Vendas

Facebook Ads e SEO, por que fazer os dois?

Julia Guimarães Morales

Sou redatora, apaixonada pela família e heavy user de mídias sociais.

O Facebook Ads e SEO são os dois queridinhos do marketing digital, eles garantem um tráfego maior, conduzindo a grande maioria das pessoas até o site determinado. Usando essas duas ferramentas é possível gerar negócios, acelerar resultados e principalmente sair na frente da concorrência.

Muitos encaram o Facebook Ads e SEO como concorrentes e optam por usar apenas um deles, mas unir essas duas plataformas certamente melhora a estratégia de marketing e vendas, além de tudo aliar ambos é muito recomendado por vários especialistas da área.

Saiba mais sobre Facebook Ads, SEO e porque unir as duas plataformas.

As técnicas de SEO já devem estar em todos seus checklist de rotina de vendas, essa dupla vai trazer mais e mais vantagens para suas práticas, com a vantagem Facebook Ads.  

Facebook Ads

Facebook Ads, SEO

O Facebook é a mídia social que mais tem usuários no mundo inteiro, já foi registrado mais de 2 bilhões de usuários, certamente usá-lo para anunciar e marcar presença online da sua marca é uma ótima estratégia.

O Facebook Ads pode ajudar a sua marca a ter mais influência, isso ajuda o SEO indiretamente, como? Através dos anúncios o negócio cresce, aumenta o tráfego, gera links e muitos outros dependendo dão foco do seu anúncio, tudo isso melhora a autoridade do domínio e sua colocação nos motores de buscas. Além disso o Facebook também é achado nos motores de buscas.

Essa plataforma garante um controle maior sobre as estratégias, sendo possível estar sempre melhorando e identificando mais precisamente os erros e os acertos, se comparado ao SEO. Algumas vantagens de usar o Facebook Ads:

  • Segmentação precisa do público alvo.
  • Fácil configuração.
  • Uso de imagens e vídeos, ajudando na venda de um produto e para atrair o público.
  • Controle sobre o orçamento diário e CPC máximo.

Ajustar o Facebook Ads para ter uma boa presença online e gerar tráfego para o site, leva algum tempo, assim como o SEO, ambos devem ser atualizados constantemente.

SEO

SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações pensam em alcançar  um bom ranqueamento orgânico gerando tráfego e autoridade para um site ou blog. Isso aprimora a busca pelo site e, somado a um bom marketing de conteúdo, melhora a experiência do usuário.

É sempre muito bom alcançar o topo do ranking nas páginas de resultados, porém, pode estar mais ao seu alcance do que você sequer sonhou. Existem muitas otimizações que você pode fazer no seu site e nos seus conteúdos, sempre olhando para a melhora do texto e do leitor desse conteúdo. Mas, no fim das contas, quem checa tudo isso são os robôs dos motores de busca.

Da mesma forma que o Facebook Ads, o SEO garante muitas vantagens, além de grande fluxo de tráfego, a ferramenta é ótima para o reconhecimento da marca e um site de melhor usabilidade, o que faz toda a diferença para os usuários.

Conforme o tráfego e engajamento maior do público, a autoridade do domínio cresce, trazendo grandes oportunidades. Seus resultados são medidos de maneira fácil, mas nem sempre os lucros são mensurados de facilmente. Para isso a melhor maneira e seguir passo a passo nossas dicas de SEO.

Algumas vantagens de aplicar o SEO:

  • Busca orgânica, sendo a fonte primária do tráfego.
  • Credibilidade e confiança.
  • Melhora a taxa de conversão.
  • Maior engajamento e tráfego.


Quanto ao SEO é necessário estar sempre atento às modificações do algoritmo, para dessa forma estar sempre dentro dos padrões.

O Facebook Ads influencia o SEO?

Essa talvez seja uma dúvida de muitas que trabalham com o marketing digital, uma vez em que não é determinado o papel do facebook ads no ranqueamento de buscas. De maneira indireta certamente a mídia influencia no SEO.

Separamos algumas influências:

  • Visibilidade: O Facebook tem o poder de aumentar a visibilidade, dessa forma ele influencia no SEO, pois quanto mais links a página receber, mais rápido ela será indexada, ganhando pontos com o Google e mais backlinks.
  • Primeira página no Google: Um perfil social bem ranqueado ajuda a ocupar positivamente uma primeira página de resultados, além de gerar acesso indireto ao site, podendo empurrar também links negativos.
  • Fortalecimento da marca: As redes sociais são um canal de relacionamento, com isso as empresas também ganham espaço, através dela você pode criar um relacionamento mais próximo com o possível cliente, com isso é possível fidelizar clientes com o seu conteúdo, acessando sua página e indicando também.
  • Mensurar resultados: Medir o desempenho para otimizar a estratégia é um forma eficaz de otimizar uma estratégia, para isso você precisa escolher a métrica certa para estar acompanhando e também parametrizar links.

Facebook Ads e SEO, por que fazer os dois?

Não dá para negar que o Facebook Ads e o SEO, são ferramentas poderosíssimas para gerar tráfego, conversão e engajamento. Escolher usar apenas um deles pode não trazer o mesmo resultado ao usá-los juntos.

Unir as duas estratégias resulta em um crescimento e conhecimento efetivo do seu negócio, porém a junção vai depender de cada negócio, uma vez que cada empresa tem uma necessidade diferente.

Para que o uso em conjunto das duas ferramentas tragam o resultado esperado, é necessário olhar para o tráfego já existente do seu negócio, analisar a qualidade desse tráfego, a taxa de rejeição da mídia social e do tráfego orgânico, tempo em que os visitantes permanecem no seu site e qual sua taxa de conversão para cada um.

E no fim mensurar se esse tráfego faz algum tipo de ação ao longo do funil de vendas, alcançando assim o seu objetivo. Se o resultado for positivo vale a pena o investimento em ambos.

O Facebook Ads atrai consumidores em potencial, gerando assim nova demanda, enquanto o SEO atende uma demanda que já existe, melhorando a experiência do usuário de forma orgânica. Combinando os dois a máxima visibilidade para o seu negócio é garantida.

Agora que você já conseguiu ótimas dicas de como usar o Facebook Ads e SEO juntos, é hora de começar a usar e estar sempre de olho no posicionamento do seu site.

Nos vemos na próxima!
Até! :)

Últimas Postagens WebPeak

Marketing

Somos GPTW: uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil

SEO

Você pode aprender SEO com Certificado no LinkedIn

SEO

Atualização Google 2021 de Title Tag: impactos

Google

Guia prático para fazer a Auditoria de SEO no seu site