NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Entenda como fazer um GIF

26/6/2018

Entenda como fazer um GIF

Os GIF’s são a febre do momento, não tem rede social que não compartilhe essa animação. A criatividade não tem limites, os memes acabam viralizando com maior velocidade nesse formato, e trazem uma dinâmica divertida para conteúdos escritos, por exemplo.

Trata-se de imagens sequenciais que transmitem a ideia de movimento, e nesse artigo ajudaremos no processo para que você entenda como fazer um GIF e qual a importância desse formato para a internet.

Por que usar GIF’s na divulgação da sua marca?

Por ser um conteúdo dinâmico, as publicações são mais engajadas, as pessoas se identificam e automaticamente ocorrem mais compartilhamentos.

Se você possui uma marca e está em busca de posicioná-la dentro do mundo virtual então já está na hora de começar a produzir alguns GIF’s para dar aquele up nas divulgações.

É bem simples e traz resultados significativos quando se trata de atrair o público e conquistar mais seguidores, e para quem nunca teve contato com esse tipo de arquivo então é ainda mais importante mostrar essa importância para que entenda como fazer um GIF.

Iremos utilizar neste artigo um exemplo bem comum, e mais utilizado entre os usuários, como fazer um GIF através do Photoshop.

Leia também: Por que é importante ter presença na internet?

Como fazer GIFs no Photoshop?

entenda-como-fazer-um-gif

Antes de iniciar iremos considerar, para o tutorial abaixo, que você já tenha uma sequências de imagens que gostaria de incluir em seu GIF. 

Dessa forma, podemos dedicar esse artigo a explicar com mais detalhes o funcionamento da animação em si, e todas as opções que o Photoshop disponibiliza para exportar seu arquivo. Assim ficará mais simples o passo a passo para que você entenda como fazer um GIF.

Não deixe de ler: Como fazer gif no Photoshop

Faça upload das suas imagens para o Photoshop

Para começar vá em Files > Script > Load files into stack, nessa opção é possível carregar uma sequência de arquivos e empilhá-los. Uma dica importante é que, antes de fazer isso, você reúna todos os arquivos do seu GIF em uma única pasta, para ser mais fácil encontrá-los.

Automaticamente o Photoshop irá criar uma camada separada para cada imagem selecionada. Se você preferir combinar camadas para que elas apareçam em um único frame no seu GIF, basta torná-las visíveis e, em seguida, pressione Shift + Ctrl + ALT + E. O próprio programa vai ajunta tudo uma nova camada contendo o conteúdo mesclado que você deverá, renomear.

Não deixe de ler: Inbound Marketing: Tire suas dúvidas

Abra a janela Timeline

entenda-como-fazer-um-gif

No próximo passo você precisará abrir a janela Timeline, é muito simples, clicando em Window > Timeline. Nesta seção será possível que você ative e desative camadas em diferentes períodos de tempo, transformando então o que era pra ser uma imagem estática em GIF. Ela aparecerá na parte inferior da sua tela.

Clique em “create frame animation”

Agora as coisas passam a tomar forma e ficarem interessantes, para dar continuidade no seu GIF, vá até a janela timeline e clique em “create frame animation“. Logo após, você deverá criar uma camada para cada novo quadro, selecionando todas as suas layers. Assim que concluir, clique no ícone do menu à direita da tela Timeline e selecione “create new layer for each new frame”.

Não deixe de ler: Quer saber como criar Podcast? Nós te mostramos!

Determine o tempo de cada frame

entenda-como-fazer-um-gif

Em cada quadro, selecione por quanto tempo ele terá que aparecer em sua animação antes de mudar para o próximo frame. 

Leia mais: Tempo de Carregamento do Site - Dicas de como melhorar seu site

Não existem segredos neste processo, basta clicar no tempo indicado abaixo de cada imagem e escolha a duração ideal. O padrão utilizado é 0,5 segundos por quadro.

Escolha o número de repetições

Ao abrir a janela Timeline vá para parte inferior da barra de ferramentas, selecione quantas vezes você quer que o GIF se encaixe. É muito comum que você se depare com o termo padrão “once”, que significa “uma vez”, mas você pode fazer o loop durar o quanto tempo achar melhor, incluindo “forever” (“para sempre”). Clique em “other” para especificar um número distinto de repetições, como três ou quatro.

Não deixe de ler: Como se tornar um especialista em marketing de conteúdo

Visualize seu GIF

entenda-como-fazer-um-gif

A pergunta que não quer calar é: será que deu certo? É só clicar no botão de play para verificar o funcionamento do seu GIF. Se for necessário alterações essa é a hora.

Exporte-o

Se tudo estiver nos conformes e ficar satisfeito, é hora de salvar seu GIF para usar na web. Essa é a parte mais tranquila de todo processo, você só precisará ir até a barra do menu e  clicar em File > Export > Save for web.

Leia também: Como aproveitar ao máximo Google Imagens

Escolha o tipo de GIF que prefira salvar no menu suspenso. “GIF Dithered”, por exemplo, é o que você deve selecionar caso tenha gradientes em sua imagem. Clique em salvar, na parte inferior, e exporte o arquivo para o seu computador. Agora você tem um GIF!

Considerações Finais

É muito importante que você entenda como fazer um GIF para não fazer feio nas divulgações. Não é difícil, e você pode usar do jeito que quiser para engajar o seu público-alvo e melhorar o marketing do seu negócio.

Agora é só começar a fazer seu negócio bombar com uma estratégia bem divertida e que fala completamente a linguagem da internet.

Separamos para você: Ferramentas de marketing digital para você alcançar o sucesso

Para saber mais sobre marketing digital, e todos os recursos que você pode usar para melhorar o seu negócio, continue nos acompanhando. Não se esqueça de assinar nossa newsletter para ter acesso a conteúdos exclusivos.

Até breve! 

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak