5 minutos

Estratégia de SEO Onpage e Link Building

Dicas de Estratégia de SEO Onpage e Link Building na prática! Melhore o Rank do site! Acompanhe as novidades do blog e não deixe de compartilhar as dicas :)
Estratégia de SEO Onpage e Link Building
Escrito por
Mônica De Paula
Publicação
23/4/2023

Estratégia de SEO Onpage e Link Building

Uma das maiores revoluções que a humanidade já passou, é a Digital. E na verdade, só está começando. Das novidades que vem com força, o mundo virtual gera uma oportunidade de US$ 7 trilhões, em estimativas modestas, disse Venture Capital Post.

No mundo digital é muito importante e difícil ser visto e, existem diversas maneiras para que seu negócio online seja notado, e um dos mais importantes é o posicionamento orgânico ou SEO.

SEO On Page

O SEO On page ajuda na indexação de sua página e é uma estratégia de Marketing Digital indispensável nos dias de hoje. Responsável pelo posicionamento e manutenção do ranking do site em buscas orgânicas. Mas é preciso analisar vários fatores relevantes na página a ser otimizada e também conhecer o mercado/negócio  do cliente para que tudo esteja de acordo e, possa trabalhar um bom conteúdo.

Caso seu site apareça na primeira página do Google, organicamente, ele recebe 33% dos cliques mais direcionados. Percebeu que não basta estar na primeira página aleatoriamente?! SEO é um trabalho que leva um tempo para ser realizado e começar a dar resultados, tem que se monitorar muitos fatores, como o rankeamento, os competidores, links internos e externos, meta tags, imagens, url amigável, user experience e, trabalhar para que a página/site/loja alcance a melhor posição.

Referencias Externas: Link Building

Os motores de busca avaliam o número e a qualidade dos links que apontam para o seu site. Isso é um dos fatores mais importantes para determinar a posição no ranking. Backlinks são os links contidos em sites e páginas, que fazem referência a seu site. Por exemplo: uma blogueira faz um tutorial e coloca um link de seu produto na postagem.

Uma parte dos links gerados para otimização do SEO, são comumente chamados de linkspam ou técnica ‘blackhat’, onde uma empresa coloca como muitos links como referência para seu site, independentemente do contexto.

A posição no ranking é um parâmetro crucial do negócio virtual e a taxa de conversão para qualquer site, especialmente quando se trata de lojas virtuais. Alguns métodos são livres para uso, enquanto alguns métodos requerem um pouco de planejamento de marketing para trabalhar. Sempre tenha em mente que o posicionamento da marca ou site ou loja, varia de usuário para usuário.

O fato é que com um trabalho de SEO on page bem realizado, com profissionais competentes e comprometidos, você sairá na frente da concorrência, caso contrário o seu negócio estará condenado no meio digital.

Dicas para fazer link building

Listamos algumas formas para construir uma estratégia de backlinks com qualidade.

Confira:

> Crie um Blog

1) Mantenha o blog sempre atualizado: crie uma grande quantidade de conteúdos relevantes para que sejam postados posteriormente, de forma que as pessoas interajam naturalmente e, compartilhem.

2) Crie um feed RSS para o blog: isso torna mais fácil o compartilhamento e acompanhamento do seu conteúdo e, consequentemente, gera mais alguns backlinks.

3) Link outros blogs em seu blog: os blogs são criados como uma ferramenta social. Então aproveite! Quanto mais você se conectar a outros, a maior probabilidade um desses blogueiros ‘devolver o favor’.

> Criar conteúdo além do Blog

1) Apresente cases sobre seus clientes: você pode fazer de seus clientes um bom estudos de caso e, ressaltar aspectos importantes sobre seu negócio.

2) Realize webinar gratuito: a tecnologia nos aproxima, então aproveite isso! Prepare  um conteúdo interessante, convide pessoas que possam se interessar pelo assunto abordado na apresentação e, poste uma cópia online. Não esqueça de incentivar os participantes a compartilhá-lo.

3) Crie e disponibilize modelos: leve em conta ‘o que falicitaria a vida das pessoas?’ Um designer, por exemplo, pode criar uma biblioteca com modelos de cartão de visita, apresentações, para download. Esse conteúdo, chamado bookmarkable, muitas vezes recebe toneladas de referencias externas.

> Coloque a criatividade em prática

1) Crie infográficos: as pessoas adoram compartilhar imagens, e com infográficos não é diferente. Compartilhe um projeto com os que você cita como fontes de dados, tornando seu infográfico mais acessível e com mais referências.

