Facebook Open Graph: Compartilhe o conteúdo de seu site no Facebook

4/7/2018

Facebook Open Graph: Compartilhe o conteúdo de seu site no Facebook

Quando se faz uma postagem num site ou blog, deve-se entender que para propagá-la na internet será necessário utilizar diversas estratégias de divulgação para fazê-la ter um bom alcance. O Facebook é uma das redes sociais mais importantes para se fazer divulgação e é por isso que vamos te ensinar a configurar o Facebook Open Graph para que a sua página apareça da melhor maneira possível na rede social.

Este tutorial é para usuários menos experientes que querem fazer uma configuração simplificada para a otimização de suas páginas para serem compartilhadas no Facebook.

Vamos lá!

Leia também: Quanto custa anunciar no Facebook

O que é Facebook Open Graph?

Que o Facebook é a rede social mais popular do mundo, você já sabe. Quem não quer fazer as publicações no Facebook terem a maior quantidade de acessos possível, não é?

O Facebook Open Graph é uma ferramenta cujo objetivo é configurar um post de divulgação de uma postagem de seu site para aparecer no Facebook de maneira perfeita. Você poderá configurar uma descrição, imagem, título e URL para que a caixa - objeto gráfico - tenha todo o conteúdo necessário para garantir acessos!

Não deixe de ler: Facebook: como impulsionar seu negócio através dessa rede social

Como usar o Facebook Open Graph?

Você irá configurar o código-fonte de sua página para garantir a formatação correta na hora de compartilhá-la no Facebook. A ideia é sintetizar o conteúdo da sua publicação para não ter surpresas no momento de divulgá-la na rede social.

Vou te ensinar como configurar o Facebook Open Graph para garantir que o objeto gráfico seja gerado de maneira perfeita e cumpra com seus objetivos. Passaremos pelo título, descrição, imagem e URL. Acompanhe =)

Adicione as meta tags Facebook Open Graph

Você irá adicionar as meta tags entre as tags <head> e </head>.  

Local

Você deverá definir o local ou o idioma da publicação, usando o código a seguir:

<meta property="og:locale" content="en_US">

Você deverá adicionar pt_BR caso seja este o idioma definido no código de seu site. Para verificar qual idioma definido para o seu site, busque pela tag <html lang="">. O conteúdo entre as aspas será o idioma configurado para seu site.

Leia também: Passo a Passo para impulsionar publicação Facebook

Tipo

Esse código irá dizer para o Facebook Open Graph se o conteúdo é uma página de site ou artigo em blog.

Para definir um artigo:

<meta property="og:type" content="article">

  • Você também poderá configurar para que seja exibido o nome do autor do artigo:

<meta property="article:author" content="Nome do autor">

  • Se quiser, poderá adicionar também as tags deste artigo:

<meta property="article:tag" content="Tags">

  • Poderá exibir também a data de publicação, usando o código a seguir:

<meta property="article:published_time" content="date_time">

Para definir um site, basta adicionar:

<meta property="og:type" content="website">

Título

Para configurar o título de sua postagem, você deverá usar o seguinte código:

<meta property=”og:title” content=”WebPeak - Inovação em SEO”/>

Onde você lê “WebPeak - Inovação em SEO”, deve alterar para o título da postagem que você fez. Lembre-se de manter as aspas pois elas indicarão que trata-se de um conteúdo de texto e não de parte do código.

Não deixe de ler: Dicas de como escrever títulos inesquecíveis

Imagem

Para que sua postagem seja cativantes aos olhos dos usuários do Facebook, ela deverá ser ilustrada com uma imagem que ajude a sintetizar a postagem e chame a atenção de quem lê. Para adicionar uma imagem ao código do Facebook Open Graph, você vai precisar da URL dela. Basta inserir esta url no código abaixo.

<meta property= “og: image” content=”https://uploads-ssl.webflow.com/5a4661af7b791a00019cfaee/5b3cf2ece6dc5bd50a7641c8_facebook-open-graph-compartilhe-o-conteudo-de-seu-site-no-facebook.jpg"/>

Adicione a URL de sua imagem entre as aspas após content=.

Existem algumas especificações quanto à imagem que você poderá usar:

Preferencialmente, ela deverá ser quadrada;

O tamanho deverá ser de 600x600 pixels;

Os formatos .jpeg, .png, .gif e .bmp são os únicos aceitos.

Separamos mais um conteúdo para você: Como aproveitar ao máximo Google Imagens

URL

Neste item você deverá linkar a url para qual o usuário será direcionado ao clicar na postagem.

<meta property=”og:url” content=”https://www.webpeak.com.br/ferramenta-de-seo-all-in-one>

Após content= entre as aspas você deverá digitar a url da página para qual o usuário será direcionado após clicar na sua postagem. Uma dica útil é, para caso queira o direcionamento para uma página específica quando alguém tenta compartilhar uma publicação de seu site. Você pode direcionar qualquer página de seu site para outra de maior relevância.

Leia mais: Top 10 sites de busca e suas funcionalidades

Descrição

Aqui você vai sintetizar de fato o conteúdo de sua postagem, para que uma breve descrição apareça na postagem do Facebook. 

Você poderá usar parte da postagem já feita ou bolar uma nova que atenda a esse objetivo de maneira mais rápida, atraindo a atenção de quem passar pela sua publicação. Sua descrição não deve ultrapassar 200 caracteres.

<meta property="og:description" content="Descubra o que SEO pode fazer pelo seu negócio de maneira definitiva.">

Basicamente, são essas as informações que você deverá adicionar para que o Facebook Open Graph funcione na sua página e que ela seja otimizada para ser compartilhada na rede.

Adicionando todas essas meta tags no entre o <head> e </head> de seu site, sua publicação deverá aparecer já no formato adequado para ter sucesso no Facebook. Usar o Facebook Open Graph é bastante fácil até para quem entende pouco de programação web, podendo ser você mesmo quem fará essa configuração se tiver acesso ao código-fonte de seu site ou blog.

Existem maneiras mais fáceis de fazer essa configuração em plataformas que simplificam a otimização. No Wordpress, por exemplo, essa configuração é muito mais fácil. A plataforma já te possibilita a formatação via plugin, o que facilita muito a vida dos usuários. Caso queira conhecer o plugin, basta clicar aqui.

Uma página bem configurada para ser compartilhada no Facebook com certeza vai ter um alcance muito maior, especialmente se você for patrocinar esta publicação, não perca tempo e configure o Open Graph no código de seu site ou blog para vender mais!

Leia mais: Qual a melhor ferramenta de SEO? A gente te conta!

Olha só como ficar o resultado final:  

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Até a próxima!

Autor

Gabriel Heitzmann

Viciado em tecnologia e em café. Falo pelos cotovelos.

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