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Escolha a Melhor ferramenta para SEO e saia na frente da concorrência

19/6/2019

Escolha a Melhor ferramenta para SEO e saia na frente da concorrência

Se você já trabalha há algum tempo com marketing digital, provavelmente já sabe da importância das técnicas de SEO, principalmente se sua estratégia consiste em gerar tráfego orgânico para o site de sua empresa. E a verdade é que esse processo se torna muito mais simples se você conta com ajuda de ferramentas para SEO.

E o que não falta é opção. Com diversas funções e disponíveis até mesmo de forma gratuita, as ferramentas serão seu braço direito na hora de pensar em sua estratégia.

Quer descobrir quais as melhores ferramentas para SEO e como utilizá-las para colocar seu site no topo das páginas de pesquisa do Google? Nos acompanhe neste artigo e confira uma lista de ferramentas imprescindíveis para sua estratégia!

Por que usar ferramenta para SEO em sua estratégia?

ferramenta para seo

Apesar de tão importantes, ainda tem gente que duvida da importância das ferramentas para SEO para uma estratégia de Marketing Digital. Se você espera tomar decisões acertadas e construir uma estratégia consistente, só poderá alcançar esses resultados usando boas ferramentas!

Afinal, as ferramentas mostram o que o olho - e análise! - humano jamais seria capaz de identificar, inclusive problemas ou imperfeições que podem prejudicar o posicionamento do site do seu negócio no Google.

Abaixo, confira algumas das ferramentas para SEO mais utilizadas por especialistas em Marketing no mundo todo!

1. Google Analytics

Sim, não podemos começar essa lista sem citarmos o Google Analytics, uma das ferramentas para SEO mais importantes e completas. A verdade é que é impossível ter um site corporativo ou um e-commerce, hoje, sem usar essa ferramenta.

Afinal, o Google Analytics oferece uma análise ampla de dados relacionados ao site de sua empresa, muitos deles cruciais para a otimização das páginas para os buscadores online. Dados relacionados ao tempo que cada usuário passa em cada página de seu site, taxa de rejeição e tantos outros são disponibilizados na plataforma.

O melhor de tudo é que o Google Analytics é completamente gratuito, e pode ser utilizado por sua empresa mesmo que ela ainda esteja começando a aplicar estratégias de marketing digital.  

2. WooRank

Se você está começando sua estratégia de otimização do site para buscadores, talvez o WooRank seja uma boa ferramenta pra SEO. Ela é gratuita e, apesar de não ser complexa e nem muito completa, oferece dados relevantes.

Ela pode, inclusive, ser usada para auxiliar você na otimização do seu site para os dispositivos móveis, que é um dos critérios utilizados pelo Google para rankear os sites.

3. SEOWorkers Analysis Tool

Agora, se você já está trabalhando há um tempo com estratégias de SEO, provavelmente já se deparou com a necessidade de entender melhor seus concorrentes. Nesse caso, uma opção prática, e também gratuita, é a ferramenta SEOWorkers.

Essa plataforma disponibiliza para você um relatório de qualquer site disponível na internet, mesmo aqueles que não sejam seus. Ou seja, é possível gerar análises de sites de concorrentes, identificando dados básicos mas que podem ajudar você a entender o que precisa fazer para chegar ao topo das páginas de pesquisa.

4. Web Developer

Se você ainda não tem muita certeza do que precisa ser modificado em seu site para torná-lo otimizado, uma boa ferramenta pra SEO é a Web Developer. A plataforma permite que você realize testes básicos no seu site, identificando pontos do código fonte, por exemplo, que podem ser alterados para melhorar o posicionamento da página nas pesquisas do Google.

Essa é uma ótima alternativa para sites que já estão prontos, mas ainda não foram lançados oficialmente no mercado. Além disso, também pode auxiliar você a identificar pontos que devem ser priorizados na hora de realizar a otimização para SEO.

5. Check My Links

Outra ferramenta pra SEO ótima para a fase de testes de um site, é a Check My Links. De forma rápida e muito prática, a plataforma identifica para você links quebrados nas páginas de seu site.

Isso é crucial, sobretudo, para evitar que seus clientes em potencial tenham dificuldade ao se deparar com algum desses links inválidos. A impossibilidade de acessar uma página, aliás, é um dos critérios que leva usuários a abandonarem seu site. Em outras palavras: todo cuidado com isso é pouco.  

6. GroupHigh

Para quem utiliza estratégias de marketing de conteúdo e blog, uma opção é utilizar a ferramenta pra SEO GroupHigh. Com ela, é possível ter acesso a uma lista completa de conteúdos já publicados relacionados ao termo de busca escolhido por você.

Essa é uma ótima maneira de entender o tipo de conteúdo que a concorrência está produzindo, ou mesmo ter ideias para a produção dos textos de sua empresa.

7. Google Trends

Outra dica perfeita para quem está trabalhando com estratégias de marketing de conteúdo, e considerada uma das ferramentas para SEO mais importantes, é o Google Trends. Assim como as outras ferramentas do Google, essa também é gratuita, mas trabalha em outra frente: ela é ajuda você a identificar conteúdos em potencial para o blog de sua empresa.

Através dela, também é possível identificar algumas variações de palavras-chave já utilizadas por você. A ferramenta também é crucial para quem já trabalhou muitos temas no blog e está sentindo dificuldades em encontrar novas possibilidades de conteúdo.

8. Remove'em

ferramenta pra SEO

Só quem já sofreu com penalidades do Google sabe da dificuldade que é lidar com todo o processo. Uma maneira de lidar com esse problema de forma mais rápida é utilizar a ferramenta pra SEO Remove'em, que identifica os trechos de conteúdo do site que renderam a penalização.

Isso é muito mais prático do que você mesmo olhar página por página do site buscando pelo conteúdo que infringiu as regras do Google. Depois de identificar, claro, é crucial que você corrija o conteúdo o quanto antes.

E então, o que achou de nossas dicas de ferramentas para SEO?

Está pronto pra usar todas elas e melhorar a estratégia de sua empresa? Se você gostou, aproveite para dar uma olhada nos outros textos do blog e aprender ainda mais sobre otimização de sites para o Google!

Autor

Naiane Ramos

Sou uma redatora apaixonada por marketing de conteúdo, livros e tudo de bom que a internet tem a oferecer.

Linkedincontato@webpeak.com.br

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