Entenda como Funciona o Whatsapp Business

6/6/2018

Entenda como Funciona o Whatsapp Business

O Whatsapp é uma das redes sociais mais conhecidas e usadas mundialmente. O whatsapp nada mais é que mensagens instantâneas que dá possibilidade de você conversar com seus contatos através de mensagens, áudios e até mesmo telefonema, mesma função das antigas cartas e sms, a diferença é que essas mensagens são enviadas na hora que você desejar, sendo considerado um meio de comunicação gigantesco.

Pensando nas pequenas empresas o whatsapp criou um novo app, chamado Whatsapp Business, mas precisamente no dia 18/01/2018. Se você tem uma empresa não deixe de ler essa super novidade.

Dica de leitura: Ferramentas de Monitoramento de Redes Sociais

Whatsapp Business funciona apenas em Android e seu download é gratuito. 💡

O Whatsapp Business facilita muito o contato entre cliente e a empresa, oferecendo várias ferramentas para otimizar esse contato, automatizando, classificando e respondendo rapidamente às mensagens.

Passo a Passo para baixar o Whatsapp Business

Conforme já disse ele está disponível apenas no Google play Store, você irá buscar pelo nome do app e logo verá o seu símbolo com um “B” no centro.

Após baixar, abra o app. Toque em “concordar e continuar”.

Dê permissão ao app para ter acesso a vídeos, arquivos e contatos.

Coloque seu número comercial. Caso você já esteja usando seu número no aplicativo do Whatsapp convencional, o próprio aplicativo irá sugerir que você transfira seu número para o Whatsapp Business. Aceite e clique em continuar.

Vale ressaltar que não é possível o uso do mesmo número dos dois aplicativos ao mesmo tempo.

Não deixe de ler: Google Apps e G Suite: Entenda a mudança de nome
Whatsapp Business

Configuração do Whatsapp Business

Após baixar o app, você precisará configurar o seu perfil comercial, nele você conseguirá adicionar informações da sua empresa, horários, site, endereço físico e muito mais.

Há três tipos de contas de empresas:

  • Confirmada: Após o whatsapp confirmar que seu número é de uma empresa, possuirá um ícone cinza com um tique de confirmação;
  • Verificada: Verificação que a conta pertence a uma marca autêntica, essa possui um ícone verde com um tique de confirmação no perfil;
  • Conta comercial: Se a sua empresa não é grandemente conhecida ela ainda não pode ser confirmada ou verificada, ela possui um ícone cinza com uma interrogação;

Deixar o seu perfil completo ajuda a tornar sua conta verificada e mais para frente confirmada.

Leia também: Empresas estão enlouquecendo pelo AMP para aceleração mobile

Vantagens do Whatsapp Business

Como já citado a empresa tem a possibilidade de criar o seu perfil com muitas informações para o cliente, diferente do whatsapp doméstico.

Os perfis pessoais saberão que estão conversando com uma empresa já que aparece como “Conta de negócios”.

Os perfis se tornarão “contas verificadas”, após um tempo, quando o whatsapp analisar o número de telefones de contato da conta.

As mensagens inteligentes são uma grande novidade. É possível enviar mensagens rápidas e pré definida, como uma saudação ou horário de funcionamento, que você mesmo pode definir, usando emoji também

A empresa também tem um acesso mais avançado, podendo conferir estatísticas das mensagens, como mensagens recebidas, lidas e seu horário. Para acessar as suas estatísticas vá até o menu de três pontos > Configurações > Configurações da Empresa > Estatísticas.

Pode ser usado ele também na versão whatsapp web, que é a versão para ser usada pelo computador.

Para os perfis pessoais não há grandes mudanças, é possível bloquear, denunciar e enviar mensagens como para um número normal. Futuramente uma política determinará  que as empresas só entrarão em contato com as pessoas que fornecerem o seu número e aceitarem.

O uso de etiquetas também é algo que facilita muito na hora de achar seus clientes. Tem as opções: novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, pago e finalizado. É possível criar suas próprias etiquetas. Para vê-las é necessário clicar em configurações > Etiquetas.

Para usá-la basta você clicar na conversa e nos três pontinhos e toque em adicionar etiqueta, escolha a que deseja e prontinho! 😃

Leia mais: Por que é importante ter presença na internet?

Desvantagens do Whatsapp Business

Como essa plataforma foi criada a pouquíssimo tempo, talvez ela passe por alguns reajustes em breve. Se  empresa tem mais de um número, é possível utilizar as funcionalidades em apenas um único aparelho, com um único número, assim como o uso do whatsapp web. Falta uma opção de multiuso que permita o cadastramento de mais de um número.

As respostas automáticas oferecidas podem não servir para alguma empresas, é possível sim configurar a resposta, porém é meio imprevisível o que o cliente irá falar. Sendo elas mais usadas para uma simples saudação ou apenas para informar o horário de funcionamento.

Leia também: Conheça o Google Primer, o novo aplicativo do Google!

Como vimos acima os prós e contras do Whatsapp Business é bom ressaltar que o whatsapp, atualmente, é uma ótima ferramenta para marketing virtual, seu uso pode gerar bons clientes e lucros. Porém é necessário sempre organizar as estratégias que serão usadas, como por exemplo a abordagem ao cliente e sempre ter um foco, se o objetivo é aumentar as vendas, quais serão as metas para atingir? Sem metas e objetivos você pode usar todas as rede sociais que o alcance não será o melhor por não ter o conhecimento e estratégia necessária.

Quanto maior for a sua determinação, maior serão seus resultados, aposte nas redes sociais.

Continue nos acompanhando e até a próxima!

Autor

Julia Guimarães Morales

Sou redatora, apaixonada pela família e heavy user de mídias sociais.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/contato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak