 200 fatores são levados em consideração para que a relevância da página possa ser atribuída a mesma.

Existem inúmeras questões que nós não consideramos ao analisar em um website, como por exemplo, o tempo de permanência dos usuários. Será que o Dwell Time (que traduzido, significa Tempo de Permanência) pode ser um fator de classificação?

No artigo de hoje, explicaremos a você o que é essa métrica, se os mecanismos de pesquisa usam isso como um sinal de classificação e quais técnicas você pode utilizar para aumentar o Dwell Time de seus visitantes.

Antes de Tudo: O que é Dwell Time?

Quando falamos de Dwell Time, estamos nos referindo a nada mais que tempo de permanência de um usuário. Essa métrica é uma das mais referenciadas em artigos, mídias sociais e apresentações. Porém, continua a ser muito mal compreendida por diversas pessoas na comunidade de SEO.

É inevitável que inúmeras perguntas surjam em nossas mentes, como O que é Dwell Time? Isso é um fator de classificação? Como isso é mensurado? Como posso otimizar essa informação?

Dwell Time é a quantidade de tempo que passa entre o momento em que você clica em um resultado de pesquisa e, em seguida, retorna para as SERPs.

Vamos a um exemplo de o que é Dwell Time na prática:

Suponhamos que eu faça uma pesquisa por "webpeak" no buscador e clico no primeiro resultado:

Dwell Time

Após encontrar o que estava buscando, vou clicar para entender mais sobre do que se trata a página e leio seu conteúdo por 4 minutos e 38 segundos.

Como sou do tipo de pessoa que gosta de se aprofundar em certos assuntos, vou voltar para os resultados de pesquisa (através do botão “voltar” no meu navegador) e vou ver outros resultados para encontrar mais conteúdo.

Observação: O procedimento de vaivém entre SERPs e as páginas de destino também é conhecido como pogo-sticking.

Sendo assim, meu tempo de permanência nessa página, então, foi de aproximadamente 4 minutos e 38 segundos.

Será que Dwell Time também é um fator de classificação?

O Dwell Time é um indicador de relevância do resultado da pesquisa que satisfaz corretamente a intenção do usuário. Porém, como mencionado anteriormente, existem inúmeras discussões nas comunidades de SEO abordando tal assunto para compreender como os robôs compreendem tal métrica.

No final de 2017, o chefe do Google Brain, Nick Frost, disse isso em uma conferência:

O Google agora está integrando o aprendizado de máquina no processo de descobrir qual é a relação entre uma pesquisa e a melhor página para essa pesquisa. Então, modelos de treinamento sobre quando alguém clica em uma página e fica nessa página, quando eles voltam ou quando eles tentam descobrir exatamente esse relacionamento.

  • Nick Frost, chefe do Google Brain

 Essa nota parece nos confirmar de que o tempo de permanência é realmente um fator de classificação.

Mas, como Cyrus Shepard apontou no Twitter, esse não é bem o caso:

Dwell Time

Google Brain é um projeto de pesquisa de inteligência artificial de aprendizagem profunda no Google.

Eles não  fazem o algoritmo de classificação. Sendo assim, ainda não é correto afirmar que o tempo de permanência é um fator de classificação.

Nós falamos muito sobre métricas, não é mesmo? Você já possui uma ferramenta que acompanha as informações mais importantes de seu site para que consiga entender o comportamento dos usuários em suas páginas? Não? Então não deixe de criar uma conta no Google Analytics!

Dwell Time não é:

Há uma quantidade impressionante de desinformações em vários portais sobre o tempo de permanência. Então, muitas vezes, o tempo de permanência é confundido com outras métricas completamente diferentes.

Dwell Time não é o Tempo Médio na Página

O Dwell Time é muito confundido com o tempo médio em que um usuário permanece na página.

O tempo médio na página nada mais é que a quantidade de tempo que alguém gasta em uma de suas páginas, em média.

