NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

É isso mesmo: a tag canonical vai te ajudar a evitar conteúdo duplicado!

21/6/2019

É isso mesmo: a tag canonical vai te ajudar a evitar conteúdo duplicado!

Saiba de uma coisa, e nunca se esqueça, um dos mais frequentes problemas que profissionais de SEO encontram no caminho de otimizar um site está na existência do conteúdo duplicado. Tratam-se de páginas com URLs diferentes e o conteúdo da página igual ou quase idêntico.

Tanto o Google quanto demais buscadores amam conteúdo original, ou seja, que não é repetido em nenhum lugar da internet, logo, o conteúdo duplicado dificulta o bom posicionamento dos sites no buscadores.

E é por isso que nós da WebPeak optamos por escrever este conteúdo tão importante. Afinal, como evitar conteúdo duplicado?

Saiba agora!

Leia também: Você sabe onde seu site está nas posições no Google?

Como evitar conteúdo duplicado

tag canonical, SEO, canonical tag

O mais importante é você compreender que é necessário verificar o motivo do conteúdo para saber qual técnica de SEO é melhor utilizar. Caso você tenha criado uma página com uma URL e depois criou uma nova página com uma URL nova para substituir a antiga página é melhor utilizar o redirect 301, dessa forma você transfere toda a relevância da página antiga para a nova.

Escrevemos um conteúdo completo sobre redirect 301: Redirect 301 WordPress: o que é e por que fazer?

Vamos a uma situação diferente: caso você queira manter duas páginas com conteúdo semelhante ou idêntico no seu site, porém deseja que uma delas apareça nos resultados de busca do Google, o mais indicado é que você utilize o Canonical Tag.

O que é Canonical Tag?

Explicando de modo simples, o que o rel=”canonical” faz pelo seu site, podemos dizer que ele atua como placas de indicação que sugerem aos robôs do Google e de outros buscadores da internet o caminho ideal, correto, de leitura e também onde a relevância de cada página deve ser aplicada.

Nesse sentido, a partir disso, evitamos que páginas duplicadas de um site entre em disputa atrás de relevância e o resultado de que no final das contas nenhuma fique otimizada. Esta situação fortalece o caminho de modo como se informássemos aos rastreadores “está é a página que deve ser notada”.

Ao utilizar o canonical tag você está recomendando o robô do Google a privilegiar uma determinada página, mas isso não quer dizer que o Google de modo instantâneo seguirá essa recomendação, pode ser inclusive que leve dias ou meses, a depender da quantidade de páginas do site (dezenas, centenas, milhares, milhões). Sabemos também que outras páginas também são fontes inesgotáveis de conteúdo duplicado, como é o caso de uma URL que é gerada através do campo de busca de uma página que depois se transforma em um link na nuvem de palavras do site ou filtros e tags.

Como usar o Canonical Tag?

Há um lugar ideal para inserir o comando Canonical Tag, este lugar é no header do site.

Ele irá mostrar aos mecanismos de pesquisa dos buscadores da internet qual página deve ter maior relevância, fato que também evitará a interpretação do conteúdo duplicado pelos mecanismos.

Exemplo de Canonical Tag:

www.lojadamariaonline.com.br/produtos?busca=mesas+madeira o começo do código deve ser:

<head>

<title>Mesa de Madeira em promoção e com frete gratuito</title>

<meta name=”description” content=”A Mesa de Madeira ideal você compra aqui. Mesas com acabamento, diferentes tipos de madeira, com vidro ou madeira maciça” />

<link rel=”canonical” href=”lojadamariaonline.com.br/mesas-madeira”/>

</head>

A parte em itálico trata-se do local da URL padrão que você quer concentrar a relevância. Não importa que haja duas, dez ou mais páginas com o mesmo conteúdo, você deve colocar a Canonical Tag em todas.

Não deixe de ler: Como as mulheres transformaram o Youtube em um espaço de ação

Canonical Tag no WordPress

Todo mundo que conhece e sabe as vantagens e facilidades do WordPress já devem estar familiarizados com o plugins que vou indicar nesta seção. O SEO Yoast é uma verdadeira ajuda na hora de otimizar seu site.

Este aplicativo  oferece inúmeros mecanismos de otimização, desde a inserção de title e metadescription em grande quantidade, até a criação de sitemaps XML e Canonical Tags.

SEO Yoast trata-se de um plugin muito popular que é amplamente utilizado para melhorar o SEO de um site WordPress ou um blog. O plugin é responsável por todos os aspectos técnicos relacionados ao conteúdo e ajuda a avaliar a densidade de palavras-chave, tags H1 e H2, legibilidade, etc. Além disso, ele pode ajudá-lo na criação de Sitemaps XML.

Criamos um passo a passo para adicionar Sitemap XML para o seu WordPress utilizando Yoast SEO plugin:

  1. Instale e ative o WordPress SEO pelo plugin Yoast.
seo yoast plugin
  1. Após esse processo você ativou o plugin navegar para SEO -> Características e o recurso de páginas de configurações avançadas.
  2. Este recurso permitirá Sitemap XML para o seu WordPress e uma nova seção  Sitemaps XML aparecerá no menu SEO. Aqui você pode gerenciar várias configurações como entradas máximas por sitemap, excluir páginas/posts específicos do sitemap e assim por diante. A menos que você precise de um sitemap personalizado do WordPress, você não precisa alterar nada aqui.
  3. Pronto, você acabou de gerar um Sitemap XML usando o plugin. Você pode encontrar o URL do site do WordPress em Seu Sitemap XML.

Solução para seu negócio

tag canonical, SEO, canonical tag

Sitemaps podem ser reconhecidos como uma parte essencial de nossos sites. O principal objetivo da criação de um site é atender às necessidades dos usuários, fazer com que eles tenham boas experiências, e depois tornar seguro no top ranking de sites de busca.

Os aspectos mencionados são aceitos por Sitemaps que não só tornam o seu site fácil de navegar e amigável ao usuário, mas também ajudam no rastreamento. A WebPeak possui ferramentas que vão te ajudar a chegar mais longe, como a Ferramenta de Geração do Sitemap. Trata-se de uma ferramenta de criação de sitemap XML e monitoramento da indexação das páginas do sitemap. Na mesma potencialidade, a Ferramenta de Auditoria Técnica é excelente pois garante um relatório sobre a saúde do site para uma melhor usabilidade e indexação do site. A ferramenta de Auditoria Técnica proporciona sua compreensão de como tornar os motores de busca e os visitantes satisfeitos com um site sem erros e notório.

Não deixe de ler: Ferramentas de análise de SEO para Auditorias de Sites

Existem serviços que realizam apenas isso no mercado: uma auditoria técnica página por página dentro do seu site. Mas na WebPeak você tem isso como apenas uma das várias ferramentas de SEO que vão te ajudar em sua análise. São mais de 15 ferramentas de SEO para você alcançar o topo dos buscadores com um site saudável. Todas as soluções em SEO em um único lugar, pare de gastar tempo e dinheiro e otimize sua atuação no mercado! 

Pronto! Agora você já conhece um pouco mais a fundo as funções do Canonical Tag e sabe como ele pode te ajudar a acabar de vez com o grande problema que é o conteúdo duplicado.

Avance mais em suas otimizações e boa sorte! :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak