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Estratégias de divulgação para alavancar as vendas

9/1/2019

Estratégias de divulgação para alavancar as vendas

Quanto tempo demora até que um cliente faça uma compra no seu site? Uma semana, um mês, um ano? Se você não tem a menor ideia, nós temos um problema.

Entender o comportamento dos clientes durante o ciclo de vendas é fundamental para adotar as melhores estratégias de divulgação e impulsionar seus lucros.

Faça pesquisas de mercado, teste diferentes abordagens e obtenha essa informação o quanto antes.

Assim que tiver esses dados em mãos, você pode analisar quais estratégias de divulgação são mais adequadas para o seu negócio.

Para facilitar sua vida, reuni algumas sugestões de acordo com o tempo que elas demoram para serem implementadas e/ou gerarem resultados.

Bora lá? 😉

Estratégias de divulgação para alavancar vendas em curto prazo

Se você quer alavancar suas vendas, a primeira coisa que deve fazer é mostrar para o mundo que você existe. As estratégias de divulgação em curto prazo precisam dar ênfase a esse aspecto.

Reveja sua presença online

Além de rever suas estratégias de marketing trimestralmente, é importante monitorar sua presença online em tempo real.

O melhor de tudo é que já existe uma ferramenta que faz isso para você: o Google Analytics (que você pode integrar com a WebPeak 😎).

E-mail Marketing

estrategias de divulgação para alavancar as vendas
Lide com isso!

Na hora de pensar estratégias de divulgação para alavancar as vendas, o e-mail marketing é sempre subestimado.

O que pouca gente sabe é que ele oferece, em média, 122% de retorno sobre o investimento. Esse ROI é 4 vezes maior do que mídias sociais e pesquisas pagas.

Você pode coletar e-mails em troca de cupons ou descontos, quando os clientes efetuarem uma compra ou em outros pontos de contato. Que tal começar a construir sua lista de e-mails hoje?

Leia também - Aprenda como calcular ROI e seja assertivo em seus investimentos 

Parcerias e networking

estratégias de divulgação para alavancar as vendas

Sem dúvida, a publicidade digital tem um papel importante nas estratégias de divulgação online. Afinal, a granularidade dos recursos de segmentação permite que você ofereça mensagens altamente personalizadas para seu público-alvo.

No entanto, ainda há poucas pessoas dispostas a dar a cara a tapa num encontro presencial com possíveis clientes. 

Ao mostrar-se interessado pelo negócio, ampliando seus conhecimentos e criando vínculos com a comunidade, sua credibilidade ganha força.

Eventos do setor, palestras com líderes do mercado e encontros organizações de comércio são ótimas oportunidades para gerar leads.

Não perca - Como gerar leads qualificados com marketing de conteúdo

Estratégias de divulgação para alavancar vendas em médio prazo

As estratégias de divulgação de curto prazo são aquelas usadas para resolver seu problema de vendas o mais rápido possível. Infelizmente, elas não são suficientemente por si só.

É preciso combiná-las com outros tipos de tática, levando em conta o médio e longo prazo.

Otimização do seu site para SEO

Para que o seu site seja detectável pelos mecanismos de busca, as páginas e os conteúdos devem ser projetados usando as melhores técnicas de SEO.

Navegação intuitiva, design responsivo, palavras-chaves relevantes e check-out descomplicado são conselhos universais.

Considerando que sua posição nos resultados de busca depende da autoridade e credibilidade conferida ao site, sugiro uma análise de SEO interna.

Além de uma matriz de otimização on-site completa e segura, a WebPeak oferece um relatório detalhado e personalizado sobre o seu caso. Aqui você conta com todos os recursos necessários para alcançar o topo dos buscadores.

Você pode gostar de: Descubra as Ferramentas de Palavras-Chave da WebPeak

Anuncie nas mídias sociais

estratégias de divulgação para alavancar as vendas

Orçamento apertado não é desculpa para mandar mal nas estratégias de divulgação. Se você tem contas nas principais plataformas de mídia social (como Facebook, Instagram e Twitter), já tem meio caminho andado.

Segmente seu público-alvo, crie landing pages e faça ofertas específicas para cada grupo.

Lembre-se: mantenha uma identidade visual consistente, porque isso ajuda a fortalecer a consciência de marca e informar rapidamente sua proposta de valor.

Aposte no retargeting

Você já adicionou itens ao carrinho em uma loja online, mas acabou não concluindo a compra por algum motivo? Provavelmente sim.

Mas você se lembra o que aconteceu alguns dias depois? Um e-mail na sua caixa de entrada ou um anúncio daquilo que você estava comprando em outro site.

Já que menos de 2% dos usuários convertem na primeira visita a um site, os e-commerces desenvolveram estratégias de divulgação reorientar os clientes ao site.

Estratégias de divulgação para alavancar vendas em longo prazo

Todos querem resultados rapidamente, mas adotar estratégias de divulgação de longo prazo é uma decisão inteligente para quem pretende ter vida longa no e-commerce.

Marketing de conteúdo

estratégias de divulgação para alavancar as vendas

Com tantas estratégias de divulgação inovadoras surgindo por aí, insistir no marketing de conteúdo pode parecer coisa do passado. Mas basta acessar dois ou três sites concorrentes para notar sua importância.

Caso esteja sem ideias do que escrever, recomendo dar uma olhadinha no Google Trends. Ao conhecer as tendências de busca, você certamente pensará em temas interessantes para abordar no seu blog.

Vale lembrar que a utilidade e a consistência são pontos-chave do marketing de conteúdo. Portanto, crie um calendário de publicações e invista na criação de materiais relevantes para seu público-alvo.

Leia também - Saiba como produzir conteúdo para todos os canais

Marketing de influência

Quando o assunto é definir estratégias de divulgação para alavancar vendas, há preocupações válidas em adotar o marketing de influenciadores.

No entanto, tirar o marketing de influenciadores completamente de cena é um equívoco. Ainda que essa tática não gere vendas imediatamente, você amplia sua base de clientes em potencial e consegue reduzir o funil de vendas a oportunidades concretas.

Para que sua campanha seja bem-sucedida, você deve refletir sobre a conexão da sua marca com a personalidade escolhida e seus seguidores. Dessa forma, os conteúdos relacionados a sua empresa serão mais naturais, direcionados e relevantes.

BÔNUS: Plano de marketing para 2019

Se você está procurando estratégias de divulgação para alavancar suas vendas, provavelmente já está planejando seus objetivos comerciais para 2019.

Para ajudá-lo a começar o ano com o pé direito, escrevi um artigo explicando como montar seu plano de marketing passo a passo.

Além de mostrar por que essa é uma ferramenta fundamental para alcançar suas metas, também conto como o plano de marketing ajuda a motivar sua equipe.

Afinal, manter a alta performance e a gerar resultados mensuráveis é o cenário ideal para qualquer empreendedor, não é mesmo?!

O que você está esperando para aproveitar todas as oportunidades de sucesso? Leia o artigo agora!

Gostou? Comente o que achou e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades que te farão vender muito mais! 🤓

Até a próxima!

Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

Linkedinhttp://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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