O usuário que está navegando por suas páginas pode ter encontrado seu site através das mídias sociais, backlinks, e-mail, etc...

Dwell Time não é Taxa de Cliques

Tais métricas são confundidas frequentemente, porém, elas possuem objetivos completamente distintos.

A Taxa de Cliques (CTR) é a porcentagem de pessoas que clicarem no link de sua página em relação as impressões do mesmo (quantas vezes o link foi visto na SERP).

O Dwell Time é o que acontece depois do clique, não a porcentagem de usuários que pesquisaram por um termo correspondente ao conteúdo do site.

Dwell Time não é Duração da Sessão

Vamos supor que o usuário chegou ao seu site por um meio no qual não foi através da SERP, sendo assim, ele não conseguirá voltar aos resultados de pesquisa.

O Dwell Time é a métrica que mensura quanto tempo o usuário que clicou em um link de seu site voltou para a SERP. Já a métrica da duração da sessão, mede o tempo que alguém gastou em seu site, independente da origem.

Como Melhorar o Dwell Time do seu site: Confira nossas dicas

Agora que você entende como funciona o Dwell Time, você deve estar se perguntando como é possível melhorar tal métrica. Não há uma mágica quando se trata de aumentar o Dwell Time de suas páginas, porém, nós elencamos algumas técnicas para ajudar seu conteúdo a ser mais atraente aos usuários.

Site com Carregamento Lento? Anúncios Indiscretos? Pare!

Já clicou em um resultado na SERP e uma lightbox abriu antes que você pudesse ler o primeiro verso do conteúdo do site? Desagradável, não é mesmo? Diversos usuários voltam quase que imediatamente para os resultados de pesquisa, fazendo com que seu tempo de permanência no site seja mínima.

Além disso, outro fator de extrema importância para garantir uma boa experiência ao usuário, é um conteúdo no qual tenha bom tempo de carregamento.

É importante lembrar que 47% das pessoas esperam que uma página da Web seja carregada em 2 segundos ou menos . Então, se o seu site estiver muito lento, as pessoas vão clicar de volta nas SERPs antes mesmo de ter uma chance de carregar totalmente o conteúdo.

Faça Bons Links Internos

É interessante fornecer aos usuários ações adicionais a serem executadas quando eles terminarem de ler seu conteúdo, essencialmente antecipando uma possível segunda consulta ou respondendo a outra pergunta.

Isso gera melhor experiência para o visitante, e é por isso que links internos são tão importantes.

Sempre Mantenha seu Conteúdo Atualizado

A internet está em constante mudança e parcialmente todos os conteúdos precisam ter suas suas informações atualizadas em um espaço de tempo.

Vamos supor que você tenha um Guia de SEO para Iniciantes no qual fora lançado em 2014. Em 5 anos muitos dados podem ter passado por mudanças, não é mesmo?

É importante que, periodicamente, você faça uma revisão em seus conteúdos para verificar se os dados de fato estão corretos, para que consiga repassar informações significativas aos seu público.

Além das dicas acima mencionadas, existem diversas outras técnicas que você pode implementar para garantir uma boa saúde interna nas suas páginas.

Confira nosso post sobre O que é SEO e Como Fazer SEO!

Se o Dwell Time é um dos fatores de classificação ou não, aumentar o tempo que os visitantes passam em suas páginas só pode ser excelente notícia.

Implementando as técnicas listadas acima, você poderá fornecer uma experiência mais envolvente aos usuários e potencialmente aumentar suas conversões.

Lembre-se: Tempos de espera curtos indicam que a intenção de consulta do usuário não foi satisfeita ao visualizar o resultado. Tempos de espera longos indicam que a intenção da consulta do usuário foi satisfeita.

Gostou? Esperamos ter ajudado. Não deixe de assinar nossa newsletter e receber conteúdos exclusivos.

Até a próxima!

Autor

Giulia Oliveira

Analista de SEO, especialista em performance para ecommerce e soluções Google.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brsuporte@webpeak.com.br

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