A maioria dos empreendedores digitais buscam descobrir qual a estratégia mais importante para melhorar suas taxas de conversão, sejam elas: Search Engine Optimization (SEO) ou Conversion Rate Optimization (CRO).
Na dúvida surgem debates constantes de qual é melhor, mas ao contrário do se discute por aí, à grande verdade é que SEO e CRO devem andar de mãos dadas e precisam trabalhar juntos para que um site seja bem sucedido.
Leia também: Pesquisa por Voz: Entenda como este recurso impacta em SEO
Em algum momento você já ouviu falar sobre esse termo? Otimização taxa de conversão (CRO) é basicamente focado em conversão ao otimizar qualquer página particular.
Este é praticamente um desdobramento de Otimização de Landing Page, Landing Page Optimization.
Essa é uma questão muito simples de responder: Conversão!
Em primeiro momento é necessário converter um internauta casual da SERP para um visitante em seu site através do SEO, depois é preciso converter esse visitante em um cliente através do CRO. Sendo assim, ambas estratégias estão intimamente ligadas.
Podemos dar início pela definição das metas mais básicas de SEO e CRO.
O objetivo do SEO é aumentar o rankeamento nos buscadores para as keywords que chegam mais próximo de uma consulta do usuário, e o objetivo do CRO é aumentar o número de visitantes que são convertidos em clientes.
Essas são definições simplificadas, mas demonstram a ligação entre SEO e CRO, assim como a função que cada uma dessas estratégias desempenha para melhorar as taxas de conversão.
Tanto o SEO como o CRO, tem objetivos parecidos e focam nos visitantes do site. SEO precisa encontrar perspectivas com base no que e onde os visitantes estão buscando e proporcionar uma razão para visitar o site, e o CRO quer criar a melhor experiência de usuário possível para que eles permaneçam e se tornem clientes.
Não deixe de ler: A sua equipe de marketing é nota 10
Para ter sucesso nos dois lados é necessário entender a intenção do usuário, o que também irá ajudar a determinar a qualidade dos visitantes. Leads são muito mais propensos a estar pronto para fazer uma decisão de compra do que os visitantes não qualificados, que só estão a procura de informações ou até mesmo não tem consciência do porque ele acabou naquela página em especial.
Integrar SEO e CRO inclui:
Quando for começar uma campanha de marketing online, o CRO deve vir em primeiro lugar, isso se seu site estiver recebendo tráfego suficiente para executar testes válidos. Uma vez que a página de destino estiver otimizada para melhorar as taxas de conversão, é possível desenvolver um programa de SEO que continuamente encontra os visitantes qualificados para o seu negócio. Imagine o CRO como uma ação para tapar buracos em um balde (website) antes de colocar mais água (tráfego desejado).
Para finalizar, sem CRO o esforço que você aplica em SEO pode acabar em vão se os visitantes tiverem uma experiência negativa quando entrarem no site. Mas sem SEO, o CRO te dará apenas uma página otimizada sem visitantes.
Lembre-se que para maximizar o número de visitantes, melhorar as taxas de conversão e aumentar a receita, SEO e CRO devem trabalhar em sintonia.
Leia mais: SEO: quais critérios do Google realmente importam
Esperamos ter te ajudado. Para mais conteúdos como este basta continuar nos acompanhando e não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.
Até a próxima!
Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.
Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br