Entenda como a disponibilidade da plataforma influencia suas vendas

2/1/2018

Entenda como a disponibilidade da plataforma influencia suas vendas

A internet brasileira é repleta de informações importantes sobre como fazer seu negócio decolar na internet. Empresários, lojistas e outros entusiastas do mercado digital estão sempre buscando informações relevantes para elevar seu negócio para o próximo nível.

Esta publicação tem mais que informações relevantes, podemos considerá-la representante do primeiro passo para um dos estudos mais importantes do mercado digital e do e-commerce. Você deve estar se perguntando qual é o estudo e o motivo que leva esta publicação a ser tão importante. Vamos falar detalhadamente sobre a importância abaixo. Mas já adiantamos que nós vamos monitorar durante 12 meses as atividades das principais plataformas de e-commerce do Brasil a fim de documentar quem tem a maior disponibilidade, e dessa forma, provar quem tem o melhor tempo de resposta, ou seja, vamos provar qual a melhor escolha para os lojistas.

Durante os 12 meses, vamos fazer uma série de estudos para complementar o monitoramento, mas ele é fundamental para garantir a base da disponibilidade para a melhor plataforma, outro ponto muito importante é que todos os lojistas podem acompanhar e ter certeza se sua plataforma está ou não com problemas.

Sobre o estudo e evidências

Nós vamos monitorar a atividade das principais plataformas de e-commerce do mercado brasileiro. Sim, é isso mesmo. Nós vamos avaliar e auditar quais são as plataformas mais estáveis para que novos lojistas tenham mais segurança em selecionar qual a melhor plataforma para iniciar seu negócio digital, esta ação também irá ajudar lojistas experientes a identificar qual é a melhor opção do mercado para migrar sua operação de ecommerce.

Você poderá acompanhar o desempenho das principais plataformas de ecommerce clicando no link, se não funcionar copie e cole o endereço abaixo em seu navegador.

https://goo.gl/iViNJM

Compartilhe com seus amigos! O monitoramento das lojas listadas é gratuito e o serviço é patrocinado pela WebPeak.

Um pouco sobre a metodologia aplicada

Estamos usando conceitos de monitoramento de redes, monitorando as principais plataformas de e-commerce do mercado brasileiro. Estamos usando dispositivos hospedados em 5 localidades distintas, de forma aleatória selecionamos 3 lojas e concluímos que as plataformas, logo, os lojistas, estão com site fora do ar. Levando em consideração as localidades, nossa ação nos levou ao conhecimento de que 2 ou mais lojas estão indisponíveis das 5 regiões.

  • Selecionamos as principais plataformas de e-commerce brasileiras.  
  • Selecionamos 3 lojas de cada plataforma
  • Estamos monitorando a atividade de 5 regiões diferentes São Paulo, Rio de Janeiro (Brasil), Queretaro (Mexico), San Francisco (US), Buenos Aires (Argentina)
  • Estamos analisando os indicadores Tempo Resposta (ms), Tempo do DNS, Tempo de Conexão, SSL HandShake Time, Tempo do Primeiro byte, Download time.
  • Tempo de frequência de verificação é de 1 minutos, com tempo limite esgotado é de 45 segundos.

Sobre as plataformas

Por que selecionamos estas plataformas de e-commerce?

Selecionamos as principais plataformas de e-commerce brasileiras, pois são as mais populares do mercado saas.

Todas elas têm algo em comum. O lojista paga uma mensalidade para utilizar o serviço de loja virtual hospedado por uma das plataformas, todas são proprietárias, ou seja, são desenvolvidas por sua equipe interna.

Outro ponto em comum entre as plataformas é que elas são integradas com diversas ferramentas para ajudar lojistas a conquistar os melhores resultados possíveis na internet, sem a necessidade de investir grande quantidade de dinheiro.

Sobre os Indicadores

Como estamos usando conceitos básicos de monitoramento de redes, os indicadores são os principais parâmetros utilizados por empresas globais para monitorar seus serviços na internet.

É importante conhecer um pouco sobre monitores!

