NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

E-commerce na prática. Vender pela internet é um desafio?

23/10/2019

E-commerce na prática. Vender pela internet é um desafio?

O comércio digital está crescendo consideravelmente, e com isso está cada vez mais fácil começar um negócio em curto prazo e com pouco investimento. As vantagens não poderiam ser mais evidentes: um negócio totalmente dinâmico e interessante, com menos gastos desnecessários com relação ao tempo e a otimização. 

Além de todos os benefícios já citados, só o simples fato de não ter à necessidade de investir em uma loja física torna o negócio muito mais simples de sair do papel. Entretanto, isso não significa que seja fácil manter um negócio online com apenas um piscar de olhos, pois existem diversos desafios.

criar um e-commerce na pratica e um desafio?

5 Pontos de Atenção na hora de Colocar seu E-commerce na Pratica

Ter um e-commerce na pratica, não é garantia de clientes do dia para noite, eles não vão surgir do nada. Até porque a concorrência é bastante acirrada, considerando a quantidade de sites criados a cada dia.

Por isso é preciso estar bem atento e fazer por onde para manter o sua loja online na disputa e fazer bonito na hora das vendas. Podemos te ajudar com algumas dicas.

#1 Rapidez e Dinamismo

Uma dos benefícios mais relevantes de se ter um e-commerce na pratica é a conveniência de poder fazê-lo funcionar de onde quer que você esteja, até mesmo em um café se quiser. 

Montar a loja pode até ser simples e rápido, na verdade dependendo da plataforma de ecommerce é possível levantar uma loja virtual em questão de minutos. A praticidade desde a concepção da ideia até a execução dela é muito grande. Além do mais, quando a loja já estiver no ar, ela vai funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Isso significa que enquanto estiver dormindo ou tirando uma folga você ainda estará vendendo.

#2 Custos mais Baixos

Antes de pensarmos nas possibilidades que a internet nos traria, começar um negócio era algo extremamente caro.

Era necessária uma pesquisa muito aprofundada por fontes bem mais complicadas, um risco muito alto e um investimento grande. Graças aos avanços da tecnologia, os donos de negócios de uma loja virtual conseguem comprar um domínio e uma hospedagem de site por $100, ou menos dependendo da necessidade inicial e o modelo de negócio.

#3 Concorrência

Quando falamos em desafios de colocar um e-commerce na pratica, à grande sacada é saber como se diferenciar no meio de tanta concorrência. Existem centenas de outros sites que competem pelo mesmo público, no mesmo nicho, vendendo os mesmos produtos. 

Abrir um novo negócio, seja ele grande ou pequeno, exige encarar os desafios para conquistar uma parte do mercado depois de muito suor derramado. E quando se trata de conquistar a confiança do consumidor e fidelizá-lo pode levar ainda mais tempo, pois a maioria das pessoas não se sente confiante para fazer negócios com vendedores desconhecidos. 

A estratégia de marketing recomendada nesses casos tende a ser a indicação “boca a boca”, o que prejudica novos negócios em busca de espaço.

colocar um e-commerce na pratica, e um desafio?

#4 Problemas sistêmicos

Pode ter certeza que em algum momento irá surgir aquele problema técnico no site, infelizmente não tem como fugir disso. Nos casos de compra realizadas pessoalmente, o cliente encontraria um jeito de contornar o problema procurando outras formas de pagamento ou busca. 

Trazendo isso para o e-commerce na pratica, pode ser um pouco mais complicado, pois se der algum erro, não existem muitas opções para executar até que o problema seja solucionado. Isso acaba impactando diretamente nas vendas e perda de confiança.

#5 Grandes e pequenos negócios

Apesar dos desafios, várias grandes e pequenas empresas têm investido e se arriscado no mundo do e-commerce. É nesse mercado que encontramos grandes empresas pioneiras no comércio digital, como o Amazon, que é líder em velocidade de entregas e domina o mercado em várias partes do mundo. 

Temos também diversas empresas menores, como o site Super Exclusivo, que comercializa produtos de outras lojas e tem tido uma experiência excepcional desde a criação da loja. Seja grande ou pequenas, cada uma adequa a loja virtual às suas necessidades.

Um outro exemplo interessante para citar é a NET, que a princípio, não teria necessidade de utilizar uma loja virtual para seus produtos, que já tem um público cativo e uma alta taxa de conversão de vendas. 

Independente de tudo isso, a empresa tem buscado inovação e mergulhou com tudo no universo do e-commerce. Agora é feita uma pré-venda dos pacotes que oferece pelo site, por lá você também tem a opção de personalizar e montar pacotes de acordo com suas preferências.

Nada nessa vida vem de graça, é preciso trabalhar muito em qualquer modelo de negócio para garantir o sucesso. Foque no seu objetivo e analise o que é melhor para criar o seu e-commerce na pratica independente dos desafios, pode existir muita concorrência, mas também há muitas empresas especializadas prontas para te ajudar a seguir em frente.

Gostou do artigo? Para mais conteúdos como esse basta continuar nos acompanhando e não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.

Até a próxima!


Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak