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Email marketing – dicas de segmentação

27/11/2019

Email marketing – dicas de segmentação

O correio eletrônico, ou e-mail se preferir é um dos canais de comunicação  mais antigos entre as redes sociais, o e-mail surgiu como grande inovação no meio de comunicação, facilitando e muito a vida dos usuários, usado tanto para âmbito pessoal quanto profissional. 

Além disso, o e-mail é privado, apenas a quem é dado o seu endereço de e-mail conseguirá manter contato. Com o tempo o e-mail passou a ser usado muito mais e atualmente a grande maioria de seus usuário chegam regularmente sua caixa de entrada, com isso o e-mail também se tornou uma ferramenta de marketing, que se utilizado da maneira correta se torna uma estratégia eficiente. 

Além disso, o e-mail é uma das formas mais diretas de marketing digital, uma vez em que o e-mail é particular e só temos acesso a mandar mensagens se o usuário nos passar o endereço de e-mail, demonstrando assim interesse no conteúdo e site relacionado.

Um bom de design, a habilidade de prender a atenção do leitor logo no assunto e a abordagem do tema são alguns pontos que aumentam a taxa de conversão, porém um dos mais importantes e que muitas vezes acaba passando despercebido é a segmentação eficiente da base dos emails.

Essa segmentação aumenta diretamente a relevância das mensagens, relevância eu geram aumento no engajamento, que é a chave para aumento do ROI, gerando lucros. Empresas e negócios que não segmentam sua base de clientes perdem e muito em diversos aspectos.

Saber coletar os dados para uma base é essencial, mas lembre-se de coletar dados diretos, pois são maiores a possibilidade de segmentação, uma boa forma de coletar os dados são por etapas, aumentando as informações de acordo com o crescimento da sua base e aproveitando momentos específicos para coletar mais dados, como uma compra por exemplo. Dessa forma certamente seu e-mail será bem mais acessado, aprenda como segmentar!

Leia também: Passo a passo para otimização de conteúdo 

Segmentação do e-mail marketing, como aprimorar?

Emai Marketing - Dicas de Segmentação

Além de uma boa segmentação, é essencial aliar isso a uma boa execução do e-mail marketing, há diversas formas de segmentar sua base de clientes.

Após colocar os critérios para a segmentação, são inúmeras possibilidade baseadas nos dados disponíveis, todos esses dados podem ser usados para criar um modelo de segmentação ideal para sua empresa. Alguns dados utilizados são:

  • Localização e dados relacionados.
  •   Dados pessoais como idade, sexo, status social e muito mais.
  • Estilo de vida, podendo ser relacionado a atitudes, opiniões e interesses.
  • Comportamentos sejam compras, cliques, navegação no site, aberturas, etc.

Esses dados são ótimos indicadores para comportamentos e interesses futuros. Classificar pedidos e compras anteriores por categoria, faixa de preço, garante diversas opções de segmentação a mais.

Formas de segmentação eficiente para e-mail marketing

Quando você seleciona um grupo do seu banco de dados, você está segmentando, parece simples, mas que auxilia a enviar o e-mail correto para a pessoa correta gera um grande retorno. Você consegue criar mensagens que se encaixem nos segmentos, sendo mais uma estratégia poderosa do e-mail marketing.

Para fazer isso separamos algumas dicas para que você comece a segmentar e perceba a diferença em suas conversões, confira:

  • Aproveite uma nova inscrição para enviar um e-mail de boas vindas, compartilhar um cupom de desconto ou outras vantagens, se certifique de cultivar um relacionamento com novos inscritos.
  • Dê aos seus clientes a oportunidade de escolher qual preferência de e-mails eles desejam receber, como descontos, posts ou todas as opções, além disso, a frequência que desejam receber.
  • Selecionar o conteúdo de maior interesse do usuário, você pode observar através de compras, pesquisas e hábitos de consumo.
  • Use a localização dos inscritos para determinar a quem enviar e-mails sobre eventos em determinada área.
  • Com o parâmetro de aberturas do e-mail dos assinantes, você consegue determinar quais usuários estão se envolvendo mais e oferecer oportunidades como bônus.
  • Para assinantes inativos, ofereça a opção de não receber mais e-mails, dessa forma sua lista ficará atualizado e você enviará e-mail apenas a interessados.
  • Se você tiver um site de comércio eletrônico, sabe um problema comum que é o abandono de carrinhos de compras, com o e-mail marketing você pode atrair novamente esses compradores.
  • Monitore a atividade de inscritos do seu site diariamente, dessa forma você consegue saber o que eles estão procurando e consegue usar diferentes critérios para que o seu possível cliente seja atraído para o seu negócio.
Não deixe de ler: Ferramentas digitais para marketing e vendas

Segmentar pode ser bem simples, mas é essencial, os consumidores online estão cada vez mais seletivos e exigentes, por isso usar uma abordagem inteligente e personalizada, mostra que você realmente conhece seus clientes. Mas essa segmentação requer tempo e dedicação, usando as dicas acima você irá conseguir criar e-mails relevantes e agradar possíveis consumidores, consequentemente irá gerar maior lucro.

Muitos acreditam que segmentar é algo trabalhoso e acabam mandando e-mails sem nenhum critério, o que acaba não tendo valor ao destinatário e também não gera resultados. A métrica usada para determinar bons resultados deve ser através da taxa de conversão.

Com isso a segmentação deve ser algo positivo e considerada uma das estratégias mais eficientes do e-mail marketing.

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio!

Até a próxima! :)


Autor

Julia Guimarães Morales

Sou redatora, apaixonada pela família e heavy user de mídias sociais.

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