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Facebook Insights: aumente o desempenho de seu negócio nas redes sociais

19/6/2018

Facebook Insights: aumente o desempenho de seu negócio nas redes sociais

Nessa altura, principalmente se você é um leitor ávido do nosso blog (<3), você certamente já sabe da importância das redes sociais para uma boa estratégia de marketing. Mas e os resultados das suas ações, você sabe como medi-los?

Se ainda não, aqui vai mais um conteúdo completo para você saber como fazer isso com o Facebook Insights! :)

Lidar com números nem sempre pode parecer uma tarefa fácil, mas estamos aqui para te mostrar que tudo pode ser menos complicado com ferramentas que estão em nossas mãos mas não enxergamos. Dados, estatísticas e análises… são muitas coisas! Quando trabalhamos com marketing digital, as habilidades para interpretar métricas são essenciais.

Nas redes sociais não é diferente, isso pelo simples motivo de que determinar se as ações estratégicas estão funcionando sem uma observação sobre os indicadores de performance pode ser um grande atraso para o sucesso das ações!

Aprenda tudo sobre Facebook Insights e como vai te ajudar no aspecto mencionado! Está pronto(a)? Vamos lá!

Leia também: Conteúdos que fazem sucesso no Facebook

Facebook Insights: por que investir

O Facebook já foi simplesmente uma rede de entretenimento em que amigos interagiam e estavam dispostos a fortalecer laços sociais compartilhando o dia-a-dia. Não à toa que esta rede social é conhecida no mundo todo, e possui usuários dedicados em todos os lugares.

Entretanto, os tempos mudaram e os consumidores modernos mostram com inteligência a facilidade de compra via rede social através do marketing que é impulsionado por negócios online. E é com toda a dinâmica do empreendimento online que surgiram novas necessidades para os planos de negócio, e nesse movimento, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg decidiu permitir o acesso de empresas na rede.

O desdobramento desta decisão tornou necessária a elaboração de uma ferramenta de análise de métricas: Facebook Insights.

Separamos este conteúdo para você: Facebook Ads, como criar anúncios eficientes

O que é o Facebook Insights?

A internet traz ao meio corporativo uma infinidade de possibilidades de mensuração de atividades de clientes, potenciais compradores e parceiros, permitindo também a elaboração de estratégias que vão melhorar o desempenho dos negócios.

A criação do Facebook Insights possibilita que empreendedores acompanhem dados relacionados aos usuários da rede social, assim como a performance das páginas corporativas. É comum que as aplicações de análise possuam o termo “analítica” junto à marca. Mas Mark nomeou a ferramenta como Facebook Insights, que pode ser traduzida como discernimento, compreensão ou conhecimento (muito à frente do seu tempo, não é mesmo?)

Para facilitar a compreensão, vamos utilizar um sentido menos usual, entretanto, muito mais propício: auto-análise. No ambiente que estamos inseridos, o termo é utilizado como sinônimo de ideia, o que faz todo sentido, afinal, nada mais incrível que elaborar estratégias precisas a partir de números.

Não deixe de ler: Quanto custa anunciar no Facebook

Importância do Facebook Insights para seu negócio

Existe melhor maneira de conhecer seu público do que analisando o comportamento massivo?

O Facebook Insights é sensacional pois pode revelar dados importantes sobre conduta, consumo, hábitos e costumes dos usuários. A partir dessa ferramenta, é possível visualizar informações sobre publicações específicas, assim como performance em períodos pontuais, estatísticas de crescimento, entre muitas outras funcionalidades.

A partir dessas métricas você vai conseguir planejar ações e modificar padrões como linguagem, frequência, horário, tipos de conteúdo, entre outras estratégias e táticas que estão inseridas nas demandas do seu negócio. São informações muito valiosas para o crescimento do seu negócio, e adaptar às preferências de sua persona para prever suas ações é muito eficaz para garantir o alcance. Não se esqueça disso.

Passo a passo para usar o Facebook Insights

Utilizar o Facebook Insights, demanda que você crie uma fanpage. O que é muito simples. Vamos ao passo a passo!

Passo 1: Faça o login da sua conta no Facebook;

Passo 2: Logo no cabeçalho da plataforma, existe uma faixa azul. Leve o cursor até a seta no canto superior direito e clique em “Criar Página”;

Passo 3: Opte pelo tipo e o objetivo do seu negócio. Essas ações são importantes para que você consiga segmentar o público posteriormente;

Passo 4: Selecione uma categoria para que o Facebook entenda sobre o que é o seu negócio, isso é fundamental;

Passo 5: Momento da definição do de sua página;

Finalizado! Após esses passos a própria plataforma irá fazer um tour com o criados, e será ensinado sobre as funcionalidades do recurso.

O Facebook Insights não precisa ser instalado. Ele funciona em navegadores como o Google Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explorer, Safari e Opera. Demais, não é mesmo?

Leia também: Passo a Passo para impulsionar publicação Facebook

Principais funcionalidades do Facebook Insights?

Ao acessar sua fanpage, você pode reparar que haverá um menu sobre ela. Basta você clicar em “Informações” que ao fazer isso, você será levado para o Facebook Insights.

Dentro dessa página, há algumas abas posicionadas à esquerda. Vamos falar das funcionalidades a partir dessas abas. Acompanhe abaixo!

Separamos este conteúdo para você: Fanpage no Facebook: motivos para ter e como criar uma fanpage

1ª aba do Facebook Insights: Visão Geral

Neste lugar vão estar disponíveis informações genéricas sobre a sua fanpage. É logo no início que será configurada para apontar os dados sobre os últimos sete dias, mas você pode alterar para “hoje”, “ontem” e “último mês”. Aqui você irá ver informações sobre as Ações, Visualizações, Curtidas, Alcance, Envolvimento, Vídeos e Seguidores.

Além disso, um pequeno gráfico interativo pode ser visto abaixo dos números, que irá apontar o desempenho de cada uma delas no período selecionado, em comparação com o mesmo intervalo de tempo anterior. Basta que você passe o mouse sobre ele para obter detalhes específicos. Para alterar o período, basta definir as datas de “início” e “término”. Você também pode “Exportar dados” no formato .xls (Excel) e .csv, uma informação importante é que o máximo de postagens permitidas são 500 por vez. Dessa forma, você pode compor seus relatórios em outros softwares.

Outro ponto de destaque desta aba é que há o acesso às informações acerca das postagens mais recentes logo abaixo. A funcionalidade é muito importante para que você analise o desempenho das mesmas.

Para você ver posts mais antigos, clique em “Ver todas as publicações”, que logo você será levado para aba Publicações. As Páginas para Acompanhar é outra funcionalidade auxiliadora, pois é uma ótima ferramenta para análise de concorrência e benchmark, que fornece dados sobre outras fanpages escolhidas por você.

Não deixe de ler: Guia Prático: Como Mexer no Excel

2ª aba do Facebook Insights: Promoções

Não vamos adentrar muito neste ponto, pois temos um conteúdo completo a respeito do Facebook Ads, que é a principal funcionalidade desta aba.

Saiba mais sobre o Facebook Ads: Facebook Ads: Como fazer da ferramenta sua vitrine virtual

3ª aba do Facebook Insights: Seguidores

Seguindo a sequência das abas, a próxima é “Seguidores”. Neste campo, você tem acesso às informações relacionadas aos seus fãs, ou seja, pessoas que clicaram no “joinha” do Facebook para acompanhar sua marca.

Nesse caso, basta você selecionar os períodos específicos para análise e compará-los para medir o desempenho da página. Uma coisa é certa: todos os gráficos são interativos, então abuse dessa funcionalidade. Você também pode optar por um intervalo menor, basta você clicar com botão direito do mouse e arrastar até a data desejada. Outra vantagem é que você também pode mudar o formato do gráfico para utilizá-lo como método comparativo em outros momentos.

O seguidores são indicados por um parâmetro entre as novas curtidas e os dislikes. Você também deve diferenciar a performance orgânica e paga.

E o último gráfico é relacionado às fontes de aquisição, que apontará se as pessoas curtiram na própria página, a encontraram através do motor de buscas do Facebook ou em aplicações específicas, que também chamamos de APIs.

Leia mais: Passos obrigatórios para seu negócio ganhar seguidores no Instagram

4ª aba do Facebook Insights: Curtidas

Existem muitas semelhanças entre esta aba e a anterior. Mas claro, existem diferenças. Ao curtir uma página, o usuário também curte uma fanpage, e a partir disso ele passa a segui-la e receber conteúdo publicado no feed individual. Entretanto, dentro da página, ele pode optar pelo não seguimento. O que isso significa?

O usuário é um fã, mas não recebe o conteúdo publicado diretamente, mas apesar disso ainda pode ter acesso às publicações visitando a fanpage. De modo semelhante, há a possibilidade de seguir uma página sem a necessidade de curti-la. E o sentido é porque é permitido que o usuário faça personalizações no próprio mural.

5ª aba do Facebook Insights: Alcance

Logo após, encontramos a aba “Alcance”, onde você tem acesso ao alcance total das suas postagens em períodos de tempo determinados, que podem ser apontados pelo administrador, é uma ótima forma de acompanhar com excelência seu trabalho.

No segundo gráfico, estão os dados que são relacionados às interações dos usuários com os posts: reações, compartilhamentos, comentários, respostas e outros. Vale não dar muita atenção ao componente “reivindicações“, pois ocorrem quando alguém pleiteia a administração da página, e essa é uma métrica considerada praticamente irrelevante.

Leia mais: Facebook Watch: plataforma de vídeos que promete mudar o Facebook

No terceiro infográfico, você pode visualizar as reações mais comuns, é uma funcionalidade recentemente inserida, que tem como objetivo revelar diferentes tipos de emoção diante de um post, como: amei; uau; haha; triste e grr.

É possível observar a partir desta aba quantos usuários ocultaram ou denunciaram suas publicações como spam. Se os números forem elevados, é uma ótima oportunidade para você repensar seu conteúdo. O alcance total é a soma de suas postagens e outros tipos de ações que vão levar o nome da fanpage, como publicações marcadas por terceiros e check-ins. Esta é mais uma aba aliada de seu negócio.

Não deixe de ler: Facebook: como impulsionar seu negócio através dessa rede social

6ª aba do Facebook Insights: Visualizações da Página

As métricas que foram citadas até agora são influenciadas essencialmente por ações externas. No caso desta aba, há expansão para pessoas que centralmente visitaram a fanpage. Ou seja, que clicaram no nome da página em um post e a encontraram em um mecanismo de busca, que seja externo ou da própria rede, ou links de sites, ou simplesmente que digitaram diretamente no navegador.

Separamos este conteúdo especial para você: Quem deve se preocupar em ter páginas AMP?

Dessa forma, é possível determinar se elas navegam pelas seções, como “Sobre”, “Fotos”, “Grupos”, “Publicações”, entre outras. No mais, há dados disponíveis sobre faixa etária, gênero, país, cidade e dispositivo (móvel ou fixo) utilizado. Neste local também é ṕossível localizar as fontes de tráfego, elas são internas, ou seja, pessoas que vieram através do próprio Facebook, ou mesmo externas, que foram referenciadas por sites, motores de pesquisa ou outras redes sociais.

7ª aba do Facebook Insights: Ações da Página

Um fato que você não pode negligenciar é que uma fanpage também possui CTA’s, ou chamadas para a ação. Nessa aba, você irá verificar os valores relacionados a ela, como “cliques no número de telefone”, “cliques no site” e “como chegar”.

Essas informações são importantes, nos casos em que você define algumas delas, como um KPI de seu negócio. Essas ações vão indicar que alguém almeja encontrar sua empresa de alguma forma.

8ª aba do Facebook Insights: Publicações

A primeira informação visível nesta aba é “Quando os fãs estiverem conectados”, que irá revelar dados sobre o comportamento dos seus seguidores. Esse é um meio para que você defina os melhores dias e horários para postagem.

Entretanto, lembre-se que nem sempre os momentos com maior número de fãs online irão implicar nos melhores resultados. Não deixe de acessar Tipos de conteúdo para descobrir quais os tipos de post que geram melhores resultados (fotos, vídeos, links, textos etc.).

Não deixe de ler: Descubra quais os Melhores horários para Postar nas mídias sociais

9ª aba do Facebook Insights: Eventos

A fanpage também irá permitir que você crie eventos, isso irá trazer a possibilidade de aproveitar situações específicas para promover a sua marca. Na aba você também irá encontrar todas informações que estão relacionadas a ele, como número de convidados, interações e até mesmo dados sobre a venda de ingressos, que é mais uma funcionalidade disponível. Os eventos funcionam como uma fanpage à parte, mas têm data de validade.

10ª aba do Facebook Insights: Vídeos

O principal objetivo desta aba é informar a atuação, performance, das postagens em formato de vídeo. Nela também é possível compreender a média de minutos assistidos no geral ou em um conteúdo específico, é uma excelente métrica para você desenvolver seus projetos.

Além disso, você também pode identificar o número total de visualizações e compará-los com outras postagens do mesmo caráter.

11ª aba do Facebook Insights: Pessoas

Baseadas em dados pessoais dos usuários, essa aba irá fornecer análise demográfica da sua audiência. Nela você tem acesso a informações sobre gênero, idade, idioma e dados geográficos.

A importância é claramente percebida em casos de negócios locais. Vamos dar um exemplo, imagine que você tenha uma loja física no Rio de Janeiro e possui um público centralmente em São Paulo, você está falando com as pessoas erradas. Esse exemplo também vale para demais variáveis demográficas. Nesse sentido, o engajamento está muito baixo, e o problema pode não estar indicado pelo conteúdo, mas as pessoas que estão sendo atraídas não são condizentes com o seu negócio e aí vale uma nova ação.

Não deixe de ler: Passos fundamentais para você estruturar uma equipe eficiente de Inbound

12ª aba do Facebook Insights: Mensagens

Finalmente chegamos a última aba do Facebook Insights, que vai informar o número de pessoas que entraram em contato com a sua empresa via Messenger. Se você vende algo por meio desse canal, pode ser uma boa ideia ficar de olho nessa métrica e não perder oportunidades.

As funcionalidades do Facebook Insights vão ajudar seu negócio no sentido prático, e irá aumentar o desempenho de suas ações. Não existe uma estratégia de marketing perfeita, mas as ferramentas disponíveis no mercado irão tornar seu trabalho menos árduo e mais eficiente.

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio!

Até o próxima!

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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