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Estratégia de Marketing como Fazer

O que é Estratégia de Marketing como Fazer para seu negócio! Acompanhe as novidades do blog e não deixe de compartilhar as dicas com os amigos :)
Estratégia de Marketing como Fazer
Escrito por
Julia Guimarães Morales
Publicação
8/2/2024

Se você tem uma empresa e deseja crescer e expandir sua participação no mercado é preciso investir no Marketing Digital, com o marketing é possível se manter ativo e sempre atualizado no ramo de investimento, além disso o marketing criam estratégias eficientes para o crescimento de uma empresa.

Ter uma estratégia de marketing ou um plano marketing, é ter planejamento de todas as ações que serão usadas para divulgar sua marca, serviço oferecido ou produto, dessa forma o cliente é atraído através dessa divulgação. Um planejamento para fazer marketing deve ser acompanhando sempre e analisado, para assim garantir que ele esteja sendo eficiente, esteja dando resultados positivos e sempre melhorando pequenos ajustes.

Se você tem dúvida de como planejar todas as ações de divulgação do seu negócio ou tem dificuldade na hora de decidir qual a melhor estratégias, detalharei para você como realizar tal ato. Cada negócio tem sua estratégia de marketing específicas, seu sucesso vai depender da sua execução, do público e do seu negócio também.

Plano de Marketing ou Estratégia de Marketing como Fazer

Esses dois termos são uma ferramenta de gestão, que devem conter o passo a passo e as informações necessárias, para que assim a empresa possa realizar as ações de marketing de forma objetiva e segura. Uma estratégia de marketing visa atingir um objetivo, podendo ser atrair clientes, fidelizar clientes, aumentar o número de vendas e até mesmo reverter cliques. O seu objetivo vai depender do seu negócio.

Ter um plano marketing tem a função de auxiliar as empresas e as manter ativa no seu ramo e competitiva no seu ramo de atuação, além de dar orientações aos gestores das ações, orientações essas que devem ser usadas a risca e sempre atualizadas. Essa estratégia deve ser feita para cada objetivo.

Para executar tais ações é preciso conhecer o mercado de atuação pois as decisões tomadas vão influenciar todo o planejamento e execução de cada campanha, devendo ser feitas conforme o mercado atual, tendências futuras e o posicionamento da sua empresa no mercado.

O plano de marketing sempre vai aumentar a participação da empresa no mercado de trabalho, independente para qual objetivo seja.

marketing como fazer

Marketing como fazer?

Não tem uma receita para fazer uma boa estratégia de marketing, já que isso vai depender muito do seu negócio, mas aqui vou listar alguns passos que os grandes planos de marketing deve ter. Para um plano efetivo e especialmente elaborado para sua empresa é recomendado a procura de um bom profissional.

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1º passo de marketing como fazer: Planeje-se

Um bom planejamento é essencial para qualquer área do seu negócio, com a estratégia de marketing não é diferente, para ele é necessário se atentar a algumas questões específicas. Antes de colocar o seu plano em prática você precisa analisar o ambiente que você trabalhará, para essa análise você precisa levar em consideração os fatores que podem resultar no funcionamento ou não do seu plano.

É importante analisar também as coisas que serão necessárias para o funcionamento da estratégia, se serão usados equipamentos aliados com a tecnologia, se serão efetivos e se estão disponíveis também.

Para que seu plano seja bem executado sempre planeje e analise as seguintes coisas:

  • Economia: Fatores como juros, inflação, oscilação da economia, aumento do dólar podem influenciar na sua estratégia? Se sim planeje esse fator aliado com seu plano.
  • Cultura da sociedade: Nesse fator é importantes listar se essa característica pode influenciar no seu plano. A cultura de onde a sua empresa está localizada pode influenciar ou não seu negócio? Não se esqueça de listar localização, sexo, estado civil e muito mais.
  • Leis: Listar leis que tenham a ver com o seguimento que sua empresa atua também é de extrema importância, para que isso não abale e nem provoque impacto na sua empresa.
  • Tecnologia: Liste sempre as formas que sua empresa usará tecnologia, cite as formas que isso pode afetar a sua empresa seja na abertura ou no funcionamento.
  • Concorrentes: Análise preços, funcionamento, a divulgação dos seus concorrentes. Mas lembre-se não copie, apenas use para aperfeiçoar sua estratégia para se tornar superior.
  • Interno: Veja se os funcionários e ambiente internos da empresa, estão aptos a realizar a estratégia de marketing.