Uma ferramenta de monitoramento de TI full-stack deve ter a capacidade de identificar corretamente todos os pontos de bloqueio potenciais em sua infraestrutura de TI. Os monitores permitem que você examine proativamente a disponibilidade e as várias tendências de desempenho de seus pontos finais, recursos da Internet, servidores, recursos de rede e recursos em nuvem, entre outros.

Nós estamos monitorando os dados de:

  • Tempo Resposta (ms),  O tempo de resposta de um monitor de URL é calculado como a soma do tempo de pesquisa de DNS, tempo de conexão e o tempo necessário para baixar todo o conteúdo HTML da página da Web. O tempo de resposta do monitor do seu site em todos os locais de monitoramento para o período de tempo escolhido é calculado e mostrado usando um gráfico de linha normal. O tempo de resposta máximo, mínimo e médio pode ser avaliado a partir de análise gráfica. Os valores médios dependem do período escolhido para o monitoramento.

  • Tempo do DNS,  o tempo de DNS é o tempo necessário para resolver o nome do domínio para a solicitação. Um aumento no tempo de DNS indica que está demorando mais tempo para resolver o domínio.

  • Tempo de Conexão,  O tempo de conexão é considerado o tempo gasto pelo cliente para estabelecer conexão TCP com o endereço IP do domínio. Mais tempo para estabelecer uma conexão pode ser devido a fatores como a sobrecarga do servidor, que podem ser identificados e endereçados antes de afetar os usuários finais.
  • SSL HandShake Time,  Aqui, o Certificado de Servidor deve ser emitido pela mesma Autoridade de Certificação que tenha a autoridade de certificação na raiz. Ou seja, nós avaliamos a certificação do SSL para garantir que o certificado oferecido é seguro.
  • Tempo do Primeiro byte,  O primeiro tempo de byte é o tempo desde quando a conexão ao servidor foi estabelecida até a primeira resposta começar a entrar na página base. Este é realmente o tempo de resposta do servidor além do tempo de latência da rede. Um pico no primeiro tempo de byte no seu gráfico pode indicar um atraso no processamento da solicitação no servidor.
  • Download time, Tempo total para fazer download das páginas de seu site completamente em um navegador. O tempo que seu site demora para carregar completamente nos dispositivos daquela região.

Tempo médio de resposta por localização

O Tempo Médio de Resposta em mili segundos a partir dos locais monitorados. O valor é inferido com base em outros parâmetros selecionados, a saber, Período de tempo, Unidade de tempo (cronológico ou horário), Horário comercial. 

Leia também: 3 funcionalidades Ninjas de WebPeak 

Sobre a Ferramenta de Monitoramento

Site24x7 oferece uma grande flexibilidade para testar seus recursos de TI com a ajuda de Monitores. Gostaríamos de introduzir o Site24x7, que é uma poderosa solução da ManageEngine para Gerenciamento de IT, na nuvem. Ele oferece um monitoramento unificado de web sites a partir da perspectiva do usuário, Data Center e Gerenciamento em nuvem e profunda visibilidade do código da aplicação, unificado em um único console.

Site24x7 é um serviço de monitoramento de infraestrutura web que ajuda a monitorar o tempo de atividade e o desempenho de sites, aplicativos e servidores online. O monitoramento é feito a partir de mais de 90 locais em todo o mundo, dando assim uma perspectiva global da experiência do usuário final. Site24x7 é compatível com o site, aplicativos da Web, API REST, SOAP Web Service, servidor SMTP, TCP, IMAP, SSL / TLS, Ping, FTP Server, FTP Transfer, Servidor DNS e outros serviços de internet.

Além de ser uma ferramenta completa, é uma “A ZOHO COMPANY”.

Se ela estiver dizendo que o site esta fora do ar, a porcentagem que envolve as chances da informação ser verídica chega a ser de 95%.  Ou seja, ele precisamente pode estar fora do ar.

Continue nos acompanhando e receba conteúdos completos que vão auxiliar seu negócio!

Até mais!

Autor

Marcos Custódio

Especialista em Tecnologia e Marketing Digital, entusiasta da arte de vender e apaixonado por meus cães.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/[email protected]

Últimas Postagens WebPeak