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Estratégia de conteúdo: supere agora mesmo os erros que você está cometendo

10/8/2018

Estratégia de conteúdo: supere agora mesmo os erros que você está cometendo

Estratégia de conteúdo é um tema muito popular no momento. A expansão da internet e ampliação de acessos tornou ainda mais fácil produzir e divulgar conteúdos. Porém, algo que deve estar centralmente em mente está em torno da necessidade de produzir conteúdos qualificados, mas calma. Você está prestes a ler um conteúdo completo para não fazer feio.

Os conteúdos têm como principal utilidade dar uma solução consistente aos leitores. Ou seja, é fundamental fornecer informações valiosas para tirar todas as dúvidas e concretizar soluções aos usuários. Quando um conteúdo é publicado ele precisa conter boas referências, se você produzir o conteúdo e ter o mesmo como um processo automático vai estar errando e muito. Você não deve tê-lo seguindo a concepção do preto no branco. Ranquear uma palavra-chave no Google ou meramente para manter um blog é pouco.

Afinal, ter esse pensamento não vai auxiliar no alcance de resultados com qualidade na produção de conteúdos. Analisando dessa forma você não está pensando na necessidade e experiência do usuário, e é central ter em mente que um conteúdo tem que impactar o leitor para que ele retorne ao seu site.

Para alinhar publicações com o que o público espera e procura, esteja atento em fatores que vão levar sua estratégia de conteúdo para frente. Numa era onde somos bombardeados constantemente por conteúdos de todos os tipos, elaborar uma estratégia de conteúdo digno de ser compartilhado parece ser uma missão bem difícil, mas estamos aqui para te ajudar.

Vamos lá!

Leia também: Os 10 mandamentos do marketing de conteúdo

Como estruturar uma estratégia de conteúdo consistente

Estratégia de conteúdo: supere agora mesmo os erros que você está cometendo

Desenvolver uma estratégia de conteúdo eficaz demanda a criação de um plano de conteúdo. A partir do planejamento você deve definir quais serão os temas tratados ao longo de determinado tempo. Além de abordar os tópicos abordados, o interessante é levantar também qual será o problema resolvido através do conteúdo publicado.

Qual solução você vai oferecer à sua persona? Seguindo o que dissemos acima, esta é a reflexão que você deve fazer para alinhar seu objetivo que vai levar à produção de conteúdos relacionados à necessidade de sua persona.

1º estratégia de conteúdo eficaz: Analise o seu mercado

Para iniciar busque por compreender onde você está no seu mercado. É essencial analisar todos os lados, forças e fraquezas, e não esquecer do valor que você está trazendo para o mercado.

Tenha em mãos todos os dados necessários para análise como: taxa de rejeição, quantidade de visitas novas, e o comportamento de usuários no seu site. Essas informações irão te ajudar a identificar pontos a serem melhorados. Logo após, passe a verificar o conteúdo dos seus concorrentes. Não é antiético estudar a concorrência, muito pelo contrário, a partir daí é possível observar informações extremamente relevantes sobre seu público, te ajudando a definir quais os canais sociais mais populares, e descobrir o tipo de conteúdo que possui mais engajamento no seu mercado.

Algumas ferramentas estão disponíveis para entender melhor a estratégia de conteúdo do seu concorrente. É sempre bom poder fazer um comparativo para saber onde você se posiciona em relação a eles.

Não deixe de ler: Como fazer uma introdução e ter bons resultados em marketing de conteúdo

2º estratégia de conteúdo eficaz: Defina seus objetivos

Sua estratégia de conteúdo se dará através de resultados específicos que você precisa alcançar. Para que isso aconteça é necessário definir seus objetivos de forma clara.

Depois de estruturar seus objetivos defina seus KPIs (Key Performance Indicator), mais conhecido como Indicador-chave de Desempenho. Se o seu interesse for conseguir mais leads, por exemplo, você poderá medir quantas pessoas assinam sua newsletter mensalmente.

Para dar praticidade ao desenvolvimento da sua estratégia definindo seus objetivos e KPIs, sempre utilize a metodologia SMART. Ela consiste em escolher objetivos que são Específicos (Specific), Mensurável (Measurable), Alcançável (Attainable), Relevante (Relevant) e Com prazo definido (Time Based).

3º estratégia de conteúdo eficaz: Determine o público-alvo

Para alcançar os seus objetivos é preciso saber para quem criar um conteúdo que será relevante. Segmentar é a melhor forma para se organizar e desenvolver um planejamento que irá de encontro com as necessidades do público-alvo, então para que isso seja possível indicamos que você crie uma persona.

Tenha como foco de segmentação demográfica, necessidades, interesses, localização geográfica e confira as sugestões do seu time de vendas, afinal eles têm um contato maior e diário com o seu público.

