Queremos revelar este segredo: entenda como funciona o algoritmo do Instagram

20/2/2018
Queremos revelar este segredo: entenda como funciona o algoritmo do Instagram

Queremos revelar este segredo: entenda como funciona o algoritmo do Instagram

Com o sucesso desta rede social, e seu crescimento absurdo nos últimos anos, empresas têm voltado e reprogramado suas estratégias de marketing digital também por meio desta plataforma.  

O Instagram possui uma vantagem muito grande de alcance ao público alvo através do visual, por ser uma rede social com foco em imagens, os usuários passam a seguir pessoas e marcas mais de perto justamente pelo apelo visual e a facilidade de busca pelas hashtags (#).

Para quem possui um negócio online, ficar de olho no que esta ferramenta pode trazer é essencial, neste caso é preciso entender o algoritmo do Instagram. Neste artigo iremos mostrar como funciona e como pode utilizá-lo a favor da sua empresa.

Veja alguns exemplos de empresas que utilizam as redes sociais como estratégia de marketing digital: Empresas que dão um show de engajamento em redes sociais

De que forma o algoritmo do Instagram funciona?

No início do Instagram as imagens eram lançadas e apresentadas em ordem cronológica, no caso, para as empresas isso acabava se tornando um pequeno problema, uma vez que era preciso saber exatamente a hora em que o público alvo mais acessava a rede.

Como tudo com o tempo é aperfeiçoado, o algoritmo do Instagram passou pela atualização com um objetivo, o de mostrar os conteúdos relevantes para cada usuário. A atualização do algoritmo do Instagram foi desenvolvido em 2016 e desde então tem sido uma das coisas que mais influenciaram a entrada de marcas e seus anúncios na rede.

Hoje o Instagram é a rede social que possui o número maior de engajamento, por isso o algoritmo do Instagram tem uma definição muito simples, que é apresentar para o usuário o que ele mais busca e deseja em primeiro lugar.

Para saber mais o quanto o Instagram pode ser importante para o seu negócio, leia: Saiba de que forma o Instagram pode ajudar seu negócio

Na prática o algoritmo do Instagram funciona de forma muito simples baseado em três etapas, são elas:

Temporalidade

A ordem cronológica realmente não é mais um fator predominante no Instagram, entretanto, a temporalidade ainda é considerada sim na rede social. O algoritmo do Instagram leva em consideração as postagens mais recentes para aparecer de primeira no feed.

Isso se dá porque os usuários buscam por coisas novas a todo momento, e o Instagram prioriza os posts recentes, embora tenham abandonado a ordem cronológica, sendo um critério para o algoritmo.

Engajamento

O engajamento que uma postagem recebe revela ao algoritmo do Instagram a relevância que aquela publicação possui. Por conta disso, a quantidade de curtidas e principalmente de comentários, influenciam sim na divulgação do conteúdo, as chances de mais usuários visualizarem é maior, ainda mais os posts que recebem muito engajamento logo nos primeiros momentos de postagem.

Relacionamento

O algoritmo do Instagram ainda consegue identificar pessoas e marcas com que mais se relaciona. Ao abrir o Instagram é comum ver as postagens de amigos mais próximos, ou até mesmo marcas que mais faz pesquisas.

Acontece que o Instagram considera todos estes dados, os perfis que mais visita, que mais curte e comenta, as pesquisas feitas, Stories compartilhados. Todas as informações possíveis. É o algoritmo do Instagram que capta e entrega os conteúdos de maior interesse para o usuário.

Você pode se interessar pelo post: Como ganhar muitos seguidores no Instagram

Como o algoritmo do Instagram pode promover a sua marca

Todos nós já sabemos a importância e o impacto das redes sociais na vida de todas as pessoas, e no quesito empresas isso não é diferente. Todas elas são essenciais para uma boa campanha de marketing, canais de vendas, divulgação de conteúdos e relacionamento com clientes.

Entender cada uma dessas funções, e o que as redes sociais podem trazer em benefício da marca pode ser um fator predominante para definir o rumo da sua empresa.

O algoritmo do Instagram por exemplo, tem sido trabalhado e atualizado para melhor atender os usuários que buscam por diversos interesses e segmentos do mercado. Saber se impor nesta rede social pode trazer ainda mais visitas para seu e-commerce, e até mesmo loja fisica.

As estratégias de marketing digital tem sido cada vez mais forte no mercado, e é de extrema importância para alavancar vendas e engajar os consumidores. Por isso estudar as possibilidades e expandir as opções para divulgação pode gerar grandes oportunidades de negócio.

Temos um post aqui no blog que explica claramente essas estratégias: Principais dúvidas de quem quer investir em Marketing Digital

Compreender as especificidades de cada rede social é fundamental para desenvolver um bom trabalho e conseguir bons resultados para alcançar objetivos. O algoritmo do Instagram possibilita essa interação e divulgação de forma muito simples e eficaz.

Em termos mais claros, o algoritmo do Instagram exige um certo esforço para relevância de audiência, e assim gerar o impacto esperado pela marca, porém não é nada impossível, pois a própria plataforma oferece diversas ferramentas para que o engajamento seja constante.

Se está a procura de mais engajamento, visitas orgânicas e contato real com seus clientes vale a pena investir no Instagram. Assim você irá conseguir o seu espaço de um jeito eficiente e lucrativo.

Se quiser saber mais sobre marketing digital e o impacto das redes sociais para o seu negócio, continue nos acompanhando.

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Até a próxima!

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio

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