Coletando esses dados você consegue ver mais além se o seu plano irá fluir bem, e caso haja alguma coisa que não esteja no padrão é importante adequá-la antes de colocar o plano em prática.

2º passo de marketing como fazer: Público

Esse passo é importante para conseguir direcionar a sua estratégia para pessoas que realmente tenham interesse em seu produto ou serviços. Nessa etapa você vai definir quem é que você quer como cliente.

Dessa forma você consegue especificar as pessoas e oferecer oportunidades para quem tem a contribuir ao seu negócio.

Para definir o seu público você deve fazer uma pesquisa sobre: localidade, idade, sexo, profissão, renda, estilo de vida, quais hábitos e muito mais. Com essa pesquisa é possível direcionar produtos ou serviços que se encaixem com esse tipo de pessoa, podendo assim aumentar as vendas.

3º passo de marketing como fazer: Reconhecimento de mercado

Nessa parte do plano você precisa pensar como você quer que a sua empresa seja vista por seus cliente? Como o negócio que tem o melhor preço? Melhor atendimento? Melhores produtos? Entre outras possibilidades.

Para definir isso lembre-se dos seus concorrentes e o que eles oferecem, dessa forma você pode definir que seus serviços sejam superiores e melhores, tornando a sua marca de maior destaque.

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4º passo de marketing como fazer: Identidade da marca

Você deve definir a marca, isso mostrará como os seus clientes verão seu negócio, nessa etapa é bom contar com uma ajuda de um profissional.

Nessa etapa é preciso definir o nome da marca, logotipo, slogan, cores e muitos outros itens que irão representar a sua empresa

Lembre-se de sempre ser verdadeiro com o que for atribuir a sua marca.

5º passo de marketing como fazer: Objetivo e metas

É fundamental escolher os objetivos e as missões que você tem com esse plano, podendo estabelecer um percentual para venda, se esse for o caso, de satisfação ou a diminuição de troca dos produtos e muitas outras coisas que sua loja precisa melhorar.

As metas são importantes para que você se mantenha focado em cumpri-las. Mas lembre-se não coloque metas que você não irá conseguir atingir completamente, seja persistente e comece aos poucos para obter sucesso;

6º passo de marketing como fazer: A estratégia de marketing

Para facilitar que seus objetivos e metas sejam alcançados é importante pautar cinco coisas e quais delas você quer trabalhar primeiro, sendo elas: preço, produto, praça, promoção e pessoas.

São as cinco coisas que você deve focar, oferecer sempre produtos de qualidade e que atendam as necessidades dos clientes, preço bom aliado com qualidade, praça que tem haver com entrega, localidade e afins, promoções para atrair clientes ou divulgar um novo produto e por fim pessoas, que são os clientes que devem ser sempre bem atendidos, já que você depende delas para o sucesso da sua estratégia.

O Plano de Marketing

Agora que você já se planejou, você deve colocar seu plano em ação. Execute as estratégias estudadas no planejamento, tendo sempre noção e bom senso.

Para tirar do papel e colocar em ações você pode definir cinco coisas que irão ajudar, sendo elas: As ações que serão realizadas, qual período que a atividade será executada, como essa tarefa será feita, quem será o responsável e qual será o custo dessa ação.

Seguindo esses passos focado nas metas e objetivos, o sucesso é quase certo. Avalie os resultados e faça testes para encontrar qual a melhor estratégia para a sua empresa.

Não deixe de compartilhar e continue nos acompanhando! 😉

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Helder Santos

Marketing Manager