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Entenda de uma vez por todas o que é SEO Marketing

25/6/2019

Entenda de uma vez por todas o que é SEO Marketing

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Você  com certeza já ouviu falar sobre os mecanismos de busca, e sabe muito bem que a ferramenta mais utilizada nessa questão é o Google, correto? 

Antes de começarmos é necessário que compreenda algumas questões básica, quando você publica uma página na internet, o Google, assim como os demais buscadores, fornecem à indexação de forma que seja encontrada por quem está fazendo alguma pesquisa.

Todos os dias são publicadas milhares de páginas na internet e isso torna o mercado bem concorrido. Sendo assim, o que é possível fazer para que uma página fique à frente de outras?

Foi por esse motivo que foi desenvolvido o SEO (Search Engine Optimization). Resumidamente falando SEO é uma otimização para os motores de busca, em outras palavras, trata-se de um conjunto de técnicas que direcionam os algoritmos dos buscadores a definir o posicionamento de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada.

Essa otimização para mecanismos é realizada para alcançar o usuário entregando a resposta que ele procura com o formato ideal, dessa forma é possível oferecer uma experiência positiva aos usuários seguindo as diretrizes dos buscadores.

O buscador mais conhecido e utilizado ainda é o Google, por isso nosso foco é direcionado a ele, para que fique mais fácil a compreensão.

Você alguma vez já pensou em tudo o que acontece quando digita a sua pesquisa e clica nos resultados do Google?

Esse buscador nos traz precisão e velocidade dentro das suas classificações e transformou a empresa no maior buscador do mundo.

O Google define a prioridade e a relevância dos resultados baseado em mais de 200 fatores de ranqueamento. Anualmente são feitas pesquisas para tentar desvendar todos os fatores utilizados. A Backlink chegou a fazer uma lista com os 200 fatores de ranqueamento, sendo que os 10 principais fatores listados foram:

  1. PAGE AUTHORITY/PAGERANK
  2. AUTORIDADE DO DOMÍNIO
  3. RELEVÂNCIA DE LINKS
  4. CONTEÚDO ORIGINAL E DE QUALIDADE
  5. TAMANHO DO CONTEÚDO
  6. PALAVRA-CHAVE NO TÍTULO (TAG TITLE)
  7. PALAVRA-CHAVE NO CONTEÚDO
  8. TEMPO DE PERMANÊNCIA NA PÁGINA
  9. VELOCIDADE DE CARREGAMENTO DA PÁGINA
  10. DESIGN RESPONSIVO

SEO on-page

Existem partes específicas de uma determinada página que possui maior relevância na busca e precisa receber uma atenção dobrada. Colocar as técnicas em prática aumentam as chances do Google te considerar como resultado para uma busca realizada. Essa prática nada mais é do que “otimização on-page”.

Vale ressaltar que conhecer essas técnicas é extremamente importante, mas não devem ser colocadas acima de um bom conteúdo. Todas as vezes os algoritmos são atualizados, os robôs do Google ficam “mais inteligentes” para identificar qual a melhor resposta para a pergunta do usuário.

Sendo assim, a forma mais assertiva para se ter sucesso é unir  o SEO on-page + um conteúdo excelente. Essas duas estratégias precisam estar sempre juntas, caso contrário, não funciona.

E se tratando de SEO on-page, os principais atributos destacados para essa técnica são:

  • Conteúdo
  • Título e descrição (title e meta description)
  • URL
  • Links Internos
  • Texto Alternativo
  • SEO off-page

SEO off-page são todas as atividades realizadas fora do domínio do site que influenciam diretamente no seu posicionamento orgânico.

SEO on-site (ou SEO técnico)

A maioria dos profissionais unificam algumas técnicas em SEO On-page por se tratar de melhorias dentro do próprio ambiente. Ainda assim, entendemos que o SEO on-site, também chamado de SEO técnico, é uma categoria à parte, que não é tão dependente da produção de conteúdo, mas tem como objetivo a programação, desempenho e usabilidade do site.

Toda vez que Google passa por atualização o buscador passa a dar mais atenção para a qualidade do conteúdo, na maioria das vezes essas técnicas são deixadas de lado por profissionais. 

Abaixo temos os principais pontos de atenção quando se fala em SEO on-site.

SEO para dispositivos móveis (mobile SEO)

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Cada vez mais as pessoas estão acessando conteúdos através de dispositivos móveis, ou seja eles influenciam significativamente os resultados do seu negócio. Nos Estados Unidos mais de 60% das buscas na internet são feitas por dispositivos móveis.

Aqui no Brasil ainda estamos um pouco abaixo desse número, cerca de 55% das buscas são feitas por dispositivos móveis, a diferença é que esse número vem crescendo com força nos últimos anos.

Se você já possui um site otimizado para os mecanismos de busca, agora será necessário fazer mais algumas modificações para otimizá-lo também para mobile.

SEO na prática: como começar a fazer para sua empresa em 5 passos

Agora que você já sabe muita coisa sobre SEO e quais são os fatores mais  importantes para os buscadores, dentre outras informações, chegou a hora de saber como aplicar tudo isso. 

Para te ajudarmos nesses início de otimização do seu site, listamos 5 passos importantes para os mecanismos de busca. É importante lembrar que e esses passos não são regras, mas uma forma simples de guiar o seu início, não existe mágica.

  1. FAÇA UM DIAGNÓSTICO DO SITE E CHECKLIST DE MELHORIAS
  2. CADASTRE SEU SITE NO GOOGLE SEARCH CONSOLE, BING WEBMASTERS E GOOGLE MEU NEGÓCIO
  3. MAPEIE PERSONAS E JORNADA
  4. FAÇA A PESQUISA DE PALAVRAS BASEADA NAS PERSONAS E EM SUAS JORNADAS
  5. OTIMIZE O QUE JÁ TEM E CRIE PARA O QUE NÃO TEM

Com todas essas informações e dicas, não tem mais desculpas para deixar tudo no lugar e melhorar seu posicionamento. 

Gostou do conteúdo? Temos muito mais, por isso continue nos acompanhando. 

Até à próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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