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Facebook Stories Ads: conheça o recurso para anúncios em stories

14/9/2018

Facebook Stories Ads: conheça o recurso para anúncios em stories

Nos últimos anos, uma forma de divulgação que cresceu muito no marketing digital foram os anúncios patrocinados. E uma das principais ferramentas é o Facebook Ads. Os investimentos neste recurso vêm crescendo cada vez mais porque ela, de fato, é capaz de gerar resultados.

Se você possui uma virtual, o recurso pode ser usado de forma muito eficaz para divulgar a sua marca, seja fazer fortalecimento de marca, gerar engajamento com seu público alvo, fazer ações promocionais e claro,gerar vendas.

O direcionamento específico a seu público alvo é um dos motivos pelo qual cada vez mais varejistas optam por anúncios no Facebook.

Como o Facebook coleta informações únicas e detalhadas da sua persona, se você quiser, por exemplo, vender botas com bico de aço, você consegue alcançar um operário de 33 anos que tem como interesse EPIs.

Com cada anúncio que você cria, você pode escolher o quanto você quer oferecer para ter seu anúncio mostrado para seu público-alvo, bem como se você quer oferecer sobre o custo por clique (CPC) em seu anúncio ou no custo por 1000 impressões (CPM). Desenvolvemos este conteúdo para você saber como funciona o Facebook Ads, e como você pode criar anúncios eficientes.

Os anúncios Facebook stories serão lançados em breve e prometem grandes mudanças na forma de monetização da rede. As tendências em torno do mobile e a busca por conteúdos que estão imersos em vídeos têm inspirado o gigante das redes sociais, Facebook, a investir ainda mais no formato stories. A grande novidade do momento são os Facebook Stories Ads!

Este novo recurso de anúncios será incluído na ferramenta de vídeos e fotos temporárias, e no momento está em fase de testes nos Estados Unidos, México e até mesmo no Brasil. E é por isso que você já deve ter visto um desses por aí.

Se ainda não viu, não se desespere, segundo o próprio Facebook, o lançamento dos Facebook Stories ainda não tem data definida, mas a certeza é de que será em breve.

O que você achou a proposta dos anúncios para stories? Interessante? Então continue lendo este artigo e saiba mais sobre Facebook Ads e o recurso de anúncios para stories.

Vamos lá!

Não deixe de ler: Live Facebook: como fazer e gerar mais oportunidades para sua marca

O que é o Facebook Ads?

Facebook Stories Ads: conheça o recurso para anúncios em stories

São anúncios criados por uma empresa no Facebook, que é servido aos usuários do Facebook com base na atividade do usuário, informações demográficas, informações utilização de um dispositivo, publicidade e marketing informações fornecidas pelo parceiro, e atividade fora do Facebook.Os anúncios no Facebook tem texto e foto e podem direcionar para seu site ou fanpage.

Se a sua opção for para divulgar a fanpage da marca, é possível promover através de histórias patrocinadas, posts patrocinados e a opção curtir.  Obviamente, o melhor lugar para promover a fanpage é dentro do próprio Facebook, quando as pessoas estão logadas e vivendo a experiência da rede social.

A segmentação o grande diferencial no Facebook. Você pode segmentar o seu público de forma muitas formas desde estado, cidade, sexo, idade até interesses pessoais, profissões e etc. Diferente das palavras-chave do Google Adwords, o Facebook Ads baseia seus anúncios em perfis e interesses locais.

Leia mais: O que é Google AdWords, entenda o funcionamento

Vantagens do Facebook Ads

  • Campanhas fáceis de rastrear;
  • Afluxo imediato de tráfego;
  • Controle total sobre seu orçamento diário e o CPC máximo;
  • Retorno imediato sobre o investimento;
  • Mais opções de segmentação, incluindo, cidades, regiões, idade, gostos/interesses, faixa de renda e outros dados demográficos;
  • Mais fácil de configurar do que o Google AdWords;
  • Você pode usar imagens e vídeos para captar o interesse de seu mercado alvo, ajudando você a vender seus produtos e serviços;
  • CPC é relativamente barato, dependendo de sua indústria.

Leia também: Empresas que dão um show de engajamento em redes sociais

Facebook Ads: como funciona

Estatísticas mostram que no quarto trimestre de 2015, empresas de e-commerce tinham um custo médio por clique de US$ 0,49 no Facebook. Você também tem o controle completo sobre o seu lance máximo, orçamento por dia e orçamento total para a sua campanha.

É possível começar a testar anúncios com o menor orçamento diário possível para medir o tipo de envolvimento que você começa antes de investir agressivamente em publicidade no Facebook Ads.

Vale deixar claro que qualquer usuário do Facebook pode criar um anúncio nessa ferramenta, desde que possua uma fanpage, ou seja, uma página corporativa, que pode ser criada gratuitamente por qualquer pessoa ou empresa.

Para aumentar a capacidade dos anúncios de gerar resultados, o Facebook usa uma regra intitulada 80/20. Segundo ela, para que o anúncio seja aprovado pela rede social, ele não pode possuir mais do que 20% de texto. Isso significa que a maior parte do material será composta por imagens.

Facebook Ads: Foco no público alvo

A segmentação de público é feita a partir de critérios demográficos, interesses, gostos, hábitos e todo um conjunto de informação que os utilizadores já fornecem voluntariamente à rede social, permitindo-se assim ter um retrato muito detalhado de quem são e daquilo que os move e do que gostam efetivamente.

Assim cabe à sua empresa saber identificar quem é verdadeiramente o público alvo do seu e-commerce. Depois, basta configurar as campanhas de Facebook Ads para coincidirem com todos esses dados que sabemos sobre os nossos potenciais consumidores para uma segmentação precisa e altamente dirigida para aqueles que provavelmente estarão mais interessados nos seus produtos e serviços, levando a campanhas muito eficazes.

Mais recentemente, o Facebook lançou novas possibilidades de segmentação que vieram permitir campanhas ainda mais afinadas e eficientes. Atualmente, é possível criar e segmentar para públicos personalizados, onde destacamos 3 tipos principais:

  • A partir de uma Base de Dados de emails que o cliente já tenha.
  • Pessoas semelhantes àquelas que já curtem a página.
  • Pessoas que visitaram ou fizeram uma ação no seu Site. (Remarketing)
Não deixe de ler: Batalha de gigantes: Google Ads x Facebook Ads

Objetivos delimitados do Facebook Ads

Os anúncios do Facebook têm diferentes propósitos e custos. Alguns são feitos para conseguir mais curtidas para a página, outros são bons para engajar a sua audiência já estabelecida ou servem para transferir a navegação para o seu website.

CPM: Custo por mil impressões

Nessa modalidade, sua publicação aparece no feed de notícias do público segmentado com o propósito de gerar engajamento, seja por curtidas, comentários ou compartilhamentos.

Entre as opções de anúncios, o CPM é o de menor custo e serve como uma espécie de vitrine tester para medir o potencial de compra de certo produto, além de possibilitar um compartilhamento orgânico gratuito, pois uma vez que um usuário compartilha seu post patrocinado, seus contatos também verão e poderão engajar com a marca. Por outro lado, tem baixo potencial de conversão, não dando muitas possibilidades de remarketing.

CPC: Custo por clique

Na modalidade CPC, além da publicação da sua página, é embutido um botão CTA (call-to-action) com direcionamento para seu website. Tem um potencial de conversão maior que o CPM e um custo moderado, além da opção de remarketing caso seu website tenha o pixel do facebook. Em comparação com o CPM, a otimização do anúncio CPC é mais lenta, demorando alguns dias para ter resultados.

CPA: Custo por aquisição

O CPC é para as empresas que já tem uma base clientes engajados e uma certa interação pelo facebook. O produto aparece em destaque no feed de notícias do usuário já com o botão de compra. É o botão de retargeting, para um usuário que já foi exposto e tem a maior propensão a comprar o que é, afinal de contas, seu objetivo maior. Entre as três modalidades é a mais cara, além de precisar de uma base de engajamento para ser efetiva.

Conteúdo exclusivo: Google Ads: veja o que mudou!

Como definir seu orçamento para anunciar no Facebook

Facebook Stories Ads: conheça o recurso para anúncios em stories

É bom ter em mente quanto você quer gastar com uma campanha e quais são as pessoas que devem ser atingidas pelo anúncio. Assim que sua peça estiver pronta, é necessário dimensionar a verba a ser utilizada nesta campanha.

O tempo de exposição e o tamanho do público a ser atingido são alguns fatores que irão encarecer a sua publicidade, por isso fique de olho nesses números.

Não é necessário investir um orçamento mínimo, você pode escolher entre dois tipos de pagamento: Pagar por Impressões (CMP) ou Pagar por Cliques (CPC).

Se você escolher a opção CMP, vai pagar a cada mil vezes que alguém veja o seu anúncio, mesmo que o anúncio não tenha nenhum clic ou ação. De fato, esta é uma boa opção quando o objetivo é aumentar a visibilidade da marca.

Por outro lado, se você escolher CPC, vai pagar somente por cada clique dado no anúncio, o que garante que um usuário não só viu como também clicou no mesmo. Embora seja um pouco mais caro e ‘menos massivo’,fornece estatísticas mais precisas, assim como ajusta seu orçamento de forma mais eficaz, portanto, é uma excelente escolha para pequenas e médias empresas que estão apenas começando.

Além disso, também existe a opção alcance único diário para que o seu anúncio seja mostrado somente um vez ao dia a um mesmo usuário. Não é o mais recomendado para públicos de pequenas proporções ou para anúncios localizados na lateral direita do Facebook.

Não dá mais para ficar de fora das novas maneiras de anunciar na internet, sobretudo neste momento diante da novidade do facebook stories. Renegar o Facebook ou utilizá-lo apenas para lazer é um tiro no pé de qualquer negócio, por isso é bom ter em mente que a visualização de marcas na rede só cresce e as facilidades para criar anúncio também estão em franca expansão.

Como vão funcionar os Facebook Stories Ads

Caso você faça parte de um dos 400 milhões de usuários diários dos stories do Instagram, já deve sabe como são os anúncios no formato. O Facebook Stories Ads se propõe a corresponder ao mesmo formato do Instagram.

Por outro lado, caso você seja parte dos que não estão entre essas pessoas, pense algo como anúncios em vídeos de tempo curto, no máximo 15 segundos de duração, e neles imagens de 5 quantidades e carrossel de fotos que totalizam 45 segundos. É promissor essas funcionalidades, não é mesmo? Agora imagine a possibilidade de ter autonomia para poder redirecionar seu negócio para o alcance de um público ainda maior, e poder contar também com integração com stories do Messenger, que agrega hoje 70 milhões de usuários, e com o status do Whatsapp, com 450 milhões. Genial, concorda?

Facebook Stories Ads: conheça o recurso para anúncios em stories

Ficou animado, como nós, com a novidade dos anúncios em stories do Facebook?

Continue nos acompanhando e receba mais novidades!

Até a próxima! :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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