Entenda as diferenças entre Sitemap e Robots

2/1/2018

Entenda as diferenças entre Sitemap e Robots

Muitas dúvidas estão relacionadas a esses dois nomes. Afinal, quais são as funções do Sitemap e do arquivo Robots? Qual a relação entre eles? Ajuda na otimização do site ou apenas estruturam? 

Ainda é muito comum ouvir este tipo de pergunta, pode parecer complicado entender as funcionalidades de cada um, mas na verdade existe uma matemática bem simples por trás da teoria.

Embora sejam diferentes, ambos trabalham para o mesmo objetivo, rastrear, analisar e colocar o seu site no topo dos resultados de busca. Agora, como tudo isso funciona? Este artigo lhe dará o norte necessário para compreender melhor o que é, e para que serve cada um destes arquivos.

Leia também: Otimizar Captação de Clientes

O que é Sitemap?

Existem dois tipos o Sitemap.html e Sitemap.xml. O Sitemap.html é voltado para facilidade de navegação no site, ou seja, ele está muito mais ligado ao desenvolvimento do site em si, do que a indexação do mesmo.

Já o Sitemap.xml, é o arquivo específico desenvolvido para os robôs de busca. Ele tem de ser escrito seguindo padrões, com códigos-chave para que o buscador encontre suas páginas do site.

Para que serve Sitemap

O Sitemap.xml é um arquivo de extrema importância para que os robôs entendam a estrutura do site. Quanto mais organizado for este arquivo, melhor será a navegação destes robôs para encontrar todas as páginas e categorias do site.

Imagine um supermercado. Para que você encontre o que procura, o estabelecimento faz divisões facilitando a busca, são seções específicas para que você não perca tempo procurando um único produto.

O Sitemap é a mesma coisa, serve como um organizador, ele categoriza o seu site permitindo que os robôs encontrem o necessário. Se for agregada uma nova página ao seu site, por exemplo, ao invés destes robôs navegarem todo o site, eles irão diretamente na nova página, ajudando a indexar.

Caso seu site esteja bem estruturado com arquivo Sitemap.xml, você saberá se o site tem conteúdo dinâmico, se as páginas não estão sendo facilmente encontradas pelo Googlebot durante o rastreamento, se está difícil detectar o site ou se as páginas não estão bem vinculadas.

Leia também: Googlebot: o robô do Google que você precisa conhecer

O que é Robots

Robots.txt é o arquivo em formato de texto inserido no site para dar “orientações” aos robôs de busca, ou webcrawlers/spiders.

O arquivo robots.txt é de extrema importância para qualquer projeto de website. Com ele você consegue controlar os mecanismos de busca, dizendo se podem ou não entrar em um determinado arquivo ou diretório do site.

Para que serve Robots

Digamos que você possua uma área restrita, e não quer que as informações desta área sejam ranqueadas nos resultados de pesquisas. Com o robots.txt você consegue informar ao robô que ele não deve considerar esta área, logo, ela não aparecerá nos resultados de busca.

O arquivo robots.txt serve para orientar os spiders agentes sobre o que devem, e não devem fazer sobre a indexação de conteúdo do seu website.

Dica de leitura: Passo a passo para aumentar acessos do seu site e melhorar o marketing de conteúdo da sua empresa

Para criar este arquivo é muito simples, existem ferramentas online que te auxiliar na hora de gerar o arquivo. Contudo, você também pode criar seu próprio código até mesmo no bloco de notas do seu computador.

Não deixe de ler: 18 Motivos para usar o Google Analytics em seu dia a dia

Sitemap e Robots na otimização de sites

Assim que entendemos o conceito de cada arquivo podemos ver que realmente, embora muito parecidos, não são iguais. O Sitemap serve como um mapa de navegação para os robôs, categorizando e mostrando atualizações e novas páginas. Já o Robots serve como indicador do que pode ou não ser indexado.

Ambos sincronizados podem elevar a posição do seu site, respeitando suas exigências.

Claro que não existe estrutura 100% incrível, sem erro algum, ou seja, isso não vai garantir indexação completa do seu site. Contudo, é muito importante ter mecanismos para manter o bom desenvolvimento do seu site, deixando não apenas visualmente atraente, mas também tem que estar otimizado para ser encontrado e conquistar um bom rankeamento.

Com estes dois tipos de arquivos você conseguirá estruturar o seu site, dando a possibilidade de ser melhor identificado pelos mecanismos de busca. Criar um robots.txt e um sitemap para o seu site é essencial para que os mecanismos de buscas apresentem corretamente seus conteúdos nos resultados das pesquisas.

Não deixe de ler: Reenviar Sitemap para os Principais Buscadores

Continue nos acompanhando e não perca nenhuma novidade! 

Até a próxima ;)

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak