Entendendo os termos das campanhas de Adwords

2/1/2018

Entendendo os termos das campanhas de Adwords

Desenvolvemos este conteúdo para que você se esclareça quanto ao AdWords. Ele nada mais é que uma plataforma de publicidade do Google, através dele surgem os tão conhecidos anúncios que vemos no momento que realizamos uma busca na internet.  

Esses anúncios são exibidos principalmente nos resultados de pesquisas, relacionados às palavras-chave da preferência de quem está pesquisando.

Mas é importante você saber que o Adwords é muito mais que isso, não à toa que este conteúdo é completo para que você entenda os termos que envolvem as campanhas de Adwords. Além de ser uma rede de pesquisa, pode incluir banners e vídeos que ficam postados em áreas especiais e com visibilidade em diversos sites parceiros do Google.

Leia este artigo e fique por dentro das melhores ações para seu negócio! 

 Vamos lá! 

Leia também: O que é otimizar as páginas de seu site para SEO?

Saiba a importância das campanhas digitais

Entendendo os termos das campanhas de Adwords

As campanhas digitais agregam um grupo de canais e estratégias de marketing, elas são pensadas e otimizadas para o campo online, aparelhos mobile e outras plataformas digitais. Temos exemplos concretos de campanhas digitais:

Nas campanhas digitais existem estratégias e ações específicas para as plataformas digitais, mas é importante reconhecer que esses conceitos são comuns ao ambiente off-line.

Ou seja, as campanhas digitais vendem produtos e serviços através da internet e dispositivos digitais. Além disso, amplia o relacionamento de seu negócio com os clientes, que desdobra na fidelização e abrangência de sua marca.

O objetivo das campanhas digitais sempre irá depender da essência do anunciante. Ele pode estar querendo ganhar novos clientes, cadastros para aumentar a lista de e-mails ou o engajamento do site. Não existe um objetivo único nas campanhas digitais, e isso pode variar baseado nos objetivos de cada pessoa e campanha. Ou seja, vai depender mais do usuário em si, do que da própria empresa.  

O mais importante nisso tudo é tratar usuários em estágios diferentes  e de formas diferentes. Ao criar uma campanha online,  é necessário que você se atente ao público-alvo que você está atingindo, se esses internautas estão recebendo as informações de forma correta, obtendo os resultados esperados. Todos esses quesitos são importantes para ‘’sentir’’ como estão suas campanhas digitais.

Termos das campanhas de Adwords

Para quem não tem conhecimento, pode parecer difícil entender o Google Adwords. Mas não se preocupe, separamos informações fundamentais para que você possa entender todo o processo do sistema e como usá-lo em seu benefício.

DIRECIONAMENTO

O direcionamento é voltado para as palavras-chave, ou seja, termos que as pessoas vão buscar. Os novos consumidores estão inseridos na dinâmica da Internet, que torna o Marketing Digital o principal instrumento a ser conhecido e aplicado em E-commerces.

Você pode direcionar pelo idioma, área de atuação, localização, público-alvo, dispositivo utilizado pelo usuário ou outras possibilidades de rede de exibição. Assim, a configuração do anúncio é elaborada de acordo com as imagens e websites que deseja que seu conteúdo seja visto.

PÁGINAS DE DESTINO

As Landing pages, mais conhecidas como páginas destino, são as páginas para as quais para os visitantes são direcionados com o objetivo da conversão.  Ou seja, quando você cria um anúncio, precisa especificar a URL final. Neste caso, a ferramenta vai entender qual o destino relevante para o destino do anúncio.

BID

Bid é o valor que você pagará para seu anúncio ser exibido no Google.  

IMPRESSÃO

Entendendo os termos das campanhas de Adwords

Esse termo se refere ao número de vezes que o anúncio aparece nos resultados ou website. Cada vez que o anúncio for exibido, contará como uma impressão.

ÍNDICE DE QUALIDADE

Quando você escolhe que seu anúncio seja vinculado a uma palavra-chave, existe o índice de qualidade, que significa que o seu anúncio é relevante. É feito um ranking dos anúncios que escolherem a palavra-chave e a sua posição.

CTR (TAXA DE CLIQUES)

Este termo nada mais é que a taxa de cliques, este termo se vincula à ação referente ao cálculo do número de cliques recebidos dividido pelo número de impressões. Com o valor é possível medir se você está utilizando uma boa palavra-chave e se seu anúncio está surtindo o efeito desejado.

CPC (CUSTO POR CLIQUE)

É uma opção de pagamento para quem deseja pagar um valor máximo por cada clique e se manter dentro do orçamento.

CPM (CUSTO POR MIL)

Diferente do CPC, é uma opção para quem quer pagar a cada 1.000 impressões no anúncio, e funciona na rede display.

ROI (RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO)

Basicamente, o ROI se define pelo valor total de conversão (vendas) dividido pelo investimento realizado em campanhas.

CAMPANHA

Este termo refere-se à campanha como um todo criada no Google Adwords.  Você pode organizar vários grupos de anúncios dentro de uma campanha, e assim utilizar um mesmo orçamento para produtos e serviços complementares ou diferenciados. Tudo depende de como você quer estruturar sua estratégia no Google Adwords.

Links patrocinados: Google Adwords

O sistema de anúncios impulsionado pelo Google Adwords é pago, o anunciante paga pelas palavras-chaves que aparecem no Google, permitindo assim que o site consiga atingir visitas através do anúncio publicado.Por mais que pareça simples, essa ferramenta pode trazer algumas dores de cabeça para quem quer resultados imediatos. Leva tempo para aprender a manusear corretamente suas funções, embora seja eficaz, muitas empresas acabam perdendo dinheiro por não saber se posicionar.

Outro ponto importante a ser destacado é que o Google Adword é como se fosse uma grande negociação. Você determina quanto está disposto a pagar por anúncio, e o Google faz a análise para saber onde seu anúncio pode ser encaixado. Dependendo do valor investido você poderá não ter o retorno desejado.

Esta ferramenta é muito usada em estratégias de marketing, mas demanda um investimento que às vezes não é cabível para algumas empresas, ou simplesmente não querem aplicar um valor que pode ser investido em outras estratégias.

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COMO ANÚNCIOS PAGOS FUNCIONAM

Os anúncios no google são uma oferta, sua ou da sua empresa, para o usuário. Eles funcionam como uma porta de entrada para seu site. Através dos anúncios em links patrocinados do Google você oferece um produto ou serviço direto para seu consumidor.

Você pode segmentar esses anúncios e alcançar diversos públicos diferentes. O segmento de seu público pode ser por meio da compra de palavras-chave.

Para anunciar em links patrocinados é fundamental conhecer bem o público-alvo, afinal, se você não conhece os internautas que você almeja alcançar com sua marca, não é possível criar anúncios eficientes. É preciso propor soluções para as pessoas que precisam de produtos ou serviços.  

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Até a próxima!

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

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