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Estratégia de SEO e CRO Integrada

23/10/2019

Estratégia de SEO e CRO Integrada

A maioria dos empreendedores digitais buscam descobrir qual a estratégia mais importante para melhorar suas taxas de conversão, sejam elas: Search Engine Optimization (SEO) ou Conversion Rate Optimization (CRO).

Na dúvida surgem debates constantes de qual é melhor, mas ao contrário do se discute por aí, à grande verdade é que SEO e CRO devem andar de mãos dadas e precisam trabalhar juntos para que um site seja bem sucedido.

Leia também: Pesquisa por Voz: Entenda como este recurso impacta em SEO

Mas o que é CRO?

Estratégias de SEO e CRO Integrada

Em algum momento você já ouviu falar sobre esse termo? Otimização taxa de conversão (CRO) é basicamente focado em conversão ao otimizar qualquer página particular. 

Este é praticamente um desdobramento de Otimização de Landing Page, Landing Page Optimization.

O que realmente define Sucesso para o Website?

Essa é uma questão muito simples de responder: Conversão! 

Em primeiro momento é necessário converter um internauta casual da SERP para um visitante em seu site através do SEO, depois é preciso converter esse visitante em um cliente através do CRO. Sendo assim, ambas estratégias estão intimamente ligadas.

Podemos dar início pela definição das metas mais básicas de SEO e CRO. 

O objetivo do SEO é aumentar o rankeamento nos buscadores para as keywords que chegam mais próximo de uma consulta do usuário, e o objetivo do CRO é aumentar o número de visitantes que são convertidos em clientes. 

Essas são definições simplificadas, mas demonstram a ligação entre SEO e CRO, assim como a função que cada uma dessas estratégias desempenha para melhorar as taxas de conversão.

Tanto o SEO como o CRO, tem objetivos parecidos e focam nos visitantes do site. SEO precisa encontrar perspectivas com base no que e onde os visitantes estão buscando e proporcionar uma razão para visitar o site, e o CRO quer criar a melhor experiência de usuário possível para que eles permaneçam e se tornem clientes. 

Não deixe de ler: A sua equipe de marketing é nota 10

Para ter sucesso nos dois lados é necessário entender a intenção do usuário, o que também irá ajudar a determinar a qualidade dos visitantes. Leads são muito mais propensos a estar pronto para fazer uma decisão de compra do que os visitantes não qualificados, que só estão a procura de informações ou até mesmo não tem consciência do porque ele acabou naquela página em especial.

Integrar SEO e CRO inclui:

  • Estratégia no uso de keyword. Antes que você possa otimizar uma página para melhorar as taxas de conversão, é preciso compreender a intenção do visitante, as palavras-chave são a maneira mais simples e objetiva para obter esse entendimento. Uma página de destino eficaz usa keywords para permitir que os visitantes saibam que estão no lugar certo, o que torna mais fácil para eles ver o por que e como fazer uma compra;
  • Focar um único produto ou serviço. Esta estratégia vai conquistar melhores posições nos buscadores e melhores taxas de conversão. Seus produtos e serviços não devem competir uns com os outros nos buscadores.
  • Mantenha-o simples. Os motores de busca querem saber exatamente o que uma página é e os visitantes querem encontrar o que estão procurando;
  • Ter um título, claro, relevante, atraente e palavras-chave. O título meta nas SERPs deve coincidir com o título da página de destino, e devem incluir palavras-chaves e o principal benefício do produto;
  • Teste. SEO e estratégias de CRO devem ser testadas para garantir um fluxo constante de visitantes mais qualificados para uma página de destino mais amigável para o usuário.

Quando for começar uma campanha de marketing online, o CRO deve vir em primeiro lugar, isso se seu site estiver recebendo tráfego suficiente para executar testes válidos. Uma vez que a página de destino estiver otimizada para melhorar as taxas de conversão, é possível desenvolver um programa de SEO que continuamente encontra os visitantes qualificados para o seu negócio. Imagine o CRO como uma ação para tapar buracos em um balde (website) antes de colocar mais água (tráfego desejado).

Para finalizar, sem CRO o esforço que você aplica em SEO pode acabar em vão se os visitantes tiverem uma experiência negativa quando entrarem no site. Mas sem SEO, o CRO te dará apenas uma página otimizada sem visitantes.

Lembre-se que para maximizar o número de visitantes, melhorar as taxas de conversão e aumentar a receita, SEO e CRO devem trabalhar em sintonia. 

Leia mais: SEO: quais critérios do Google realmente importam

Esperamos ter te ajudado. Para mais conteúdos como este basta continuar nos acompanhando e não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.  

Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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