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Esse conteúdo é para você: vantagens do SEO para a sua empresa

12/7/2019

Esse conteúdo é para você: vantagens do SEO para a sua empresa

Como a otimização de sites pode ser a chave para o sucesso de sua empresa

vantagens do Seo, Motor De Busca, Otimização

A sigla SEO, muito popular no Marketing Digital, significa Search Engine Optimization, ou, na forma mais simplificada, “otimização de sites”. Compreende um conjunto de técnicas que visam aumentar o número de acessos em um site, ou seja, é uma maneira de fazer com que seu site fique no topo das buscas quando alguém for procurar determinado assunto no Google ou outro site de pesquisa. 

Existem diversos sites com objetivos finais diferentes, mas a maioria precisa de tráfego, ou seja, visitantes, seja para vender um produto ou serviço, ou para ler conteúdos, no caso de blogs.

Primeiramente, vamos mostrar quais os tipos de tráfego que o seu site pode ter e, depois, apresentaremos as vantagens em optar pelo tráfego orgânico, que é um dos objetivos das técnicas SEO.

TIPOS DE TRÁFEGO

Em princípio, o tráfego se divide em duas categorias: orgânico e pago, mas outros detalhes devem ser observados. Veja as maneiras de conseguir visitantes para o seu site:

  • Orgânico ou direto: Aqueles visitantes que acessam o seu site de forma espontânea, sem ser atraídos por anúncios. Eles apenas fazem uma busca no Google ou Bing, encontram a sua empresa e resolvem entrar no site.
  • Pago – Neste caso, o visitante vem a partir de anúncios que são pagos pela sua empresa e colocados no Google, para chamar atenção de visitantes.
  • Por Referência – Este é o caso dos backlinks, que são inseridos em textos para guiar o usuário até uma página interna ou externa de um site, onde tenham conteúdos relevantes sobre o mesmo assunto. 
  • Social – São os visitantes que chegam ao seu site através do compartilhamento de links pelas redes sociais.

POR QUE INVESTIR EM TRÁFEGO ORGÂNICO?

Seo, Motor De Busca, Otimização

Além de buscar visitantes para o seu site ou blog, obviamente você deseja que eles se tornem “clientes” e retornem, seja para contratar serviços, comprar produtos ou ler conteúdos publicados.

Sendo assim, é melhor que os visitantes cheguem até sua página de forma espontânea, sem precisar investir em anúncios pagos. 

Mesmos não sendo um serviço gratuito, investir em estratégias SEO para gerar tráfego orgânico é uma das melhores maneiras de atrair um público fiel para o seu site. 

As estratégias SEO trabalham muito para que o conteúdo e as palavras-chave sejam verdadeiramente relevantes nos sites de busca. 

ESTUDOS DE CASOS SEO

Para provarmos que investir em tráfego orgânico pode ser a chave para o sucesso de sua página, vamos comentar alguns estudos de caso.

No primeiro caso, o cliente possuía um site ativo, com blog atualizado e conteúdo relevante, mas nunca investia em técnicas SEO, logo não conseguia ter acessos.

Neste caso, o cliente contratou a uma agência especializada para otimizar seu site e obteve um aumento de 1900% em visitas através de tráfego orgânico, com apenas 6 meses de trabalho.

Em outro estudo de caso feito por essa agência, o cliente também nunca tinha investido em SEO e a procurou para obter melhor ranqueamento no Google.

Após um ano de trabalho, o site conseguiu aumentar em 600% o número de visitantes. 

Em ambos os casos, as estratégias SEO foram desenvolvidas por profissionais do Marketing Digital focados em tráfego orgânico. 

Seo, Motor De Busca, Otimização

FERRAMENTAS PARA FAZER ESTUDOS DE CASO SEO

E se depois disso você ficou curioso para saber como é possível descobrir os índices de visitas em um site e até mesmo de onde elas vêm, vamos apresentar algumas ferramentas utilizadas para fazer estudos de caso SEO.

  • Google Webmaster Tools -  Esta ferramenta do Google te ajudará a capturar o tráfego orgânico de seu site, saber quais os termos pesquisados pelos usuários para acessar a página de destino.
  • Ahrefs – Ajuda a fazer rastreamento e uma análise minuciosa dos  backlinks utilizados em seu blog ou site.
  • Screaming Frog Spider – Um ótimo aliado para detectar falhas que podem atrapalhar a otimização de seu site. Ele faz um scanner por todo o site e encontra os problemas que precisam ser resolvidos, como links quebrados, redirecionamentos e outras falhas.

Muitas destas ferramentas e outras disponíveis na rede são usadas por analistas SEO para fazer os estudos de caso

Portanto, todos os dados apresentados em cada estudo são frutos de um grande período de análise e trabalho estratégico.

E aí, vai começar a investir em marketing digital e SEO? Conta para a gente!

Conteúdo produzido em parceria com a Agência Oblige

Autor

Bot WebPeak

Robôs não são seres de outro mundo, robôs não querem tomar o trabalho de nenhum humano, robôs são amigos da sociedade. Robôs tem sentimentos

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