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Entenda qual a Importância dos Links Internos e Externos para SEO

17/6/2019

Entenda qual a Importância dos Links Internos e Externos para SEO

O SEO é extremamente importante e demanda uma energia e aplicação de tempo muito grande para que possa gerar bons resultados. Conseguir chegar ao topo dos mecanismos de busca, principalmente do Google, é um dos principais motivos para conseguir um bom desempenho e garantir mais visitas orgânicas para o seu site.

Existem várias técnicas que podem auxiliar no quesito posicionamento: gestão de keywords e criação de conteúdo próprio de qualidade, entre tantas outras opções já conhecidas e utilizadas pelos profissionais de SEO.

Embora existam muitas formas de se posicionar, grande parte dos profissionais de conteúdo ainda não conhecem outro recurso que é muito útil: a utilização de links internos e externos. Para melhorar ainda mais suas estratégias em SEO, vamos explicar melhor sobre esses conceitos, aplicações e os benefícios dessa técnica na gestão de conteúdo das suas páginas.

O uso de links internos

Links Internos e Externos para SEO

Os links internos são utilizados para apontar para outras páginas dentro do seu próprio site, em outras palavras, são links que tem como fonte o mesmo domínio. Essa é uma forma de facilitar a navegação do usuário dentro do site, fazendo com que ele seja levado de uma página a outra com fluidez.

 Também existe a possibilidade de usar esses links para criar uma espécie de hierarquia nas informações que deseja passar ao leitor, assim assimilar um conteúdo fica ainda mais fácil para o visitante o que é mais importante.

 Quando trazemos para o SEO, os links internos são considerados como ferramentas de auxílio para conquistar um rankeamento melhor para o seu site diante de mecanismos de busca. Para compreender melhor a dimensão de tudo isso, precisamos entender como os principais algoritmos de busca funcionam.

Um grande exemplo são os algoritmos do Google, pois os robôs visitam seu site para rankear seu conteúdo, e como você acha que essa viagem é feita? Exatamente, através dos links internos da página.

Vamos considerar que sua página principal aponte para outras quatro páginas páginas, mas não aponte para a página de contatos. Os robôs não conseguirão identificar a página, uma vez que não existe ligação entre as páginas.

Assim que sabemos que existe essa relação entre links internos, páginas de conteúdo e a importância de estar bem posicionado, percebemos o quanto é essencial o cuidado aos detalhes.

Neste caso, para facilitar que suas páginas sejam encontradas, o mais indicado é que seja criado um mapa do seu site e deixá-lo disponível aos buscadores, assim é mais simples para contornar esse problema e ter uma estratégia de SEO mais eficiente.

O uso de links externos

Assim como os links internos, os links externos também possuem uma influência muito grande para os sites. Neste caso, ao invés dos links apontarem para o seu próprio domínio, essa linkagem irá aponta para domínios externos. Consideramos links externos aqueles que apontam tanto para a sua página quanto os que você aponta para páginas de outros sites.

Quando você aponta para páginas externas, você está apresentando aos seus leitores mais conteúdos que você considera importante. Por isso, sempre faça links para sites com conteúdo de qualidade e relevante para seus leads. Uma outra vantagem é que, o Google considera essa prática de linkagens válida e considera a qualidade dos links no momento de rankear o seu site nas pesquisas realizadas.

Caso você seja citado em outros sites também será ótimo para sua página, isso porque, quando um outro site aponta para você, ele está te dando autoridade sobre determinado assunto, e esse voto de confiança pode ajudar muito, uma vez que esse também é considerado um diferencial na hora do posicionamento.

A utilização de links externos podem ser uma ferramenta poderosa de SEO para quem sabe aplicar. Quanto mais links relevantes você colocar no seu conteúdo, ou quanto mais sites usarem seu conteúdo como referência, maiores as chances dos algoritmos de busca posicioná-lo.

Mas antes de qualquer coisa é muito importante que as recentes versões desses algoritmos dão prioridade apenas aos links de qualidade. Em outras palavras, não adianta inserir vários links criados artificialmente que apontam para o seu site. O que realmente importa para os mecanismos de busca é qualidade, não a quantidade.

Conclusão

importancia dos links internos e externos para seo

Agora que você já conhece as diferenças e a importância dos links externos e internos, pode ser que nesta etapa já tenha identificado que essa é uma prática muito comum entre os sites, e você não pode deixar de aplicar nas suas páginas.

Os links internos ajudam no link juice do site, criando vários caminhos entre as páginas para os robôs do Google e transferindo autoridade entre elas. Já os links externos, demonstram que o site faz parte da comunidade online e incentiva link building de qualidade.

É mais do que válido aplicar essas duas estratégias para conseguir melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca, então já pode começar a partir de agora.

 Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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