2) Crie uma apresentação: divida um de seus infográficos em partes. Você pode colocá-lo no blog, no seu site, ou mesmo em um SlideShare, isso conta para obter mais links externos.

3) Faça algo engraçado: coisas engraçadas se espalham com muita facilidade pela internet. Pense em piadas e sacadas engraçadas relacionadas seu setor e crie algum conteúdo de humor para gerar links.

Construa parcerias e relacionamentos

Qual é o recurso mais valioso da internet?

Confiança é muito valiosa, uma vez estabelecida, um mundo de oportunidades se abre para você: mais acessos, visitas, clientes e consequentemente mais vendas. Atualmente a confiança está escassa, porque na internet qualquer pessoa pode publicar um conteúdo, seja ele verídico e fiel ou falso. Não existem editores para verificar se as fontes citadas são verdadeiras e se o conteúdo é bom ou ruim.

Estabelecer a confiança em um contexto online é um desafio!

Quando os clientes vão até uma loja física, eles contam com algumas informações para avaliar a credibilidade do lugar. Desde a organização da loja até o número de pessoas que saem com algum produto na sacola. Comprar através de um site é bem diferente, cabe a você ganhar rapidamente a confiança deles e coibir qualquer ceticismo.

1) Estabeleça parcerias com empresas de mercados complementares ao seu. É uma prática comum para parceiros de canal da empresa.

2) Procure monitorar menções de sua empresa.

> Utilize ferramentas sociais

1) Adicione em suas postagens e páginas (do site/loja), botões de compartilhamento. Parte de conseguir links de referência está em disseminar seu conteúdo para as massas. Isso vai levar as pessoas a compartilharem seu conteúdo com mais frequência, o que significa uma maior visibilidade nos motores de busca, feeds de notícias e, portanto, mais oportunidades para que suas informações sejam referência no conteúdo de outras pessoas.

2) Patrocine ou fale de um evento: eventos costumam ter seus alto-falantes e patrocínios em grandes sites de publicidade. Você também pode negociar ligações de entrada em seus termos para ter certeza de seu tempo e recursos produzir um link de entrada benéfico.

3) Ajude as pessoas a corrigirem erros em seu site. Esta é outra conexão que virá a calhar.

Enfim, seja solidário com o Link Building!

Quando você coloca uma boa parte de seu tempo e energia em algo muito útil para seus visitantes como tutoriais, guias ou ebooks – e não pede nada em troca, você coloca as necessidades deles em primeiro lugar.

“If I take care of my character, my reputation will take care of itself.”  D.L. Moody

No bom português: Se você cuidar do seu caráter, a reputação cuidará por si própria.

É preciso ter uma personalidade confiável. Seja paciente, honesto, mantenha suas promessas e principalmente, trate o seu cliente como você gostaria de ser tratado.

Conheça a Ferramenta para Análise de Backlinks

estratégia de seo onpage e link building - webpeak

Descubra os Backlinks de qualquer domínio com nosso poderoso rastreador. Encontre mais oportunidades de domínios para gerar novos links de qualidade a cada análise.

Analisamos também seus concorrentes para entender todos os números de links, qualidade e competição. Tenha em mãos um check-list com todas as métricas para tomada de ação rápida.

  • Métricas atualizadas de acordo com sua necessidade
  • Dados enriquecidos do Alexa, Moz, Majestic
  • Analise completa do perfil de backlinks
  • Analise e denúncia de backlinks tóxicos

Descubra a página exata onde os sites tem backlinks. Link Dofollow ou Nofollow? Aqui você descobre em poucos cliques.

Saiba exatamente o que acontece em seu site, com um mapa geral de melhorias e oportunidades online. Aqui não tem achismo.

Entenda como anda a distribuição dos links e qualidade dos domínios que estão apontando para o site. Elevamos o poder de suas analises com integrações nativas, que ajudam na obtenção de dados do seu projeto e mais informações dos seus competidores.

O link building vem evoluindo a cada dia e constantemente é necessário ficar atento as atualizações do Google, as punições e as novas ideias para conseguir esses links. Em todo o mundo, há uma grande discussão entre profissionais de SEO sobre a importância do Link building e se vale a pena se concentrar em estratégias para conseguir ganhar mais links.

Você usou outros métodos para gerar mais links externos?

Deixe nos comentários abaixo sugestões e compartilhe esse artigo com seus amigos.

Até breve :)

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager