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Entenda porque SEO é mais barato que as outras mídias

21/6/2019

Entenda porque SEO é mais barato que as outras mídias

técnicas de SEO

Há muito se fala do potencial que o Marketing Digital e técnicas de SEO têm para pequenas e médias empresas. Mas será mesmo que investir nessas estratégias é mais barato que apostar em tantas outras do meio offline?

Não é muito difícil entender porque milhares de empresas em todo Brasil começaram a apostar no Marketing Digital. Apostar nessa estratégia significa ter um maior controle sobre o que você gasta e recebe de retorno através da publicidade. Mas essa certamente não é a única vantagem das técnicas SEO.

Quer descobrir se, afinal, apostar no SEO é mais barato que outras mídias e formas de publicidade? Nos acompanhe neste artigo e confira todos os pontos que caracterizam tão bem essa estratégia.

Afinal, investir em SEO é mesmo mais barato?

A resposta para essa pergunta é muito simples: sim, principalmente se você está prestando atenção aos resultados obtidos e potencial de alcançar milhares (ou até milhões!) de pessoas através da internet. E o melhor: é muito provável que todas elas tenham um real interesse naquilo que você vende.

Antigamente, para alcançar tantas pessoas assim era necessário desembolsar alguns milhares de reais para anunciar na televisão ou rádio. O problema é que o público era extremamente amplo, e anunciar nesses meios nem sempre queria dizer que você realmente ia vender muito. Você não tinha certeza dos resultados, e nem mesmo conseguia mensurá-lo depois do período em que a propaganda era veiculada.

Poder alcançar tantas pessoas com um investimento muito menor, certamente é uma das principais vantagens do SEO, e o torna muito mais barato que as outras mídias. Mas não é a única. Abaixo, confira algumas das coisas que tornam as técnicas de Marketing Digital muito mais eficientes!

1. Continua dando resultado no longo prazo

Uma das maiores vantagens de investir em técnicas de SEO, é que todo conteúdo produzido por você continua gerando acesso anos depois da publicação. Ou seja, se você fizer um trabalho bem feito, os textos que você produzir hoje continuam trazendo clientes para você mesmo depois de 3, 5 ou até 10 anos.

Continuar produzindo conteúdo relevante aumenta ainda mais as chances de seu site se tornar uma referência, e, assim, conquistar muito mais clientes.

2. Educa o público e constrói confiança

Sua empresa tem um produto ou serviço que poucas pessoas conhecem ou sabem da importância? Técnicas de SEO serão úteis para você, então. Através delas, você pode alcançar seus clientes em potencial e educá-los através de um conteúdo informativo e poderoso.

Nesse caso, é ainda mais importante que você associe às técnicas de SEO um conteúdo muito bem produzido, e administrar sua estratégia incluindo textos que tenham um grande poder de convencimento e de vendas.

3. Ajuda você a superar até mesmo concorrentes grandes

Para quem sofre com uma concorrência acirrada e não consegue competir com grandes empresas, o SEO pode ser um grande aliado. Afinal, como essa estratégia é muito mais barata que outros investimentos, você pode usá-la a seu favor para superar concorrentes na internet.

Lembre-se: no Google, mais vale um conteúdo altamente informativo e útil. Então, entregar esse tipo de qualidade é mais importante que tantos outros investimentos que você fizer em Marketing Digital, principalmente se o seu objetivo agora é atrair clientes em potencial.

4. SEO dá mais resultado a longo prazo do que as redes sociais

Praticamente, toda empresa hoje já tem redes sociais. E, sim, apesar do grande potencial que elas possuem para alcançar clientes, a verdade é que o SEO é um investimento mais barato e com resultados muito mais duradouros.

Pense que investindo em conteúdo para redes sociais, esse post produzido nunca mais será encontrado por ninguém na internet, a não ser que a pessoa desça o feed até achá-lo. Enquanto isso, os conteúdos do seu blog continuarão atraindo milhares de visitas todos os meses, independente do tempo em que foi publicado.

Claro, isso não significa que você não deva investir nas redes sociais, muito pelo contrário: elas são cruciais. Porém, investir em SEO continua sendo muito mais barato e gera mais resultados. O ideal é usar ambas estratégias, e aproveitar o potencial das redes sociais para divulgar o blog da sua empresa e conquistar backlinks.

5. Segmenta melhor seu público (e comunicação)

Trabalhando bem sua estratégia de SEO, sua empresa pode alcançar públicos ainda pouco explorados pelos concorrentes. Isso significa que você poderá segmentar melhor sua comunicação e torná-la muito mais eficiente para venda.

Para isso, claro, é preciso que você comece apostar também em outras estratégias de Marketing Digital. Usar o e-mail marketing, por exemplo, é uma ótima maneira de criar uma comunicação ainda mais poderosa com os clientes que chegaram até você através de seu conteúdo, e guiá-los para a compra.

Leia mais: O Email Marketing não está ultrapassado, entenda os motivos

6. Dá resultado mesmo com pouco investimento

técnicas de SEO

Sua empresa não precisa de um orçamento enorme para começar a gerar resultado através do Marketing de Conteúdo e técnicas de SEO. E, como já dissemos, o resultado continua chegando mesmo depois de anos, e isso pode significar uma boa economia para sua empresa daqui a 1 ou 2 anos.

A verdade é que as técnicas de SEO exigem, sim, um certo investimento de tempo e dinheiro para produção de conteúdo de qualidade. Porém, ele não se compara aos valores necessários para investir em anúncios pagos no Google ou mesmo anúncios na televisão.

Técnicas de SEO é uma daquelas estratégias simples de aplicar, mas que geram um resultado a médio e longo prazo enorme. E se todo o processo for bem feito, utilizando as ferramentas certas, sua empresa pode se consagrar como referência do setor e crescer mesmo com pouco investimento.

E então, está convencido de que o SEO é mais barato que outras mídias? Se você gostou do conteúdo, aproveite para conferir também os outros posts do blog e descobrir tudo o que precisa saber para começar a aplicar essa estratégia em seu site agora mesmo.

Autor

Naiane Ramos

Sou uma redatora apaixonada por marketing de conteúdo, livros e tudo de bom que a internet tem a oferecer.

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