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Facebook: como impulsionar seu negócio através dessa rede social

26/2/2018

Facebook: como impulsionar seu negócio através dessa rede social

Não é de hoje que o Facebook é a rede social querida dos usuários, em um único ambiente digital é possível visualizar e compartilhar assuntos diversos, fotos, textos e vídeos. Sem contar a diversidade de opções que esta rede social disponibiliza para que o usuário se sinta “em casa” em suas publicações.

A quantidade de usuários que utilizam o Facebook permeia um número significativo para o mercado, em 2017 o Facebook alcançou 2 bilhões de perfis, e isso torna a plataforma um ótimo canal de vendas.

Se ainda tem alguma resistência quanto a investir no Facebook como um dos meios de divulgação da sua marca, iremos tirar todas as dúvidas neste artigo.

5 motivos para sua empresa estar no Facebook

Algumas questões podem parecer óbvias, mas são extremamente necessárias para te apresentar alguns dos vários benefícios desta rede social, são elas:

1 - Baixo investimento

Para começar, essa mídia é gratuita. O investimento inicial seria apenas de tempo para poder gerar conteúdo e fazer as publicações conforme seu público-alvo. Existe a opção de gerar e promover anúncios, e neste caso é possível escolher o valor a ser investido para engajar a publicação.  

2 - Alta visibilidade

Hoje o Facebook ganhou um espaço tão privilegiado, que sua visibilidade quando se trata de anúncios consegue ser ainda maior do que a televisão. Todo conteúdo consegue alcançar milhares de usuários em tempo recorde. E caso queira patrocinar posts, você consegue filtrar para que chegue ao seu público de interesse através de segmentações como idade, sexo, localização e outras informações importantes para o seu negócio.

3 - Facilidade na análise de métricas

A própria rede social disponibiliza uma página voltada para resultados e estatísticas. Assim fica bem mais fácil conseguir observar e medir o quem tem dado certo nas estratégias de marketing digital. O Facebook fornece dados como predominância do gênero de seus seguidores, a idade deles, os horários de maior acesso, a evolução no número de curtidas, as postagens de maior engajamento, e muito mais.

4 - Interação com o público

O relacionamento com o cliente ainda é um fator predominante para empreendedores de todos os nichos. O Facebook é uma rede social que facilita a interação entre pessoas e empresas, tendo opções de chat, comentários, avaliações e compartilhamentos. Manter um bom relacionamento com o cliente, e estar presente nesta rede social para sanar dúvidas corriqueiras pode ser o que você precisa para destacar sua marca.

5 - Publicidade com ótimos valores

No Facebook é você quem manda, é possível decidir quanto valor irá investir na publicidade do seu negócio. Além de ter um ótimo custo benefício, você ainda alcança seu público alvo de forma rápida e objetiva.

Leia também: Batalha de gigantes: Google Ads x Facebook Ads

O que é impulsionamento de publicações?

Se você já possui uma página no Facebook com certeza já viu este termo em algum lugar. Pois bem, essa ferramenta foi lançada em meados de 2012, porque até então o Facebook era apenas voltado para relacionamento.

Atualmente, com as várias atualizações, a rede social se tornou um excelente instrumento de marketing digital. Sendo assim, o impulsionamento de publicações se tornou uma das maneiras mais simples de se fazer um anúncio.

O foco principal do impulsionamento do Facebook é apresentar uma determinada publicação para um público específico, que você mesmo tenha definido, aumentando seu alcance e chances de vendas.

Como impulsionar uma publicação no Facebook

Se você já possui a página da empresa publicada na rede social, tenha um post elegível para anunciar, e um papel de administrador, editor, moderador ou anunciante na página, dessa forma já é possível anunciar seguindo os seguintes passos:  

1. Vá até sua página;

2. Encontre o post que deseja impulsionar;

3. Clique no botão azul de impulsionamento no post;

4. Você vai conseguir visualizar várias opções clicando em Audiência. Selecione aquela que tenha uma ligação com o público-alvo que você deseja atingir,  clique em Criar nova audiência. Escolha gênero, idade, localização, interesses, dados demográficos e comportamento;

5. Na seção de Orçamento, defina quanto você quer investir em seu post impulsionado. Você pode escolher entre um orçamento pré-determinado ou escolher o seu próprio;

6. Em Duração, determine quanto tempo seu anúncio ficará no ar com uma opção pré-determinada ou customizada;

7. Selecione uma opção em Pagamento;

8. Clique em impulsionar!

Geralmente o Facebook revisa o conteúdo em 60 minutos, mas dependendo do caso, alguns podem demorar um pouco mais.

O que é Marketplace e como impulsionar o seu negócio através desta ferramenta no Facebook

O Marketplace é uma outra opção para impulsionar os negócios por meio da rede social. Há algum tempo o Facebook também se tornou um ambiente de compra e venda, entretanto, apenas quem tinha acesso a essas transações eram membros dos grupos específicos para este fim.

Graças as novas atualizações da rede social, agora é possível realizar compra e venda de um jeito bem mais simples e público. Os usuários já podem acessar a opção de Marketplace no próprio aplicativo, e fazer buscas de produtos por categorias, faixas de preço e localização.

Esta é mais uma chance de divulgar o seu negócio, embora o Facebook ainda não tenha inserido a intermediação de pagamentos, o Marketplace não deixa de ser uma espécie de vitrine virtual, facilitando o acesso a valores do seus produtos.

Não deixe de ler: Facebook Ads: Como fazer da ferramenta sua vitrine virtual

Como usar o Marketplace do Facebook?

O ícone que dá acesso ao Marketplace já está disponível para Android e iOS no próprio aplicativo do Facebook. Também é possível acessar a página através de um computador.

Vendendo pelo Marketplace

Quando estiver dentro do Marketplace, insira as informações do produto que deseja vender, você também pode adicionar fotos clicando no ícone da câmera. Depois basta preencher todas as descrições, sem esquecer os valores, categoria, localização e as demais especificações.

Quando a publicação estiver de acordo com as suas necessidades é só publicar e aguardar os resultados.

Posicionando sua marca através do Facebook

O mercado tem se tornado cada vez mais concorrido, fazer o uso de todos os meios que dão a oportunidade de crescimento é uma decisão inteligente.

As redes sociais são os maiores canais de comunicação dos últimos tempos, estar fora deste cenário pode impactar diretamente o seu negócio. Hoje é essencial possuir perfis comerciais nestas plataformas, até porque elas facilitam muito a vida de empreendedores, e reduzem os custos em publicidade.

O Facebook é só mais uma porta de oportunidade para ser estudado e incluído nas estratégias de marketing, para alcançar mais pessoas e dar credibilidade a marca no mercado. Por isso, se já possui um perfil no Facebook dê aquela repaginada no conteúdo, e caso não tenha, após concluir a leitura corra e crie uma conta, não custa nada.

Desejamos todo o sucesso para o seu negócio, por isso disponibilizamos posts no blog que irão te ajudar a crescer e vender muito mais aplicando o marketing digital.

Você também pode se interessar por: Loja virtual no Instagram: conheça a novidade desta plataforma que vai maximizar seus resultados de e-commerce

Continue nos acompanhando e tenha acesso a conteúdos exclusivos para o seu negócio.

Até breve!

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

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