Após definir sua persona verifique as pessoas com quem você está mais conectado nas redes sociais, e quem tem acompanhado seu conteúdo nos últimos tempos. Se achar necessário, você também poderá analisar as interações sociais de seus concorrentes para saber se você conseguiu levar em conta todos os segmentos.

Leia mais: Marketing de Conteúdo e SEO: Como construir links

4º  estratégia de conteúdo eficaz: Crie um plano de conteúdo

Estratégia de conteúdo: supere agora mesmo os erros que você está cometendo

Observe e pesquise as tendências da sua área, saiba quais são os interesses do seu público e pense em como integrar essas informações com seus objetivos. Você pode utilizar infográficos, posts blog e vídeos no YouTube para vender mais ensinando seu público.  

Para que você comece a produzir o ideal é saber qual o tipo de conteúdo que seu público prefere, podem vir em formatos diferentes, eles podem ter preferências por textos, imagens ou vídeos, e você precisa ter consciência dessa preferência para que seu marketing de conteúdo seja eficaz.

Todo o seu conteúdo precisa ser planejado em formato de calendário editorial que leve em conta eventos do mercado (conferências, eventos e feriados). Esse calendário irá te ajudar na organização, e definir a frequência e melhores horários de postagem.

Leia também: Como estruturar seu site para SEO

5º estratégia de conteúdo eficaz: Desenvolva a estrutura de conteúdo SEO

Um ponto que não pode passar despercebido. Se quer melhorar o seu posicionamento na internet e conseguir mais visitas orgânicas o seu conteúdo precisa estar otimizado, não é uma exceção, é lei.

Através dos mecanismos de busca pessoas terão acesso ao seu conteúdo, e apenas terão se suas páginas estiverem indexadas e estruturadas pelo SEO. Então antes de começar a sair escrevendo loucamente pense também na construção desse conteúdo para internet.

6º estratégia de conteúdo eficaz: Crie e implemente seu conteúdo

Depois de ter seguido todos os passos acima é hora de começar a produzir seus conteúdos. Temos algumas dicas para você:

Desenvolva conteúdos incríveis:

  • Foque em títulos que são interessantes e precisos e representam a informação que os usuários receberão ao clicar no link;
  • Certifique-se que o seu conteúdo fala de cada tema com suficientes detalhes para parecer a página post mais credível no mercado;
  • Agregue valor. Tutoriais e conteúdo informativo oferecem valor instantâneo para seus usuários, aumentando a probabilidade de compartilhamento de conteúdo;
  • Use a combinação de diferentes tipos de mídias para impacto máximo. Isso inclui textos, vídeos, infográficos e imagens.

Você também poderá usar:

  • Botões sociais e opções de “Click to Tweet” ajudam a convencer os leitores a compartilhar seu conteúdo;
  • CTAs no final de cada conteúdo (inclusive no final de vídeos) para otimizar para seus objetivos;
  • Inclui ebooks relevantes no final de posts do blog e vídeos e aconselhe seu público à aprender mais com ebooks gratuitos que podem ser usados como imãs de leads.
Não deixe de ler: Os 10 mandamentos do marketing de conteúdo

7º estratégia de conteúdo eficaz: Planeje sua distribuição

Estratégia de conteúdo: supere agora mesmo os erros que você está cometendo

A parte final chega dar aquela sensação de alívio, mas agora é hora de definir como distribuir o seu conteúdo. Mais de 2 milhões de posts blogs são publicados diariamente e você precisa ter um plano para promover o seu conteúdo.

Os métodos mais comuns para distribuição de conteúdo são:

  • Compartilhamentos nas redes sociais, campanhas de PPC (incluindo Facebook Ads, Promoted Pins e YouTube Ads)
  • Newsletters mensais ou semanais com seus melhores conteúdos
  • Outros sites de distribuição e publicação (Medium ou LinkedIn etc)
Saiba mais: Facebook Ads, como criar anúncios eficientes  

Considerações finais

Para ter um estratégia de conteúdo eficaz ela deve estar de acordo com os objetivos da sua empresa. Analisar, programar e produzir conteúdo deve ser algo bem estruturado seguindo seus padrões e se tornando algo indispensável para o sucesso do seu negócio.

Ao colocar em prática a sua estratégia lembre-se que o marketing de conteúdo possui resultados a longo prazo, por isso tenha paciência. Faça uma avaliação mensal das suas métricas, e se por acaso não encontrar mudanças significativas após o primeiro semestre reavalia sua estratégia de marketing de conteúdo.

Esperamos ter ajudado! Não deixe de nos acompanhar e receba conteúdos exclusivos.

Até mais! :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

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